Corridas em Portugal: 7 fins de semana para acelerar em 2018

Os fãs têm muitos motivos para escapadelas automobilísticas em 2018. Conheça as Corridas em Portugal que justificam uma saída de fim de semana.

É fã do desporto automóvel ou do motociclismo? Comece já a preparar as suas escapadelas de 2018 com o calendário das provas internacionais que passam por cá. Sejam em todo-o-terreno ou no meio de cidades históricas, há corridas em Portugal para agradar a todos apreciadores do desporto. Destacamos 7 que são também belíssimas desculpas para um fim de semana fora de casa, em alguns dos mais belos cenários portugueses. Escolha a sua modalidade e venha connosco numa escapadela “racer”.

Mundial de Motocross – Águeda – 14 e 15 de Abril

O que está em disputa? Depois de Portugal voltar ao palco maior do motocross mundial, o MXGP regressa a Águeda em 2018. A prova portuguesa será a quinta do campeonato para as classes MXGP e MX2, e estarão também em competição as concorrentes do mundial feminino e os pilotos do Europeu MX 300.
O que fazer para além das corridas? Águeda é terra onde a mesa se serve farta. Há leitão, pastéis, vinhos e espumantes na região. A Pateira é uma zona húmida de grande beleza, e um dos ex-libris do concelho.

Rally de Portugal – Vários locais – 17 a 20 de Maio

O que se disputa? É a sexta prova do campeonato Mundial de Rallies e um evento histórico para o automobilismo nacional. Passarão pelas estradas portuguesas os carros do WRC, WRC2, WRC3 e JWRC.
O que fazer para além das corridas? Com visitas marcadas a Lousada, Viana do Castelo, Ponte de Lima ou Caminha, as opções ao dispor de um fã que acompanhe o rally são imensas. A prova está sediada a norte do país e tem cenários fantásticos. Se só poder ver uma das passagens, aconselha-se o troço de Fafe e o Salto do Pereira.

Taça Mundial de Carros de Turismo – Vila Real – 23 e 24 de Junho

O que se disputa? É o primeiro ano do novo campeonato que junta os antigos WTCC e TCR. A prova de Vila Real consistirá em três corridas durante 2 dias, com uma série de eventos complementares durante o fim de semana.
O que fazer para além das corridas? Experimentar as vistas e os sabores da Casa de Mateus, a paisagem do Alto Tâmega ou penetrar no Marão de jipe.

Caramulo Motor Festival – Rampa do Caramulo – 14 e 15 de Julho

O que se disputa? Evento não competitivo. A bonita serra do Caramulo é o cenário para o MotorFestival. Tem uma feira, uma prova de clássicos na Rampa, rally, exposições e concentrações de diversos grupos.
O que fazer para além das corridas? A visita ao Museu de Automóvel do Caramulo é obrigatória. Arranje também tempo para incluir um passeio a uma das muitas adegas, produtores ou quintas para uma prova. Recomendamos o Solar do Vinho do Dão, na Mata do Fontelo, e o Museu Grão Vasco.

Baja TT – Idanha-a-Nova – 7 e 8 de Setembro

O que se disputa? A Taça Mundial de Bajas da FIM, o campeonato europeu e o Troféu Polaris, entre outras disciplinas, em 2 e 4 rodas.
O que fazer para além das corridas? Aproveitar a presença na zona de Idanha para dar um salto até Monsanto. A região faz ainda parte do paisagem protegida do Geopark NaturTejo e convida a passeios na natureza.

European Le Mans Series – Portimão – 27 e 28 de Outubro

O que se disputa? É a prova final das European Le Mans Series, uma data onde é comum decidir-se o campeonato. Além dos protótipos e GTs do campeonato, juntam-se à festa provas de clássicos, demonstrações e outro doces para os fãs do automobilismo.
O que fazer para além das corridas? O Autódromo do Algarve é uma visita obrigatória para os fãs da velocidade. Tem cursos de condução (indisponíveis durante este fim de semana) e pistas de kart, por isso reserve agenda para regressar. Há ainda passeios todo-o-terreno, mergulho, saltos de paraquedas e toda a gastronomia algarvia.

Taça do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno – Portalegre – 25 a 27 de outubro

O que se disputa? Esta é principal competição de Todo-o-terreno mundial e resulta da fusão da Taça do Mundo de Ralis Todo-o-Terreno com a Taça do Mundo da FIA de Bajas.
O que fazer para além das corridas? Acompanhe a estada em terras alentejanas com um vinho regional. A saltitar entre as aldeias da região, aproveite para conhecer a sua História. Finalmente, com tempo, a Serra de São Mamede é uma delícia para a vista e para a alma.