Moinhos: um fim-de-semana num edifício reconvertido

Fim-de-semana em moinhos. Por todo o país, vários destes edifícios foram reconvertidos. Eis alguns e o que é possível fazer em cada um.

Fim-de-semana num moinho. Por todo o país, vários destes edifícios foram reconvertidos. Tornaram-se unidades de turismo, habitualmente rural, de grande qualidade. Tome nota de alguns exemplos e do que pode fazer em cada um deles.

Tipicamente, pelo menos o autor deste artigo, associa a palavra moinho a moinho de vento. Mas há muito mais que estes. Há moinhos de vento, de marés, de rodízio. E, apesar de muitos, seja de tipo for, estarem abandonados e mesmo em ruínas, outros há que foram alvo de remodelação para se tornarem no que são hoje: uma forma diferente de fazer turismo, normalmente rural. São hotéis e refúgios, ideias para as chamadas escapadelas de fim-de-semana.

Tome nota destes cinco exemplos que a Goodyear identificou para si para ficar alojado em várias zonas do país

Moinhos da praia de Apúlia, em Esposende

Eram moinhos de vento e arrecadações de xisto. Hoje muitos foram reabilitados e são agora habitações de férias, mesmo em cima das dunas, com uma fantástica vista. são locais de turismo, junto à praia de Apúlia, em Esposende. Tal como a própria praia, hoje vocacionada para o turismo, quem por aqui passa tem mudado ao longos dos séculos. Por Apúlia passaram romanos, que ali carregavam mercadorias, e era também uma região habitada na época medieval, atestando a importância agrícola do local. Um dia “fazer praia” entrou nos hábitos quotidianos e de todas as localidades próximas (Barcelos, Braga, Famalicão ou Porto) chegavam pessoas em busca de iodo e de alguma tranquilidade. Para comer, opte pelo restaurante Dona Quinta (aberto 24 horas) ou, para uma refeição ligeira, pela Pastelaria Morena.

Moinhos de São Filipe, em Setúbal

Ficam a apenas dois quilómetros e meio do centro de Setúbal. A menos de dez minutos da praia, com vista sobre o Oceano e o Rio Sado. Dentro do Parque Natural da Arrábida, os Moinhos de São Filipe podem bem ser o ponto de partida para percursos pedestres e de cicloturismo. Os moinhos estão integrados na Quinta dos Moinhos onde há também um biblioteca e serviços de massagens.

Moinhos do Paneiro, Carocha, Costa Vicentina

Um pouco mais para sul, já no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e a Costa Vicentina vai encontrar os Moinhos do Paneiro. Fazem parte da Rota Vicentina e são a única paragem entre Santiago do Cacém e o Cercal do Alentejo. Aqui existem dois dos melhores moinhos para dormir em Portugal. Por dentro e por fora, afinal, estão integrados naquele Parque Natural.

Moinho da Camila, Azenha Velha

Na região centro, em Azenha Velha fica o Moinho da Camila. Esta original casa de férias tem um terraço, e dispõe de acomodações com um pátio. A casa de férias tem um quarto que irá partilhar com os engenhos de madeira que foram integrados na decoração, uma kitchenette totalmente equipada, uma área de refeições e uma televisão de ecrã plano.

Cada uma destas divisões fica num piso diferente, e em todos eles há janelas para se deleitar com a vista. Lisboa fica a 47 quilómetros da casa de férias e Sintra enquanto Sintra está a 32 km. O aeroporto mais próximo é o Humberto Delgado, em Lisboa. Segundo visitantes, provavelmente da região de Lisboa, é uma casa de férias suficientemente longe dos centros urbanos de Lisboa e Sintra para ser tranquila. Mas suficientemente perto para se chegar rapidamente. A casa combina privacidade, conforto e uma paisagem maravilhosa.

Herdade do Moinho, Santiago do Cacém

Também na Herdade do Moinho, em Santiago do Cacém, o mecanismo original do moinho está integrado na decoração. No segundo piso, com o mecanismo, onde esta o referido moinho, fica a sala de estar com um sofá, uma pequena área de jantar, uma cama de casal e uma televisão. A vista, é singular e desafogada. No exterior fica uma piscina biológica. Nas imediações, Santiago do Cacém (a cinco quilómetros) e a cerca de 19 km está a Lagoa de Santo André.

Durante a sua estadia na Herdade do Moinho da Campa poderá usufruir de dois ambientes distintos – campo e praia, como refere o site oficial da casa-moinho. Pode ficar tranquilamente junto à piscina, ir usufruir da brisa marítima da Costa Vicentina e muito mais.

Esta é apenas uma pequena amostra dos muitos moinhos de vento recuperados onde pode atualmente fazer uma escapadela. Aproveite!