7 destinos para uma escapadela de Natal com a família

14 Dezembro | 2018 | Goodyear

Reserve uns dias para uma escapadela com a família neste Natal. Conheça sete destinos com motivos de interesse para toda a família dos mais jovens aos mais graúdos. O Pai Natal tem casa de férias em Portugal. Duvidam? Com tantos de motivos para uma escapadela de Natal em família, a teoria que o velho Nicolau gosta do nosso país ganha sustentação.

De norte a sul, as nossas vilas e aldeias ganham ares de presépio, abrem as portas para deixar a quadra entrar e são fantásticos convites à viagem. Prepare-se antes de partir e boa viagem!

É altura também de férias das crianças e as nossas recomendações são de destinos de família, com diversão para miúdos e graúdos. Encha a bagageira de roupa quente e venha connosco numa destas 7 escapadelas de natal.

Óbidos

Se há terra que merece o destaque de centro do Natal português é Óbidos. A cada ano juntam-se mais iniciativas e a vila tem dias em que quase rebenta pelas costuras. Apesar disso, com o festival literário, mostra de ilustração e uma grande exposição de presépios, a decorrerem ao mesmo tempo, é possível fugir às enchentes da Vila Natal, o principal chamariz de forasteiros. Teatro, marionetas, circo e uma pista de gelo fazem parte do programa. E, há melhor companhia para o Natal do que o sabor do chocolate e o calor da ginja “com elas”?

Este ano o evento começou a 30 de novembro e prolonga-se até ao dia de Reis, a 6 de Janeiro de 2019.
Aproveite, se possível para ver tudo o resto que esta localidade tem para oferecer aos visitantes.

Lisboa

A programação do Natal em Lisboa 2018 é vasta e multicultural. Segundo o site da Câmara, haverá espetáculos para todos os públicos: da música barroca à contemporânea, passando por peças mais tradicionais e populares e pelo gospel. À música junta-se o património – as igrejas abrem portas a coros e orquestras e a visitas orientadas, avança o mesmo site. Até a comunidade Hindu adere ao Natal e vai realizar várias atividades onde se incluem visitas guiadas ao Templo Radha Krishna, e espetáculos de dança e música indianas. O Centro Ismaili também abre as suas portas – oportunidade especial para conhecer melhor a e o locais de culto desta comunidade – e propõe vistas guiadas e espetáculos de música. O mais difícil vai ser escolher, sugerimos por isso que consulte o programa detalhado.

São dezenas de iniciativas. Além disso, a cidade anima-se com o mercado de Natal que já abriu hoje as portas e acendeu as luzes da árvore de natal, no Parque Eduardo VII. O Wonderland fica em Lisboa até 1 de janeiro, com entrada livre.

Guarda

A Cidade Natal da Guarda promete animação até 25 de Dezembro. O centro de toda a animação será a praça Luís de Camões, onde é instalada uma pista de gelo, este ano com um aspeto renovado. A novidade deste ano é o comboio elétrico e uma bonita estação de madeira com um percurso mágico. No local há também uma enorme “árvore de Natal interativa, um coreto musical com a banda dos animais, o bonito carrossel parisiense, a casa do Pai Natal, o foto balão e a ilha do gelo. Como pano de fundo nesta Cidade Natal, estará a monumental Sé da Guarda, iluminada para a ocasião”, descreve o site Beira.pt.

Há atividades até 7 de janeiro, incluindo presépios e árvores de natal realizados pelas crianças e jovens em idade escolar da região. Segundo a autarquia, este programa de animação de Natal pretende “dar ainda mais vida à Guarda, atraindo visitantes, revitalizando o coração da cidade, estimulando o comércio de proximidade, envolvendo as instituições públicas e privadas e ao mesmo tempo devolver a autoestima aos guardenses, despertando o espírito natalício, próprio desta época festiva”.
O melhor de tudo? A Serra da Estrela fica aqui mesmo ao lado para uma aventura na neve.

Bragança

A época de Natal, em Bragança é para celebrar até 6 de janeiro de 2018. É a quinta edição da “Terra Natal e de Sonhos” que volta a contar com animação, concertos, exposições, atividades diurnas e noturnas. No local há uma pista de gelo com funtrack, uma mini-roda e carrossel, um mini-comboio e uma árvore de Natal gigante, um presépio ao vivo e um mercadinho de Natal. Veja aqui a informação detalhada da iniciativa da autarquia local.

Enquanto isso, ali ao lado, o Parque de Montesinho convida a passeios na natureza.

Santa Maria da Feira

O mês do Natal volta a ter, em Santa Maria da Feira, as portas abertas do Maior Parque Temático de Natal de Portugal, o Perlim. Visitar Santa Maria da Feira em dezembro significará viver os melhores momentos e resgatar as melhores memórias que esta quadra festiva pode oferecer. Até dia 30, há animação, música, teatros musicais e de grande formato, atividades lúdicas e pedagógicas, divertimentos e guloseimas para o coração que nos brindam numa dinâmica de festa e convívio únicos. Os bilhetes estão aqui à venda.

Penamacor

Tal como em Benquerença, em Penamacor realiza-se anualmente uma tradição provavelmente desconhecida de muitos. O Madeiro, designação que aqui assume a fogueira do Menino Jesus, é tradição forte em terras de Penamacor, explica a autarquia. Em todas as freguesias do concelho, os jovens de 18 anos unem-se para cortar e transportar os troncos que alimentarão a fogueira para aquecer o Menino Jesus.

Depois, o grande monte de madeira, depositado no adro da igreja, é ateado ao cair da noite do dia 24. Em Penamacor, arde de 23 para 24 e mantém-se aceso durante vários dias. Depois da ceia de Natal, a população reúne-se em redor da fogueira, num gesto ritual de fraterno encontro, explica a informação da autarquia.

Não muito longe, a Serra da Malcata é o convite para ocupar os restantes dias desta escapadela. Há percursos pedestres, miradouros elevados como os “7 concelhos” ou “Alto da Mochoa”, e muita vida natural à nossa espera.

Madeira

Se a família quiser fugir ao frio, não há destino nacional mais recomendado do que a Madeira. As festas começaram no início do mês com a inauguração das iluminações decorativas das ruas da baixa da capital do arquipélago. O programa das Festas de Natal e de Fim de Ano da Madeira, apenas terminam a 6 de janeiro 2019. O destaque vai, naturalmente para o famoso espetáculo de fogo-de-artifício, reconhecido oficialmente pelo livro de recordes do Guinness em 2006, como o maior espetáculo do mundo.

Um dos pontos altos é a Noite do Mercado, no dia 23 de dezembro, quando os madeirenses efetuam as últimas compras de Natal. Os habitantes vão até ao Mercado dos Lavradores onde as ruas circundantes são ocupadas por postos de venda abertos durante toda a noite. Há flores, arbustos, frutas, legumes, doces e bebidas típicas, como a poncha. Há ainda cânticos tradicionais e também música de festa, num evento mais quente do que o tradicional natal no Continente. Aproveite para visitar os picos da Madeira, a estrada infernal da ilha e a floresta Laurissilva.

Naturalmente, muitos outros sítios há para passar alguns momentos mágicos este Natal, em apenas um dia ou aproveitando para uma pequena escapadela de Natal com a família.

Good Year Kilometros que cuentan