Dia do Pai: surpreenda com uma escapadela à sua medida

13 Março | 2020 | Goodyear

5 ideias e muitas sugestões para uma escapadela no Dia do Pai. Desde o pai stressado ao pai com energia para dar e vender, temos conselhos para todos

Não há dois pais iguais, mas algo é comum a todos: todos gostam de ser recordados no Dia do Pai. Este ano, a nossa sugestão é que o surpreenda com uma escapadela especial, pensada só para ele. Ele anda cansado? É um gastrónomo incorrigível? Precisa de “libertar vapor”? Para esses patriarcas, e muito mais, conheça as nossas 5 sugestões para Escapadelas no Dia do Pai.

Para o pai amante da natureza

Há famílias que não conseguem deixar passar um fim-de-semana sem uma boa caminhada pela natureza. Agora que o frio do inverno começa a ficar para trás e o tempo convida ao passeio, há muitos e bons locais em Portugal para caminhar longamente. Como os Caminhos do Xisto, uma série de percursos para todos os gostos que possibilitam ao pedestrianista que existe em você desfrutar da envolvente paisagística e arquitetónica das Aldeias do Xisto.

Numa zona que se estende entre os distritos de Coimbra e Castelo Branco, entre serras brutas e águas que correm livres, há vários trilhos por onde escolher. Como o Caminho do Xisto da Lousã – Rota das Aldeias do Xisto da Lousã, num percurso de 6 km que liga o Castelo da Lousã e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade ao Talasnal e ao Casal Novo, duas das mais bonitas e emblemáticas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã. 

Para o pai amante da boa mesa

Se há pais que gostam do exercício físico e das longas caminhadas ao ar livre, há também aqueles para quem um bom programa e fim-de-semana faz-se sentado à mesa, a aproveitar o que de melhor tem a gastronomia do nosso país.

Algumas sugestões. No fim-de-semana a seguir ao dia do pai, marcado este ano para 19 de março, vale a pena dar um salto até Cantanhede para a segunda mostra gastronómica local, onde a chanfana e a lampantana são as iguarias a provar, regadas com vinho da região. E, já que estamos em março, que tal um salto até à ribatejana Salvaterra de Magos, onde decorre o Mês da Enguia, cuja 24ª edição conta com duas dezenas de restaurantes que vão confecionar a enguia desde as apreciadas formas mais tradicionais como a caldeirada, ensopado ou fritas com arroz de feijão, até às mais diversificadas inovações. Se quiser fugir às as multidões das feiras e festivais, espreite ainda as nossas sugestões de destinos gastronómicos em Portugal.

Para o pai devorador de quilómetros

Estrada Nacional 2

Para muitos pais, o prazer da condução é bem real e só precisa do cenário certo para ser vivido. Gostam de percorrer quilómetro atrás de quilómetro, sempre em busca da próxima paisagem memorável ou cenário único. Para esses pais, a promessa de uma viagem através de terras e gentes genuínas é tudo o que basta para despertar a vontade de voltar à estrada. 

Como a Estrada Nacional 2, que rasga Portugal de norte a sul. Uma rota para quem tem uns dias de férias guardados, já que o fim-de-semana é curto para percorrer e aproveitar os 738,5 quilómetros de comprimento, que atravessam onze rios, onze cidades e onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro).

E se é verdade que já ouviu falar da N222, a tal que foi eleita há uns anos como a melhor estrada do mundo, será que já a percorreu de facto? Senão, eis uma bela oportunidade. Em pleno Vale do Douro, entre o Peso da Régua e o Pinhão ficam 27 quilómetros e 93 curvas que a ciência diz serem perfeitas para conduzir.  E um excelente e cénico programa para o dia do pai.

Para o pai a precisar de descanso

As férias do verão ainda estão longe, mas o corpo e a mente já anseiam por um pouco de descanso. A vida de pai não é fácil e chega uma altura em que só com repouso extremo é que as baterias são recarregadas. Aquele descanso que, por exemplo, só uma estadia numa Pousada de Portugal é capaz de proporcionar. 

Como a Pousada da Caniçada, no Gerês, situada num belíssimo chalet de montanha erguido no alto da serra entre florestas, cascatas de água translúcidas e paisagens inesquecíveis. A vista do terraço vale só por si a estadia. Imagine-se a tomar o pequeno-almoço num autêntico miradouro sobre a barragem da Caniçada, no rio Cávado, rodeada por uma paisagem absolutamente deslumbrante.

Se o seu corpo precisa de, por assim dizer, um tratamento completo, porque não uma estadia, por mais curta que seja, numas termas? Ainda vai a tempo de aproveitar a campanha das Termas de Portugal, que promove cerca de 50 estâncias termais, divididas em três rotas diferentes – Rota Histórica, Rota Natureza e Rota Charme – e vai durar até ao final do primeiro semestre de 2020.

Para o pai radical

E por fim há, claro, o pai radical, viciado em adrenalina e que não consegue passar um fim-de-semana quieto sem se aventurar numa floresta ou que anda sempre à procura do mais recente rappel. 

Como a aventura que se vive no Adventure Park, mesmo à saída de Lisboa, no Jamor, num parque de arborismo onde os participantes, das crianças aos mais velhos, são convidados a enfrentar variados obstáculos fixados em plataformas colocadas nas copas das árvores, explorar as árvores a partir de uma nova perspetiva e deslizar em linhas de slide a partir de alturas não recomendáveis para quem sofra de vertigens. Ou o Fim de Semana do Pai que proporciona o Diver Lanhoso, um dos maiores parques de aventura da Europa, no Gerês, com refeições e uma atividade de pai e filho incluídas. 

 

Good Year Kilometros que cuentan