A Goodyear no Campeonato Europeu de Camiões

30 Setembro | 2019 | Goodyear

Nos próximos dias 5 e 6 de outubro, chega ao fim no circuito espanhol de Jarama a temporada 2019 do Campeonato Europeu de Camiões FIA, uma prova em que a Goodyear foi essencial para o seu desenvolvimento e sucesso. Foi no início desta temporada, em Maio, que a Goodyear confirmou a renovação da parceria com a FIA como fornecedor oficial de pneus por mais três anos, até 2021. 

A edição deste ano do Europeu de Camiões FIA contou com a participação de uma equipa de pilotos portugueses, a Reboconorte, uma verdadeira família, diga-se, formada por José Eduardo Rodrigues, Eduardo Rodrigues e José Rodrigues, três gerações juntas na mesma equipa. À entrada para a penúltima prova, que se realizou no último fim-de-semana em Le Mans, a equipa nacional ocupa a quinta posição na classificação coletiva, liderada pela Iveco. Individualmente, a classificação era liderada pelo piloto alemão Jochen Hahn (Iveco), seguido pelo espanhol Antonio Albacete (MAN) e com José Rodrigues a ocupar a 9.ª posição.

35 anos de história

O Campeonato Europeu de Camiões FIA cumpriu em 2019 o 35.º ano de competição, já que foi criado em 1985, então com três categorias de camiões: Classe A até 11,9 litros e 5 toneladas, classe B até 14,1 litros e 5,5 toneladas e classe C até 18,5 litros e 6 toneladas. Entre 1994 e 2005, o campeonato – chamado nesse período de Taça da Europa FIA – teve duas categorias, Trucks e Super Trucks, esta última para veículos com 1600 cavalos e chassis próprio. A partir de 2006, e numa tentativa de reduzir custos, a FIA decidiu só manter a categoria de Trucks, num formato que se mantém até à atualidade com o nome de Campeonato Europeu FIA.

 Jochen Hahn, o líder da temporada 2019, tem sido o grande dominador desde que o atual formato foi estabelecido em 2006: em 13 edições, foi campeão em cinco delas, a última em 2018 ao volante de camião Iveco, que passou a conduzir depois de muitos anos com um MAN. 

O papel da Goodyear

A parceria da Goodyear com o Campeonato Europeu de Camiões FIA já tem 15 anos e o fornecimento exclusivo de pneus para a prova foi prolongado até 2021. “Os pneus especiais que produzimos para o campeonato cumprem dois objetivos: asseguram que os camiões possam render a altas velocidades em todas as condições, o que garante uma competição emocionante, e demonstram a qualidade dos nossos pneus para camiões, já que todos os pneus de competição utilizam carcaças similares às que são diariamente utilizadas nas estradas da Europa”, afirmou, por altura da renovação da parceria, David Anckaert, vice-presidente da Goodyear Commercial Europe. 

Os pneus Goodyear Truck Racing são fabricados na medida 315/70 R22,5 e utilizam uma carcaça similar à dos pneus Goodyear de série para camiões. A carcaça é modificada e inclui uma série de especificações que proporcionam maior rigidez lateral,de forma a render nas condições de competição mais exigentes. Para além disso, dispõem de uma banda de rodagem de desenho específico, que oferece níveis muito elevados de aderência em condições tanto de piso seco como molhado.

Outra característica dos pneus Goodyear Truck Racing é a Identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), que atribui a cada pneu uma identidade única, que permite à FIA monitorizar cada pneu de modo a garantir que todas as equipas cumprem o regulamento.

Good Year Kilometros que cuentan