Gastronomia: 4 feiras de sabores de abril e maio

10 Abril | 2019 | Goodyear

Um pouco por todo o país, realizam-se festivais gastronómicos por esta altura do ano. Feiras de sabores, onde se pode provar de tudo. Desde eventos temáticos a outros mais generalistas, todos têm uma coisa em comum: deliciosos menus.

Naturalmente, as surpresas são também garantidas. Tome nota de cinco sugestões. De cabrito a laranja, de borrego a bifanas. Até porque se aproxima a época da Páscoa, após a qual estas iguarias voltam a estar presentes à mesa.

No Fundão, aqui, come-se bem

A primeira proposta chega-nos do Fundão. Diz o slogan do festival gastronómico que no “Fundão, Aqui Come-se Bem”. O evento já começou e prolonga-se até 21 de abril, no Fundão, distrito de Castelo Branco.

O festival decorre no âmbito da Quadragésima – Tradições da Quaresma do Fundão, que começou dia 5 e que se prolonga até 21 de abril. Esta é a décima edição do Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem” – Sabores da Páscoa, em 19 restaurantes e seis pastelarias do concelho do Fundão.

As tradições quaresmais, um acontecimento central do ano litúrgico, estão também relacionadas com a gastronomia. Nas casas a família reúne-se e no Fundão essa é uma realidade. Mas, fruto da passagem do tempo, as famílias vão também a restaurantes. Por isso, neste festival participam diversos restaurantes e pastelarias.

O festival visa valorizar o receituário da época, pelo que os restaurantes são desafiados a aliar a tradição à inovação através da criação de ementas de excelências. Os menus incluem também entradas e sobremesas.

Assim, poderá provar deliciosas receitas como o bolo de azeite com chouriço, a morcela frita com maçã caramelizada, espargos selvagens com ovos, churrasco de borrego, caldeirada de cabrito, chanfana, maranho, tarde de amêndoa, papas de carolo, arroz doce e tigelada.

Feira da laranja em Tomar

É já este fim-de-semana, no domingo, 14 de abril, que tem lugar a Feira da Laranja em no Convento de Cristo, em Tomar, no distrito de Santarém. Como habitualmente, diz a organização, haverá várias barraquinhas representando coletividades e outras instituições e aí estarão à venda bolos, doçaria e licores produzidos com laranja ou outros citrinos.

E é sempre uma oportunidade para fazer o bem, pois os lucros das vendas dos produtos revertem para as IPSS e Comissões de Pais das escolas do concelho de Tomar.

Festival gastronómico do cabrito e do borrego

Até 21 de abril, a gastronomia tem um lugar marcado em Porto de Mós, distrito de Leiria. É o primeiro Festival gastronómico do cabrito e do borrego. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Porto de Mós.

O objetivo é valorizar e divulgar aqueles dois produtos regionais. Serão confeccionados nas suas mais diversas formas, sendo deste modo, promovida a culinária, como património cultural. Serão igualmente promovidos os restaurantes aderentes – identificados com um dístico na porta de entrada – para criar uma base de referência para o público que os procura.

Os restaurantes aderentes estão disponíveis no site do município.

Segunda Feira da Bifana de Vendas Novas

Algumas semanas depois, a escapada deve ter como destino a “Feira da Bifana de Vendas Novas” que irá decorrer de 17 a 19 de maio, no Parque de Feiras e Mercados da cidade.

Participam no evento, várias casas de bifanas o que, para a organização, representa uma clara aposta na promoção do produto gastronómico mais genuíno da terra. As bifanas chegarão acompanhadas de um diversificado programa cultural.

A iniciativa coincide com a Feira de Maio, que ocorre anualmente no Parque de Feiras e Mercados da cidade. São mais de uma centena de feirantes. Se já aderiu à moda das maratonas, no Domingo de manhã, terá lugar mais uma edição da Corrida da Cidade, uma prova desportiva que marca o calendário desportivo nacional há 26 anos.

As portas da feira abrem no dia 17, pelas 19h00 e o encerramento está marcado para dia dia 19, pelas 20h00.

Semana Gastronómica do Borrego em Reguengos de Monsaraz

Mais a Sul, decorre a Semana Gastronómica do Borrego de Reguengos de Monsaraz, até ao dia 14 de abril.

Tal como outras feiras do género, conta com a adesão de restaurantes do concelho. Aqui há uma relação estreita entre os pratos regionais criados pelas gentes da terra. Estão incluídos vinhos. Os vinhos produzidos na área são enriquecidos pela influência do clima de características acentuadas durante todo o ano na região.

A gastronomia desta região é reflexo do sábio aproveitamento e combinação de ervas aromáticas, do azeite e do pão. Por consequência, a presença à mesa do tradicional pão alentejano, das azeitonas, do queijo e enchidos é obrigatória.

Quando visitar o concelho, poderão aparecer à mesa as açordas, as migas, as silarcas, a favada, as migas de porco, o ensopado de borrego e os pratos de caça, todos eles de excelente qualidade e extraordinária confeção. Para completar, junte-lhe os famosos doces conventuais à base de ovos, açúcar, amêndoas e nozes. A tudo isto junte os vinhos da região e terá a combinação perfeita para conhecer ainda mais as nossas terras e as nossas gentes.​

São feiras de sabores, onde pode provar as iguarias. Desde eventos temáticos a outros mais generalistas, todos têm uma coisa em comum: deliciosos menus.

Good Year Kilometros que cuentan