000 …e o mar rachou Benagil - quilometrosquecontam

…e o mar rachou Benagil

1 Julho | 2015 | Goodyear

A praia de Benagil, um dos destinos mais belos de Portugal, é um daqueles locais que devem ser vistos pelo menos uma vez na vida

Não surpreende ninguém se falarmos na praia de Benagil como um dos destinos mais belos de Portugal. É um daqueles locais que devem ser vistos pelo menos uma vez na vida, carregados de boas vibrações que fazem com que seja um nome a riscar rapidamente da nossa lista de “pendentes”.

A massificação turística dissuade-nos muitas vezes da visita a locais que não deviam merecer qualquer hesitação. É o caso desta afamada praia. Fica em Lagoa, no Algarve, no fundo de um vale inclinado que morre no mar, e dedica-se historicamente à pesca (como ainda revelam os muitos barcos ancorados na proximidade). O visitante é recebido com uma sinfonia de ondas, vento e luz, comum a outras partes do Algarve mas que aqui atinge a perfeição.

O areal curto entre rochedos não lhe dá destaque, mas as grutas que o mar esculpiu com a paciência dos milénios cativam o coração do visitante, enfeitiçado pelo sol que atravessa os buracos do tecto e revela cores cintilantes na areia molhada.

A visita às grutas é possível através de várias empresas que oferecem ali multidão de passeios de barco. Desta posição privilegiada, podemos descobrir a beleza dos algares abertos na rocha ocre, que escondem ainda mais um tesouro: os concheiros, fósseis marinhos de criaturas há muito extintas, numa idade em que o mar chegava mais ao interior. Isto é a praia de Benagil, um tesouro natural onde o lazer de hoje se junta à sabedoria do passado sob o sol doce do Algarve.

 

Praia Benagil - Quilometros que contam

A EN 125, virando para sul a cerca de 5,5 km da costa, é a via preferencial para chegarmos até ao estacionamento que nos permite guardar o carro a pouca distância da praia, sendo recomendável fazermos cedo o deslocamento de modo a estacionar comodamente.

Se não quisermos cingir a nossa visita a torrarmos na areia, o algar de Benagil é um ponto que merece a pena ser conhecido. Uma gruta roída devagar pela natureza, à qual somente podemos chegar pelo mar. As opções para a visita são três: o barco (que sai da praia e inclui um passeio de uma hora mas que, por vezes, não permite descer da embarcação), o caiaque (aluguer de uma hora) ou até mesmo a nado. Esta última opção só é recomendável a quem já conheça o local, pois não é a primeira vez que turistas ficam isolados pelas marés na gruta, tendo de ser resgatados.

A praia de Benagil tem um charme ímpar entre os areais do nosso país. Relaxante e muito bonita, é o destino ideal para um casal de férias ou para desfrutar em família ou com amigos. Se visitar este local onde os barcos dos marinheiros se recortam contra um mar como aspirações a escultor, onde o vento nos segreda ainda as velhas histórias dos concheiros, decerto que concordará connosco.

Good Year Kilometros que cuentan