Como e onde é que os portugueses passam férias em 2017?

Fazemos mais escapadelas curtas, mas os portugueses continuam a escolher agosto para o principal período de férias. Saiba onde é que Portugal passa férias.

Aumenta o número de portugueses que dividem as férias por vários short-breaks ao longo do ano, mas cerca de ¾ de nós continuamos a guardar um período de férias de média-longa duração à volta do qual fazemos os nossos planos de verão e família. As previsões para 2017 são optimistas e apontam para um crescimento a toda a linha dos números do turismo nacional. Enquanto, internamente, cresce o nível de confiança dos consumidores, a procura externa irá continuar a dinamizar o mercado. Ao mesmo tempo, o top de preferências para os destinos em Portugal vai se alterando, mesmo que mantenha alguns clássicos incontestáveis. Conheça com a Goodyear como e onde serão as férias dos portugueses em 2017.

Aumentam as reservas online

Um estudo recente levado a cabo pelo IPDT – Instituto de Turismo, diz-nos o quanto os portugueses são conservadores nos seus hábitos de férias, mas que cresce o número daqueles que aproveitam escapadelas curtas ao longo de todo o ano. Em 2017 já são 86% os portugueses que contam fazer dois, três ou mais, períodos curtos de férias ao longo do ano, e as preferências vão para o Porto e Região Norte, Alentejo e Regiões Autónomas. Para estas escapadelas, os meses preferidos são abril, maio, junho e setembro.

Entre os inquiridos, agosto continua a ser o mês de eleição, seguido de julho, setembro e junho, e o principais motivos para sair de casa são o sol e o mar. Assim, nada mais natural que o Algarve se destaque e que 31% dos portugueses se desloque para sul na altura do verão. O mesmo instituto diz-nos ainda que são os hotéis de 3 e 4 estrelas e casas alugadas a estar no topo de preferências e que a Internet continua a ser o meio privilegiado para efetuar marcações.

Os principais destinos dos portugueses

Ainda sem dados finais para dizer ao certo onde é que os portugueses vão passar as férias de 2017, podemos agarrar nas intenções já registadas e nos valores de 2016 para tentarmos deduzir onde é que vamos andar. A Homeaway, portal de reservas internacional divulgou os valores relativos a 2016 e confirma-se a ideia que é o sol e a praia que nos fazem mexer. Conheçam de seguida o top 5 de preferências dos turistas portugueses para férias no nosso país:

1º Lisboa

Se a cidade continua a encher-se de estrangeiros, a verdade é que os próprios portugueses têm visitado cada vez mais a capital, em busca de uma metrópole divertida e jovem, próxima o suficiente das praias para justificar tanto escapadelas curtas como períodos de féria mais prolongados.

2º Albufeira

Rainha do verão algarvio, Albufeira continua, ano após ano, a chamar nacionais e estrangeiros para aproveitarem algumas das melhores praias portuguesas. Este ano não deverá ser diferente, mesmo que a região invista cada vez mais em atrações para preencher todo o ano, para além dos meses da época alta.

3º Porto

Enquanto o Porto continua a cair nas boas graças dos estrangeiros que o visitam e sagra-se como o melhor destino europeu pela 3ª vez, os nacionais não ficam indiferentes e a Invicta torna-se também um destino de preferência para os portugueses. A arquitetura, as deliciosas esplanadas e espaços verdes  e a beleza da Foz do Douro são motivos mais do que suficientes para um estada prolongada na cidade.

ferias-portugueses

4º Portimão

Na proximidade de praias como a do Vau, Alvor ou Prainha, Portimão é uma presença muito clássica nas escolhas de verão das famílias portuguesas. Para além de alguns dos melhores areais do Algarve, é nesta cidade que se encontram excelentes representantes da cozinha da região e, em conjunto com Lagos, é um boa base para quem vem visitar o barlavento.

5º Loulé

Com Vilamoura e Quarteira a serem os pontos nevrálgicos do verão em Loulé, a oferta turística da região é extremamente diversificada: tem espaço para o viajante que chega de veleiro e fica ancorado na marina enquanto visita o casino, para as famílias que vão para a praia do Ancão, ou até dos aventureiros que partem à descoberta do Algarve Interior.

O top 10 completa-se com a Costa Azul, Leiria, Litoral Alentejano, Tavira e Viana do Castelo. Seja qual for o seu perfil, Portugal tem um destino para si e, se ainda não descobriu o seu, fique atento aqui ao Quilómetros Que Contam porque de certeza que nós vamos falar dele!