Dia do Pai: surpreenda com uma escapadela à sua medida

5 ideias e muitas sugestões para uma escapadela no Dia do Pai. Desde o pai stressado ao pai com energia para dar e vender, temos conselhos para todos.

Não há dois pais iguais, mas algo é comum a todos: todos gostam de ser recordados no Dia do Pai. Este ano, a nossa sugestão é que o surpreenda com uma escapadela especial, pensada só para ele. Ele anda cansado? É um gastrónomo incorrigível? Precisa de “libertar vapor”? Para esses patriarcas, e muito mais, conheça as nossas 5 sugestões para Escapadelas no Dia do Pai.

Para o pai caminhante…

Se a ideia de descanso aí em casa passa por longas caminhadas na natureza, há um pai que adora o Gerês. É a região em Portugal no topo da lista quando o tema são trilhos e belezas naturais indiscutíveis. Agora que a primavera começa a despertar chega uma altura muito especial. Os cursos de água da serra estão ainda mais vivos e, com os dias a crescer, a vida selvagem torna-se mais visível. Visite, mesmo que ainda não seja altura de mergulhos, os lagos e cascatas da Peneda-Gerês. Menos conhecida, a parte transmontana do parque é igualmente fulgurante. Experimente entrar na Galiza pela fronteira em Tourém e deixe-se surpreender.

Dia do Pai

Para o pai que gosta da mesa…

Se, aí em casa, o pai da família é apreciador do bom vinho e gastronomia nacionais, impõe-se uma escapadela especial. Felizmente, no fim de semana de 23 a 25 de Março tem bastante oferta nesse campo. Em Viana do Castelo, o Fim-de-semana Gastronómico vai andar à volta do Bacalhau, com direito a pataniscas e o fiel amigo feito à moda da terra. Vila Franca vive o Mês do Sável, com 27 restaurantes a participar e sessões de show cooking. Em Esposende, Março é dedicado à arte e mestria dos chefes de cozinha locais com os Sabores do Mar. Para os apreciadores de doces, em Paderne, Albufeira, ocorre a Feira do Folar, enquanto Felgueiras dedica-se ao Pão de Ló. Se quiser fugir às as multidões das feiras e festivais, espreite ainda as nossas sugestões de destinos gastronómicos em Portugal.

Dia do Pai

Para o pai que gosta de devorar quilómetros…

Para muitos de nós, o prazer da condução é bem real e só precisa do cenário certo para ser vivido. Gostamos de percorrer quilómetro atrás de quilómetro, sempre em busca da próxima paisagem memorável ou cenário único. Para esses pais, a promessa de uma viagem através de terras e gentes genuínas é tudo o que basta para despertar a vontade de voltar à estrada. Para eles, e para as suas famílias, as estradas de Portugal ainda guardam muitas surpresas. Seja a travessia do Alentejo em busca das fortalezas da raia… Fazer a Estrada Nacional 1, escolher demorar o dobro do tempo, mas parar em todas as terras pelo caminho… Apaixonar-se pelo Douro e fazer a N222 repetidas vezes, em ambos os sentidos… Mas, desta vez, a nossa recomendação vai para o Vale do Côa: O rio lança-se encosta abaixo no Sabugal e, mesmo em ritmo lânguido, termina de forma épica em Vila Nova. Segue em paralelo à fronteira e aproxima-se de povoações como Almeida, tornando-se parte da História da região e do país.

Dia do Pai

Para o pai que anda stressado…

Ainda falta muito para as férias de verão mas o patriarca da família dá evidentes sinais de cansaço? Está a precisar de um tempo só para ele. Antigamente, um homem sofria estas agruras silenciosamente, engolía as mágoas e prosseguía no sacrifício. Hoje, felizmente, o prazer da descontração e do dolce far niente deixou de ser um guilty pleasure. O corpo, o seu bem-estar e os resultados que isso traz na redução do nível de stress são preocupações que tocam hoje também no género masculino. As termas e sanatórios do passado são agora spas e centros de relax, com propostas que vão desde a simples sauna às “terapias alternativas”. Encontra-os um pouco por todo o país (conheça alguns no nosso guia), mas o nosso destaque mais recente fica em Oliveira do Hospital. O Aquavillage é um spa de luxo, nas margens do Rio Alva, com harmoniosas estruturas em formas de gota de água e massagens na copa das árvores.

Dia do Pai

Para o pai radical…

Quando o espírito irrequieto é característica de família e começa logo pelos pais, o melhor é assumir! Se a ideia for proporcionar um fim de semana activo e divertido, as sugestões abundam. Depois do inverno, a Tirolesa sobre o Guadiana reabre no dia 23 de Março. Depois de passar a fronteira vai ganhar uma hora de vida, uma vantagem para pais que começam a sentir-se velhos. Se a família for extensa ou levar amigos, uma tarde de paint ball é também uma sugestão divertida. Canoagem, cannyoning, escalada ou rapel são outras possibilidades. Em quatro rodas, com mais ou menos adrenalina conforme os programas, há passeios de todo-o-terreno por todo o país. Do Gerês ao Algarve, há um enorme leque de programas à escolha.