Esplanadas do Porto: 1, 2, 3! Começou a Primavera

27 Março | 2019 | Goodyear

Esplanadas do Porto são um dos segredos da Invicta. São um dos pontos de atração dos turistas, em particular estrangeiros. Com o bom tempo a chegar, uma coisa é certa, o Porto não seria o mesmo sem as suas esplanadas, terraços e miradouros. Venha connosco conhecer algumas das mais agradáveis esplanadas da cidade para aproveitar a primavera.

O Porto tem sido considerado pela European Best Destinations um dos melhores destinos para viajar. Este ano não ficou em primeiro lugar, mas não deixa de ter mérito tê-lo sido pelo menos três vezes desde 2012. A cidade está no caminho certo e vê reconhecido o seu esforço de conservação e investimento no turismo e nas estruturas de recreio para os habitantes da cidade.

esplanadas-porto

Porto virado para o mar

Só com uma passagem pela Foz do Douro se consegue ter a imagem completa do que é a cidade e da sua história. Este lado da cidade, voltada para o Atlântico, inclui toda a costa que passa pela Praia da Luz, Gondarém ou Castelo do Queijo.

É um local, por excelência, para passeios românticos, para desfrutar de qualidade de vida. Para corroborar estas hipóteses irá encontrar várias esplanadas a partir das quais poderá apreciar a magnífica luz de um pôr do sol na Invicta. Exemplo disso é a esplanada Praia da Luz que, ao longo do ano, alterna entre receber-nos com mantas e chocolate quente e cocktails de fruta gelados.

Não muito longe, na Foz Velha, a Tavi tem uma esplanada lounge, com vista panorâmica sobre o mar e sobre a convidativa marginal da Foz. É um espaço confortável, harmonioso e funcional, para desfrutar a qualquer hora do dia e durante todo o ano.

Com o pé no rio em Gaia

A vista para um dos mais belos estuários do mundo fica ainda mais rica depois de passarmos a ponte Luís I, para o lado de Gaia. Muitos turistas chegam aqui apenas para visitar as caves. Não sabem o que perdem se não aproveitam para se sentar um pouco à beira rio. É o caso de O Ar de Rio, um café e restaurante com esplanada de frente para o soberbo cenário da cidade. Mas destaca-se sobretudo pela sua composição arquitectónica, quer ao nível do design e funcionalidade, quer pela coerência e harmonia com o espaço onde se insere, no Cais de Gaia.

Romantismo em Serralves

porto-esplanadas-serralves
Local que enche, muito justamente, a cidade de orgulho, a Fundação Serralves é normalmente referida a propósito da sua sede e centro de exposições. São dois lindos edifícios, perfeitamente integrados no parque a meio caminho entre o estilo de um jardim francês contemporâneo e um jardim inglês”. É neste parque que se dá um dos mais belos despontares da primavera no Porto. O espaço costuma ser uma recomendação para passeios em família, mas também tem a sua esplanada. Referimo-nos ao restaurante e casa de chá, na Fundação de Serralves, onde a gastronomia é também uma arte. A esplanada tem espaço para acolher até 50 pessoas. Está bem inserida num dos recantos do jardim, um toque romântico inegável e uma forma excelente de comemorar a primavera a dois.

O verde urbano

Um dos maiores espaços verdes urbanos do Norte, o Parque da Cidade tornou-se já um hábito nos fins de semanas dos portuenses e visitantes. É “um refúgio pacífico onde cisnes e patos vivem numa paisagem bucólica”. É também um local dinâmico e moderno, onde se pode encontrar desde o maior festival de música do Porto a sandwiches gourmet. O Soundwich é uma casa rural com várias esplanadas. Aqui provam-se criações exclusivas de chefs ao som da Smooth FM.

Uma surpresa de Cristal

Finalmente, os Jardins do Palácio de Cristal com as suas vistas de cortar a respiração sobre Porto, Gaia e Douro. Não é nenhuma novidade para os locais e os seus caminhos e relvados são visita habitual para eles mas, se atravessarmos todo o jardim na direção do rio e passarmos o Pavilhão Rosa Mota, ao chegarmos à rua da Restauração vamos encontrar o Ignez, um bar que aproveita uma fantástica vista sobre Gaia e o Douro para presentear os clientes com um ambiente muito especial.

Venha com tempo: vai querer ficar aqui até muito depois do pôr do Sol, nestas esplanadas do Porto.

Good Year Kilometros que cuentan