Como arrumar o automóvel? Dicas para estacionar o carro

Como estacionar o carro é uma das manobras básicas da condução e temida pelos recém-encartados. Conheça as recomendações da Goodyear para arrumar à primeira!

É uma das manobras básicas para conduzir e, no início, uma das mais temidas pelos recém-encartados: como estacionar o carro? As câmaras traseiras, os sensores, as apps e os assistentes de estacionamento são ajudas para os condutores. Mas, a Goodyear dá-lhe algumas recomendações para estacionar em segurança e à primeira!

Recomendações básicas para estacionar correctamente

O segredo para executar a manobra de estacionamento corretamente é fazê-lo sem medo nem pressão. Por isso, tire da ideia fazê-lo rapidamente, pense em fazê-lo bem e siga uma série de recomendações básicas que irá aperfeiçoar com a experiência:

– Assegure-se que não está a atrapalhar a circulação dos outros veículos;
– Tenha como referências para estacionar: determinar a posição do seu veículo no início da manobra e o espaço disponível;
– Tenha um bom ângulo de entrada no lugar que escolheu: gire mais ou menos o volante para iniciar a manobra depende do espaço e das características da estrada;
– Igualmente, a distância do outro veículo é fundamental: é essencial questionar-se “caberá o meu carro ali?”;
– Tenham em conta a largura da estrada para o estacionamento. O espaço de que dispõe para fazer a manobra é o que determina se vai ficar junto ao limite do passeio ou não;
– Se tocar na calçada cedo demais, saia e reinicie a manobra com um novo ângulo de entrada menor, girando menos a direção.

Como arrumar o automóvel? Dicas para estacionar o carro

Truques para estacionar o automóvel

Sabe como estacionar em paralelo, em perpendicular ou em espinha? A Goodyear dá-lhe alguns conselhos para estacionar à primeira em qualquer situação.

Como estacionar em perpendicular

Estacionar em perpendicular é uma das manobras mais difíceis entre todos os tipos de estacionamento, especialmente para os condutores principiantes. Se é necessário estacionar o automóvel em perpendicular pode ser feito de frente (entrando com a parte dianteira do automóvel) ou em marcha-atrás. No segundo caso, há alguns truques para tornar tudo mais fácil:

– Antes de tudo, assinale que vai estacionar;
– Utilize como referência o automóvel estacionado ao lado. Coloque o automóvel em perpendicular e a uma distância de aproximadamente meio metro;
– Começa a fazer marcha-atrás, girando totalmente o volante na direção do espaço em que pretende estacionar;
– Tenha como referência a sua roda traseira. Assim, quando ultrapassar o farol do outro veículo saberá que a manobra começou corretamente;
– Por fim, termine a manobra de marcha-atrás;
– Depois da manobra de marcha atrás deverá ficar com o volante virado, utilizando para isso o retrovisor exterior para controlar a posição do veículo estacionado ao lado.

Como arrumar o automóvel? Dicas para estacionar o carro

Como estacionar em paralelo

O segredo para o estacionamento em paralelo (ou em linha) é deixar o veículo numa linha paralela à lateral do passeio, ao contrário do estacionamento em perpendicular em que os veículos se encontram lado a lado. A manobra de estacionamento em paralelo requer passar o lugar em que se pretende estacionar-se e colocar-se em paralelo com o veículo estacionado à frente e com a parte traseira alinhada com ele. Mas, conhece truques?

– Comece a marcha-atrás em linha reta;
– Utilize como referência o eixo traseiro do seu veículo para o manter à altura do para-choques do veículo estacionado atrás;
– Gire o volante para a direção oposta continuando em marcha-atrás;
– Utilize a primeira para retificar e centrar o automóvel ou repita a manobra e deixe espaço entre o seu carro e os restantes.

Como estacionar em espinha

O estacionamento oblíquo ou em espinha é simples. Afinal, é comum fazê-lo de frente e meter diretamente a parte dianteira do automóvel. Este é o passo-a-passo para evitar erros:

– Sinalize a manobra com antecedência e abrande;
– Afaste-se um pouco, virando o volante para o lado oposto do estacionamento;
– Gire o volante completamente para o lado oposto e coloque o veículo no lugar.
– Utilize os retrovisores para centrar o veículo e deixar espaço para os restantes veículos.

Estacionar o automóvel é simples desde que siga estas recomendações igualmente simples. Mas, é fundamental, em qualquer dos casos, ter como referência a posição dos restantes veículos e ajustar a posição do nosso próprio veículo sempre que necessário, agindo em segurança, sem pressão e respeitando os restantes utilizadores da estrada.