Experiências e cursos de condução desportiva em Portugal

Sonha em conduzir um superdesportivo? Gostava de acelerar a fundo um monstro de 500cvs? Recomendamos-lhe 4 experiências e cursos de condução desportiva.

É um “acelera” consciente? É um daqueles condutores que adoraria pisar o pedal mas tem noção que conduzir depressa não é para qualquer um? Acompanha o automobilismo e também queria experimentar a sua sorte? Se sabe controlar os instintos e quer aprender como conduzem os profissionais, uma experiência ou curso de condução desportiva é o que precisa!

Há vários cursos de condução desportiva disponíveis em Portugal, para carros e motos, em diversas categorias. Dos track days acompanhados por um monitor até dias intensos de teoria e prática, há de tudo. Quem quer dar os primeiros passos ou, simplesmente experimentar o prazer de conduzir um super-desportivo, vai encontrar diversas opções no mercado. Mas há uma exigência que se aplica a todos: deixe o orgulho à porta. Todos nós, mesmo os Ayrton Senna’s deste mundo, podemos melhorar a nossa condução. E, quando toca a condução desportiva, as técnicas e os segredos são muitos! Mas, começamos pela diversão e recomendamos-lhe 4 Experiências e Cursos de Condução Desportiva.

Comval Racing

Centrada em Braga, a Comval oferece experiências, acompanhadas por monitor, mas também cursos de condução desportiva. Há baptismos em Fórmulas (Ford, F4, F1), drift no Aeródromo da Maia, carros da copa Clio e um passeio Rally. Quanto aos cursos propriamente ditos, há 2 (+1) opções à escolha. O de drift tem 4 níveis, cada um com sessões de 8 horas ao volante de um Westfield. Velocidade tem um formato semelhante (4 níveis, 8 horas cada) e inclui técnicas de condução defensiva. Finalmente, o curso de rally está anunciado para breve e deverá permitir a obtenção de licenças.

Racingvarius

Se são os superdesportivos a deixá-lo com o coração a palpitar, esta é a opção para si. Lamborghini, McLaren, Porsche, Ferrari, Audi, Mercedes, BMW e Lotus são os garanhões guardados no estábulo da Racingvarius. Estão disponíveis para experiências de condução de quatro horas, em estrada aberta, mas também para dar umas voltas na pista. Nesse formato “Driving Experience”, o pagamento é feito por número de voltas, desde os 75€ num fórmula bi-lugar até aos 880€ ao volante de um Aventador.

Autódromo Internacional do Algarve

A Racing School do AIA oferece aos amantes da condução desportiva a possibilidade de desfrutar de uma aprendizagem segura ao volante de carros de sonho não só no Autódromo Internacional do Algarve, como no Kartódromo Internacional do Algarve e no Off-Road Park. Com todas as condições de segurança reunidas e com um grupo de profissionais a acompanhá-lo, descubra cada curva, desfrute de cada segundo e viva em pleno a emoção de conduzir num dos melhores circuitos do mundo. Estão disponíveis várias experiências que foram especialmente preparados para ir ao encontro ao perfil de cada participante, desde experiências individuais, Hot Laps, a cursos de condução desportiva e defensiva, bem como a participação em Track Days Auto, Moto e Off-Road.

ActionTeam

E agora é altura dos fãs das duas rodas. O Action Team é um clube de leitores da revista MOTOCICLISMO que desenvolve várias ações, incluindo Cursos de Condução Avançada e Track Days no Autódromo do Estoril e Autódromo Internacional do Algarve. O Curso consiste no ensino de técnicas de condução em pista que podem ser utilizadas no dia-a-dia de um motociclista, como curvar melhor, travagem de inserção em curva, acelerações de saída de curvas, posicionamento na moto para condução mais desportiva, trajetórias na pista, etc.. Todos os níveis têm cerca de 02h40min. de andamento em pista, dividido em 6 sessões. Após cada sessão de pista há uma aula teórica com o monitor responsável pelo grupo.

E ainda…

Marcas de desportivos de topo, como a Porsche ou a Ferrari, organizam cursos com as suas viaturas. Contacte o representante nacional do seu carro e pergunte se ele têm este tipo de programa. Não são opções baratas, mas para quem tiver um destes veículos exclusivos, a confraternização VIP é tudo o que basta. Há ainda ofertas internacionais de renome, como a Pfister, Winfield ou a Neurburgring Academy, mas são já investimentos profissionais. Quem chegar a este nível, já está a pensar numa vida dedicada inteiramente à velocidade.