Ecopista do Dão, cicloturismo para família inteira

A linha do Dão deixou de ter comboios mas tem agora famílias inteiras a apreciar as delícias naturais do Caramulo e da região de Viseu. Venha connosco!

A pé ou de bicicleta, a Ecopista do Dão é um convite a partilhar a natureza em redor de Viseu. Tem cerca de 50 quilómetros mas não precisa de ser toda feita de uma vez. Tem contudo uma exelente característica que a torna perfeita para famílias: quase não tem desníveis! Escolha uma das etapas, agarre na família toda e venha conhecer uma das mais belas vias do país.

Depois de ter ligado Viseu ao resto do país via Santa Comba Dão, a linha do Dão acabou por encerrar em 1988. Já no século XX foi convertida em ecopista, a mais comprida do país, e nasceu assim uma excelente desculpa para visitar a região. O início do percurso é marcado em Santa Comba Dão, no ponto de encontro entre o Pavia e o Dão. Daí seguimos para Norte com destino a Viseu, quase no centro da cidade. Se não tiver bicicleta, comece na Quinta da Abelenda, onde poderá alugar uma entre os 10 e os 20€ por dia. Se quiser pode deixar o carro aqui, pois está disponível também um serviço de taxi-bus. Para as crianças é uma boa introdução ao ciclismo: a ausência de grandes desníveis torna o percurso acessível a todos. E, feito no sentido sul-norte, é quase sempre a descer. Não podia ser mais simples!

Ecopista do Dão, cicloturismo para família inteira

Do espelho da Aguieira ao vinho do Dão

Esta via atravessa os concelhos de Viseu, Tondela e Santa Comba Dão e está organizada em diferentes percursos, de dificuldade diversa. Cada uma das etapas tem os seus aliciantes e, tanto para os mais pequenos da família como para os pais, há bastantes propostas.

Entre Tonda e Santa Comba Dão, passando por Treixedo, visitamos a Barragem da Aguieira e a ponte do Granjal. Os pais podem aproveitar para visitar o Paço dos Cunhas de Santar para uma prova de vinho do Dão. Com tempo, deixe-se ficar para o almoço, e apreciar os pratos regionais. Se fizer a etapa até Tondelinha irá cruzar-se com antigas estações e apeadeiros e uma locomotiva antiga em Torredeita. Daqui até Viseu entramos num misto de espaço urbano e rural, que começam a sobrepor-se e mostram-nos a alma da região. Na zona sul da ecopista, a região é rica em património histórico e folclórico. Da Aldeia da Pena à Mata da Pernoita, passando pelos Museus Municipais, restam ainda muitos vestígios de tradições.

Prosseguindo para norte, chegamos a Parada de Gonta onde, a estação foi convertida em café. Aqui perto fica ainda a Cava do Viriato, um acampamento romano do século II. Em Tondela vai passar no belo vale do Rio Dinha enquadrado na paisagem do Caramulo. Se fizer um desvio da ecopista, recomenda-se a passagem por Cabanas do Viriato, Nelas ou Mangualde. Vai encontrar uma paisagem muito diversificada, com campos de cultivo e exploração de madeira intercalados com pequenas aldeias. Ao longe, além do Caramulo, espreita por vezes também a Serra da Estrela.

O Caramulo aqui ao pé

E, como é presença constante nesta visita, o melhor é mesmo subir ao Caramulo. Visite a romântica vila, dirija-se ao Caramulinho e delicie-se com o ar puro. A paisagem é feita de verde e blocos de granito mas tem ainda praias fluviais para a descontração no verão. Recomenda-se a de São João do Monte.

Regressados a Santa Comba Dão, fazemos um desvio para a margem do Vouga. A antiga linha vai junto ao Rio Vouga, cruzando-o na ponte de Poço de Santiago. Segue para o centro de Oliveira de Frades em direção a Vouzela, onde vai passar sobre a imponente ponte Romana. Atravessamos depois diversos túneis e passamos pela antiga estação de Bodiosa antes de entrar em Viseu. As vistas são magníficas, a zona norte é abundante em sobreiros, castanheiros e carvalhos, e encontramos também campos de cultivo e vinhas. Já a sul destacam-se os enormes medronheiros.

Se procura uma atividade de natureza para meter a família inteira a fazer desporto, esta é uma proposta perfeita. Raramente a atividade física consegue ser tão relaxante como na ciclovia do Dão. Boas pedaladas!