Esplanadas do Porto: 1, 2, 3! Começou a Primavera!

O Porto foi considerado o Melhor Destino Europeu de 2017 e fomos descobrir o que anda a apaixonar tantos estrangeiros. O segredo está nas esplanadas!

A primavera está a chegar e o Porto vai abrir todas as janelas para a receber. Depois da cidade ter voltado a ser reconhecida como o Melhor Destino Europeu do Ano, rumámos à Invicta para receber o bom tempo e perceber o que apaixona quem a visita e concluímos uma coisa: o Porto não seria o mesmo sem as esplanadas, terraços e miradouros que desvendam os seus segredos e entretém o estômago. Venha connosco nesta seleção de algumas das mais agradáveis esplanadas da cidade para aproveitar a primavera.

A European Best Destinations é uma associação dedicada à promoção de todo o turismo europeu por igual, de Aaachen a Zagreb, passando obviamente por terras portuguesas. Por isso, quando a organização celebra o Porto pela terceira vez (2012, 2014 e 2017), como o Melhor Destino Europeu do Ano, percebemos que a Invicta está no caminho certo e vê reconhecido o seu esforço de conservação e investimento no turismo e nas estruturas de recreio para os habitantes da cidade.

Uma escolha fácil

Segundo a organização “nunca antes a escolha da cidade vencedora foi tão unânime entre os viajantes de todo o mundo”. Com votos provenientes de 174 países, incluindo Estados Unidos, França, Dinamarca, África do Sul, Coreia do Sul, Irlanda e Canadá, entre outros, salientou-se a História, arquitetura, cultura e gastronomia do Porto. O mais curioso de tudo: em qualquer um dos destaques da European Best Destinations é possível encontrar uma excelente esplanada. Duvida? Ora veja:

1. Porto virado para o mar

“Para descobrir totalmente o Porto e a sua história, tem que ir até à Foz do Douro”, é uma das notas que a European Best Destinations deixa sobre a face atlântica do Porto. A linha que inclui toda a costa que passa pela Praia da Luz, Gondarém ou Castelo do Queijo, é local de excelência para passeios românticos, apreciar uma qualidade de vida superior e, a corroborar a nossa tese, encontrar uma série de esplanadas mesmo a preceito para apreciar a magnífica luz de um por do sol na Invicta. Exemplo disso é a Praia da luz que ao longo do ano alterna entre receber-nos com mantas e chocolate quente e cocktails de fruta gelados, conforme o gosto da estação. Não muito longe, na Foz Velha, a Tavi é uma das melhores pastelarias da zona e tem uma esplanada envidraçada com uma ótima vista para as ondas que se desfazem na praia.

2. Com o pé no rio em Gaia

A vista daquele a que a organização diz ser “um dos mais bonitos estuários do mundo” fica ainda mais rica depois de passarmos a ponte Luís Iº e, se muitos forasteiros chegam aqui apenas com o motivo da visita às caves, ficam a perder muito deste panorama se não aproveitam para se sentar um pouco à beira rio. O OPO Lounge é um desses pontos de vista privilegiados e, a partir de um enorme terraço, vai mudando ao longo do dia, de esplanada lounge para restaurante, e termina como discoteca. O Ar de Rio é um bonito restaurante envidraçado que faz um agradável contraste com os barcos históricos ancorados mesmo à sua frente.

Romantismo em Serralves

3. Romantismo em Serralves

Local que enche, muito justamente, a cidade de orgulho, a Fundação de Serralves é comentada pela sede e pelo centro de exposições, “dois lindos edifícios, perfeitamente integrados no parque a meio caminho entre o estilo de um jardim francês contemporâneo e um jardim inglês”. É neste parque que se dá um dos mais belos despontares da primavera no Porto e, se costuma ser nossa recomendação para passeios em família, não poderia deixar de também o ser quando o tema são esplanadas para receber o bom tempo. A casa de chá do Restaurante de Serralves, bem inserida num dos recantos do jardim, tem um toque romântico inegável e é uma forma excelente de comemorar a primavera a dois.

4. O verde urbano

Um dos maiores espaços verdes urbanos do Norte, o Parque da Cidade tornou-se já um hábito nos fins de semanas dos portuenses e até os visitantes dos tais 174 países que passaram pela cidade concordam que é “um refúgio pacífico onde cisnes e patos vivem numa paisagem bucólica”. Apesar disso, é um local dinâmico e moderno, onde desde o maior festival de música do Porto a sandwiches gourmet, é possível encontrar um pouco de tudo. O Soundwich está numa zona tranquila do jardim e resulta do convite que a casa fez a sete chefs da cidade para desenharem sandes, saladas e carpaccios exclusivos.

5. Uma surpresa de Cristal

A Europe Best Destinations deixou passar os Jardins do Palácio de Cristal da primeira vez que visitou a cidade e acabou por se arrepender: “a surpresa foi enorme!” O que mais os seduziu foram as “vistas de tirar a respiração sobre Porto, Gaia e Douro. O Palácio de Cristal tem, definitivamente, as melhores panorâmicas sobre o Porto”. Não é nenhuma novidade para os locais e os seus caminhos e relvados são visita habitual para eles mas, se atravessarmos todo o jardim na direção do rio e passarmos o Pavilhão Rosa Mota, ao chegarmos à rua da Restauração vamos encontrar o Ignez, um bar que aproveita uma fantástica vista sobre Gaia e o Douro para presentear os clientes com um ambiente muito especial. Venha com tempo: vai querer ficar aqui até muito depois do sol se por.