5 escapadas rurais até hora e meia de Lisboa

26 Abril | 2019 | Goodyear

Se vive na região de Lisboa. Se quer passear e passar um fim-de-semana fora. Sentir a natureza, mas sem ir demasiado longe. Estas sugestões são para si.

Antes de partir certifique-se que tem o carro preparado para a viagem e que arrumou adequadamente a bagagem nos seus devidos locais. Verifique a pressão dos pneus, abasteça o carro e vá recuperar forças e respirar fundo. São 10 turismos rurais até hora e meia de Lisboa.

São locais paradisíacos, em que a natureza é a rainha.

Monte do Giestal

No litoral alentejano fica o Monte do Giestal. Um espaço que nasceu para proporcionar às famílias e grupos de amigos, momentos de descontração. Na envolvente, o verde do campo, o azul do céu e os aromas da terra.

Fica no concelho de Santiago do Cacém, e conta com uma extensão de mais de 71 hectares totalmente rodeada de sobreiros. A mão humana praticamente não passou pela zona. A proposta dos proprietários é que o Monte do Giestal se torne numa segunda casa não só para descansar como para conviver com familiares e amigos. A natureza, essa, está presente no seu estado mais puro.

Mais que turismo rural, os proprietários assinalam que é um espaço rural de sonho! As casas de campo apresentam uma traça tradicional da região. Em que a simplicidade do ser alentejano se combina com o conforto exigido pelos tempos modernos.

São 10 casas de campo independentes servidas por uma receção onde também se toma o pequeno-almoço buffet ou toma uma bebida no bar. O espaço inclui ainda uma sala de jogos, uma sala de estar e também uma esplanada. Acresce um Spa com serviço de massagens e ginásio. Ao ar livre, poderá optar por um mergulho nas piscina ou por uma partida de ténis no court existente para o efeito.

As crianças têm um espaço lúdico à disposição e pode também levar o seu animal de estimação consigo, pois há um canil/gatil onde os amigos de quatro patas são bem-vindos.

Herdade da Barrosinha

Junto ao rio Sado, numa das mais belas áreas de Alcácer do Sal fica a Herdade da Barrosinha. Aqui foram criadas as Casas da Barrosinha, unidades de alojamento para relaxar e usufruir da gastronomia local. Poderá desfrutar da natureza, provar os vinhos, fazer caminhadas ou mergulhar na piscina rústica, envolvida por pinheiros mansos e sobreiros.

Fica a apenas 30 minutos da Praia da Comporta, com os seus 60 quilómetros de comprimento, e a dois quilómetros do centro histórico de Alcácer do Sal. É uma agradável surpresa no Alentejo onde são combinadas, na perfeição, a natureza e a experiência de vida em ambiente rústico.

As casas foram pensadas para famílias ou casais, dispondo de um conjunto de infraestruturas para proporcionar momentos únicos no Alentejo. A Herdade fica onde anteriormente se localizavam espaços industriais e agrícolas, pelo que é possível visitar a vinha, a adega, a serração, a taberna, a plantação de arroz e a produção animal.

No próximo verão está ainda prevista a inauguração do Hotel Rural da Barrosinha onde vão existir 37 quartos que se juntam à oferta actual de seis casas inseridas num ambiente rústico e natural.

A Piscina da Herdade proporciona agradáveis momentos de lazer numa envolvência natural de pinheiros mansos e sobreiros.

Na região poderá passear a cavalo pelas dunas, por campos de arroz e pelas praias desertas da comporta. Poderá ainda fazer piqueniques na praia ou em lagos secretos.

Sublime na Comporta

Nas proximidades da proposta anterior, fica o Sublime Comporta. É também descrito como um lugar enquadrado entre pinheiros mansos, lagoas secretas, dunas selvagens e extensos arrozais. A atenção ao detalhe é grande, sendo possível respirar serenidade, genuinidade em conforto absoluto.

Este turismo em espaço rural fica a apenas uma hora de Lisboa e preta homenagem a tudo o que Portugal tem de bom, incluindo a simpatia da população alentejana. Inerente a todo o local está a sustentabilidade ambiental, parte integrante do DNA do Sublime Comporta.

O espaço está aberto desde 2014 e estende-se por 17 hectares. São 81 quartos em casas feitas de madeira, com várias tipologias e terraço que recriam as típicas cabanas da Comporta. No final do trilho a casa principal, onde são prestados vários serviços.

Casa Azimute

Junto à cidade histórica de Estremoz, fica a Casa Azimute. É um espaço que almeja fazer os hóspedes sentir-se em casa, em ambiente familiar.

A Casa Azimute fica numa colina a partir da qual é possível apreciar uma paisagem composta pela cidade histórica e pelos seus arredores. E porque se chama azimute? Precisamente por causa desta vista. Azimute provém do árabe e significa “caminho”, “direcção”, “ponto no horizonte”. É por este motivo que esta palavra é utilizada na astronomia como uma das coordenadas da esfera celeste.

A casa apresenta um design minimalista, não obstante estar integrada num tradicional Monte Alentejano. É um edifício elegante e contemporâneo, projetado para ser uma janela para a envolvente, sendo, em simultâneo, um sítio acolhedor.

A Casa Azimute está perto do coração cultural do Alentejo. Por aqui a natureza é brilhante e variada e há aldeias e cidades a aguardar ser descobertas. É o caso de Évora, onde se respira história, e Elvas, a cidade mais fortificada da Europa, ambas parte integrante da Lista do Património Mundial da UNESCO.

A não perder ainda visitas a Evoramonte e Monsaraz, as pitorescas aldeias brancas situadas no topo de uma colina. Quem quiser refrescar-se na água pode visitar o lago Alqueva, o maior reservatório da Europa, ou a costa intocada do Alentejo com as suas praias brancas.

Uva do Monte

Mesmo ao lado da Praia da Aberta Nova, em Melides, está localizado o turismo rural, de decoração vintage, Uva do Monte, dos mesmos donos do The Independente, em Lisboa.

A Uva do Monte – Blueberry Farm fica a oito minutos de carro da Praia da Galé e a cinco minutos de carro da Praia da Aberta Nova, junto à costa. A quinta foi renovada e dispõe agora de um amplo jardim e de uma piscina. Os hóspedes ficam em quartos e suites tranquilos, em que se incluem casa de banho privativa, ventoinha e vistas para a área do jardim.

A decoração é clássica e os tetos de madeira. O pequeno-almoço é servido na Blueberry Farm. Mas os hóspedes podem utilizar a área de cozinha comum para prepararem comodamente as suas refeições.

Se “férias são férias”, então a opção passa pela cozinha local num dos vários restaurantes que se encontram a cerca de dois quilómetros da propriedade.

Existe uma área de salão comum para os hóspedes descontraírem nos sofás, mas a oferta inclui também uma piscina exterior com vista para a zona rural.

Good Year Kilometros que cuentan