Dia do Pai: surpreenda com uma escapadela à sua medida

5 ideias e muitas alternativas para uma escapadela no Dia do Pai. Temos sugestões para diferentes perfis de pais. Dos mais radicais aos mais tranquilos.

Os pais são todos diferentes, mas têm algo em comum: em geral gostam de ser recordados no Dia do Pai, que se celebra, como habitualmente, a 19 de março, este ano uma terça-feira. Porque não surpreendê-lo com uma escapadela especial, a pensar apenas nele.

O seu pai anda cansado? É apreciador de gastronomia? Precisa de descarregar energia? Para estes e outros pais, tome nota de cinco sugestões de escapadelas para o dia do Pai. É certo que será provavelmente antes ou depois. Mas, tal como o Natal, o dia do Pai pode ser quando os filhos quiserem.

Para o pai que gosta de caminhar

As 5 florestas mais espetaculares de Portugal

As caminhadas são para muitos a maneira ideal para descansar. Andar no meio da natureza é um descanso. O Gerês é um dos locais mais bonitos do país para o fazer. Os trilhos e a beleza naturais são indiscutíveis. Com a primavera a aproximar-se os cursos de água estarão ainda mais vivos. E com os dias a crescer, a vida selvagem dá um ar da sua graça. Afinal, o Parque Natural Peneda-Gerês inclui uma das mais belas florestas de Portugal, com os seus lagos e cascatas nos locais mais surpreendentes. A parte transmontana do parque é igualmente espetacular. E também poderá dar uma perninha a Espanha. Entre na Galiza pela fronteira em Tourém e continue a maravilhar-se.

Para o pai que gosta de gastronomia

Se, em sua casa, o pai é apreciador de um bom vinho e da gastronomia nacionais, a opção é uma escapadela em torno de uma boa mesa. Em Viana do Castelo, por exemplo, a estrela é o bacalhau. Este ano o fim-de-semana gastronómico ocorre um pouco mais tarde que no ano anterior. Entre 12 e 14 de abril, participe neste evento organizado pela Câmara Municipal e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal. A programação é animada e variada e o principal prato: Bacalhau à Viana, servido nos restaurantes aderentes a esta iniciativa. Pataniscas de bacalhau e torta de Viana são outras alternativas.

Em Vila Franca, março é o mês do sável. Esta marca registada da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, é uma oportunidade para acolher milhares de visitantes. Participam este ano 26 restaurante de todo o concelho, sendo ainda promovido um vasto programa de roteiros culturais e turísticos. Haverá também uma prova comentada dos vinhos de produção municipal, “Encostas de Xira”.

Aproveite para espreitar as nossas sugestões de destinos gastronómicos em Portugal que atualizamos semanalmente.

Para o pai que gosta de conduzir

Baixo Alentejo: onde é sempre primavera

Para muitos de nós, o prazer da condução é bem real e só precisa do cenário certo para ser vivido. Gostamos de percorrer quilómetro atrás de quilómetro, sempre em busca da próxima paisagem memorável ou cenário único. Para os pais que preenchem este requisito, a promessa de uma viagem através de terras e gentes genuínas é tudo o que basta para despertar a vontade de voltar à estrada. Para eles, e para as suas famílias, as estradas de Portugal ainda guardam muitas surpresas.

Seja um belo passeio pelo Baixo Alentejo, uma longa viagem pela Estrada Nacional 1 ou pela Estrada Nacional 2, a nossa “Route 66”. Outras opções são a N222 na região do Douro ou a ER 101 na ilha da Madeira.

Tudo boas opções para uns belos passeios para conhecer a fundo o país e praticar aqueles jogos de estrada que tanto gostamos.

Para o pai que precisa mesmo descansar

Balneários portugueses

Ainda faltam algum tempo para as férias de verão, mas o patriarca já começa a dar evidentes sinais de cansaço. Se acha que o pai precisa de algum tempo só para ele, é altura de o mandar passar uns dias a descontrair, sem pesos na consciência. As termas e sanatórios do passado são agora spas e centros de relax, com propostas que vão desde a simples sauna às “terapias alternativas”. E, porque não, uma piscina por perto? Interior, porque o tempo ainda está instável. Conheça alguma das nossas sugestões de Spa e locais tranquilos para descansar.

Veja também estas sugestões. São de outono, mas tão agradáveis que não resistimos a partilhar novamente. Veja por exemplo o passeio que recomendamos junto ao Rio Sabor. Aqui o rio selvagem deu lugar a lagos. Ainda pouco conhecidos, são ideais para o turismo de natureza e para quem gosta de sabores tradicionais.

Para o pai que é radical

Não uma, mas cinco opções de viagens de balão em Portugal

Quando o espírito irrequieto é característica de família e começa logo pelos pais, o melhor é assumir! Se a ideia for proporcionar um fim de semana ativo e divertido, as sugestões abundam. Depois do inverno, a Tirolesa sobre o Guadiana irá reabrir a 17 de abril. Marque já na agenda.

Se a família for numerosa ou levar amigos, uma tarde paint ball é também uma sugestão divertida. Canoagem, cannyoning, escalada ou rapel são outras possibilidades. Em quatro rodas, com mais ou menos adrenalina conforme os programas, há passeios de todo-o-terreno por todo o país. Do Gerês ao Algarve, há imensos programas, ao gosto de cada um, à escolha. Porque não um passeio de balão? Ou um salto de paraquedas?

Celebre o dia do Pai com um programa adequado ao seu. Surpreenda-o com uma escapadela especial, pensada para ele.