Férias bem activas neste Natal

16 Dezembro | 2015 | Goodyear

Em cidades como Lisboa e Porto, as férias do Natal são a altura mais complicada do ano para entretermos uma criança: o tempo não favorece as actividades ao ar livre e, como bem sabemos, ficar em casa sem a devida supervisão é o mesmo que os deixarmos entregues à televisão, aos telemóveis ou aos jogos de consola. Não há com certeza nada de mau em doses moderadas destes vícios, mas umas férias activas e bem preenchidas são a melhor receita para um retorno às aulas em força. Há muitos programas de tempos livres para esta época, mas salientamos alguns para que não se perca e comece já a organizar o seu calendário.

 

Para os mais novos…

 Começando a pouca distância do Porto, em Santa Maria da Feira irá valer a pena a deslocação a “Perlim – Uma Quinta de sonhos”, que será o maior parque temático de Natal  do Norte do País. Já na segunda edição, é dedicado aos mais novos lá de casa, com teatro infantil, música e ateliers de ciência e expressão plástica. Conheça o programa completo aqui.

 

Para os poliglotas…

E ocupar os tempos livres das férias pode ser também um programa educativo… Enquanto no Polo Norte, os duendes preparam presentes, o Polo Sul, os pinguins já estão a formular os seus desejos natalícios. Pelo meio, uma foca travessa e um urso polar preparam-se para estragar as festas. É este o tema das Christmas Fun Weeks de 21 a 31 de Dezembro, das 9h00 às 13h00 para crianças a partir de 3 anos do Kids&Us. Através da leitura de contos, canções, artes manuais e ateliers de teatro, reforça-se o domínio do inglês de forma natural e lúdica. Uma boa solução se os seus filhos demonstram apetência para línguas.

 

Para os Tarzans…

 …esta pode ser a altura perfeita para visitar o Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia onde estão prometidas as “As férias de Natal mais Selvagens de sempre” e desafiam-se os mais pequenos a descobrir o seu lado selvagem. A ideia é promover a consciencialização dos mais novos para a preservação do meio ambiente através de atividades de aproximação à vida selvagem como a alimentação dos animais do Zoo, encontros exclusivos com os tratadores, visitas aos bastidores e jogos educativos sobre a Natureza. Umas férias bem divertidas na companhia dos Leões, Rinocerontes, Pinguins, Chitas e muitos mais.

Criança Natal - Quilometrosquecontam

Para os artistas…

O programa de férias escolares em Serralves destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos de idade e procura motivar aprendizagens que valorizam a curiosidade e a criatividade, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza. Entre brincadeiras na cozinha, laboratórios gelados, mapas da vida e aventuras botâncias pelos magníficos jardins de Serralves, entre 21 e 30 de Dezembro há com certeza uma actividade mesmo à medida do seu filho.

 

Para os engenhocas…

Também à volta de Lisboa não faltam belíssimas propostas para que os nossos filhos acabem as férias com mais conhecimento e, já que é disso que falamos, comecemos pelo Pavilhão do Conhecimento, no Parque das Nações. É aqui que vamos encontrar respostas para tão importantes questões como será que os Reis Magos seguiram mesmo uma estrela? Como será uma árvore de Natal sustentável cuja energia provem de ímanes? Será que os cometas se podem comer? E o que têm em comum os origamis e os satélites da NASA? Férias electrizantes para gente curiosa…

 

Para os marinheiros…

Há poucos sítios espaços em Portugal com a riqueza e a magia do Oceanário de Lisboa. Este Natal, as crianças são convidadas a trocar o pinheiro pelas algas e os presentes pelo conhecimento marinho, com umas “Férias debaixo de água”. Além de um programa com uma série de actividades “mão na massa”, com observação e investigação sobre as espécias ali presentes, no dia 22 de dezembro, os pequenos “exploradores” podem ir noite dentro com a atividade “Dormindo com os Tubarões”. Os mais atentos poderão ver os imponentes tubarões a “entrarem”, não pela chaminé, mas sim pelas águas do Aquário Central.

 

Para os chefs…

 Manda a tradição que nas férias de Natal os mais pequenos passem momentos divertidos, para descontrair das aulas e comemorar esta época tão especial e mágica. A pensar nos pequenos grandes cozinheiros, o Petit Chef vai proporcionar deliciosos ATL’s para crianças dos 8 aos 14 anos. Sob a orientação da Chef Joana Byscaia, vão aprender a conhecer os ingredientes para depois cozinharem receitas saudáveis, seja para o Natal ou o Ano Novo.

 

Para os actores…

Luzes, câmara, ação! Neste Natal a Dance Spot quer descobrir o próximo óscar de Hollywood. As crianças irão realizar curtas metragens com histórias criadas por elas, com um tema diferente em cada semana. Vão ser elas próprias os realizadores, produtores, criativos e os protagonistas da sua própria história. Irão delinear um guião musical, escolher os sets de filmagem, os figurinos e os adereços e, no último dia de cada curso, os pais são convidados a vir assistir à estreia. Se lá em casa estão convictos que escondem um talento à espera de se revelar, este Natal é altura certa!

Good Year Kilometros que cuentan