Comer bem é no Porto, segundo a Eater

27 Fevereiro | 2020 | Goodyear

O site gastronómico Eater elege a cidade do Porto como destino de comes e bebes a não perder em 2020

O Porto tem vindo, nos últimos anos, a ver-se incluído nos mais variados roteiros internacionais de viagens, mostrando o sucesso turístico de uma cidade que não ficou à sombra de Lisboa. A última distinção vem da revista online de gastronomia Eater, que escolheu a Invicta para a sua lista de destinos gastronómicos para 2020, ao lado de mais 18 locais por esse mundo fora.

O portal sediado nos Estados Unidos junta à eleição um guia onde apresenta a sua seleção de 34 restaurantes que ninguém pode perder no Porto, ao mesmo tempo que destaca a atração que a cidade está a ter nos mais importantes Chefs, reinterpretando a gastronomia tradicional portuguesa.

“Com a comida portuguesa em ascensão em todo o mundo, Portugal nunca recebeu tantos viajantes (especialmente americanos) dispostos a devorar tudo o que este pequeno país tem a oferecer”, escreve a Eater, admitindo que “a maioria começa e termina a sua aventura portuguesa com Lisboa, voltando para casa sem provar a cobiçada cozinha do Porto”.  Segundo a publicação, “os chefs locais cozinham pratos tradicionais com um refinamento recém-descoberto, dando um novo e leve formato a receitas que há décadas são consideradas muito pesadas.” 

“Agora, empresários de restauração de todo o mundo estabeleceram-se na cidade – atraídos pela sua atmosfera nostálgica e beleza de tirar o fôlego – para abrir novos cafés, confeitarias, pizzarias e outros conceitos que apostam na qualidade. Mas, nesta cidade pequena, são as tascas tradicionais que oferecem refeições a 10 euros que surpreendem a cada passo”, lê-se no elogioso perfil escrito pela Eater.

Onde comer

Entre marisqueiras, cervejarias que servem petiscos e tascas de bairro, encontrar uma boa refeição no Porto  não poderia ser mais fácil, escreve a Eater na sua apresentação dos 34 restaurantes eleitos. “A parte difícil é decidir onde ir primeiro”, acrescenta.

Entre os espaços seleccionados pelo site norte-americano estão, naturalmente, restaurantes distinguidos com estrelas Michelin, como a Casa de Chá da Boa Nova e o The Yeatman. Mas também cabem na lista restaurantes mais tradicionais, como a Taberna dos Mercadores, O Buraco, A Cozinha do Manel ou a Tasquinha Zé Povinho, cervejarias como o Gaveto ou a Gazela. 

A cozinha internacional está presente com o Namban Oporto Kitchen Café, a pizzaria Antonio Mezzero ou o japonês Shiko. E há ainda espaço para as francesinhas da Cufra, a sandes de pernil d’A Casa Guedes ou os vinhos da Enoteca 17.56, em Vila Nova de Gaia. Na lista da Eater cabem ainda os bares The Royal Cocktail Club e o Catraio.

Resta recordar as restantes 18 cidades com quem o Porto partilha esta lista de destinos gastronómicos para 2020. A saber: George Town, na Malásia; Marraquexe, em Marrocos; Malmö, na Suécia; Richmond BC, no Canadá; Gyeongju, na Coreia do Sul; Milwaukee, em Wisconsin (EUA); Akko, em Israel;  Marselha, em França; Lagos, na Nigéria; Nagoya, no Japão; Monterrey, no México; o bairro de East Village, em Nova Iorque; Pristina, no Kosovo; Cartagena, na Colômbia; Hobart, na Austrália; Oakland, na Califórnia; Cork, na Irlanda; e Santiago, no Chile.

Siga então as recomendações da Eater e parta à descoberta do melhor que o Porto tem para oferecer em comes e bebes.

Good Year Kilometros que cuentan