Férias de Natal: Programas ativos para os mais pequenos

Aproximam-se as férias de Natal e o dilema habitual: o que fazer para ocupar o tempo dos mais novos nesta merecida interrupção letiva?

As férias de Natal são para os mais pequenos sinónimo de descanso, mas não como os adultos o percecionam. Um ou dois dias de indolência é o suficiente para que os petizes acumulem energia que, se não for bem direcionada, irá aumentar os níveis de stress dos pais, ocupados com os fechos de ano e preparação simultânea das festas de família nestas Férias de Natal 2018. O tédio instalado obriga a encontrar soluções para que os petizes possam brincar e gastar energia acumulada.

Como pais que gostamos de viajar, apresentamos-lhe algumas sugestões que poderão despertar a curiosidade natural que há nos futuros adultos. Por isso, além de decorar a casa para receber a família, conheça sete propostas fora de portas para entreter os mais novos durante a férias de Natal.

Guia de sobrevivência

Antes de se dirigir ao local para deixar as suas crianças, não se esqueça de confirmar algumas informações importantes. Tipicamente estes programas só se realizam com um número mínimo de inscritos ou, pelo contrário, ficam preenchidos com tanta celeridade que acaba por não haver mais vagas.

Verifique os prazos de inscrição, disponibilidade de vagas, preços, eventual necessidade de pré-inscrição ou condições de pagamento. Para que as férias dos miúdos sejam mesmo criativas, desportivas ou científicas.

Certifique-se se as atividades são de dia inteiro ou todo o dia, se é obrigatório inscrever-se por pelo menos uma semana ou se há outras opções. Muitas das atividades incluem refeições e/ou materiais para a execução das atividades. Há atividades para todas as idades, algumas a partir dos quatro anos, mas a maioria a partir dos seis e até aos 12 ou mais anos.

1 Férias num mosteiro bracarense

Para crianças dos seis aos 12 anos, o Mosteiro de São Martinho de Tibães está a preparar, como já o fez em anos anteriores, um programa de férias de escolares no Mosteiro. De 17 a 21 de dezembro, os miúdos poderão dar mais empurrão à sua curiosidade e criatividade, em contacto com a cultura e a natureza. Ao dispor dos mais novos, durante uma sena, estão oficinas de caráter lúdico que, em simultâneo estimulam a experimentação e a vivência em grupo. O mosteiro de São Martinho de Tibães é a antiga casa-mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, na freguesia de Mire de Tibães, distrito de Braga.

2 Junto dos animais em Vila Nova de Gaia

Entre 18 e 21 de dezembro, o Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia é uma opção para passar alguns dias animados durante as próximas férias de Natal. As crianças podem descobrir o lado selvagem da natureza num campo de férias de três dias neste parque zoológico no norte do país. O objetivo é promover a consciencialização dos mais novos para a preservação do meio ambiente.

Entre outras atividades será possível ajudar a preparar alimentos e ajudar na alimentação dos animais do Zoo, falar com os tratadores do zoo e visitas exclusivas aos bastidores. A organização promove também jogos educativos sobre a natureza para a delícia dos mais pequenos. Girafas, leões, rinocerontes, pinguins, chitas e muitos outros animais fazem parte do programa das festas. O programa detalhado, bem como os contactos para as inscrições, está disponível no site do Zoo Santo Inácio.

3 Brincar aos cientistas

Para a miudagem com entre seis e 13 anos, as férias de Natal podem ser passadas a fazer explodir coisas ou criar coisas nojentas. São os campos de férias promovidas pela Science4You para divertir e despertar a curiosidade dos mais novos. Os jovens cientistas podem inscrever-se em atividades onde podem criar “slimes”, bombas de banho, vulcões e até bolachinhas natalícias. Os campos de férias estão previstos para o Parque das Nações, para o Museu Benfica – Cosme Damião, em Lisboa, e na Pousada da Juventude, no Porto. As inscrições incluem, além das atividades, um mochila, lápis e bloco de notas, um presente de Natal e ainda uma fita de Fita de identificação de cientista e um gorro de Pai Natal!

Férias de Natal: Programas ativos para os mais pequenos

4 Oficina de ciência em Sintra

Ribeira de Sintra, em Sintra, pode ser o sítio ideal para passar as que as suas crianças passem as próximas férias de Natal. Na Oficina de Ciência de Sintra a proposta é explorar o Natal de um modo que combina ciência e diversão. São duas semanas entre 17 de dezembro e 2 de janeiro para crianças e jovens com entre 4 e 15 anos de idade. Uma das atividades propostas é ajudar a reparar o trenó do Pai Natal, algo sem dúvida original, mas também se fica a conhecer a origem dos brinquedos, a cozinhar receitas saborosas na “cozinha do duende” ou aprender, com o Pai Natal, que afinal também é cientista, a fazer experiências no laboratório.

5 Artes plásticas no museu da tecnologia

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é, quase desde o início, conhecido como MAAT. Este projeto da Fundação EDP, em Belém, está atento à agenda e, para as férias de Natal tem já ações preparadas para os mais pequenos. De manhã, as oficinas serão dedicadas às artes plásticas. Da parte da tarde, as atividades estão focadas na ciência e na energia. Os nomes primam pela originalidade. “Isto não serve para nada” é uma atividade em que as crianças utilizam objetos do dia-a-dia e os transformam, retirando-lhes a função e transformando-os em objetos absurdos e inúteis. Na oficina “Vamos navegar no museu” será construído um barco solar, personalizado e testado numa prova aquática. As oficinas realizam-se entre 17 e 21 de dezembro.

6 Fazer um filme em duas semanas

Entre 17 e 21 de Dezembro 2018, durante todo o dia, crianças e jovens dos oito aos 16 anos vão poder escrever o argumento, interpretá-la e gravar uma curta-metragem. Para aprender e também para mais tarde recordar ou, quem sabe, criar o primeiro bloco de um curriculum vitae de ator ou realizador. É mais uma edição do curso de curta duração “Writing | Acting | Shooting”, da Academia Mundo das Artes (AMA), em Campo de Ourique. Todos os participantes passam pela experiência de construir uma curta-metragem, desde a escrita do guião até à sua gravação onde irão participar como atores. Serão certamente umas férias de Natal literalmente inesquecíveis.

7 Natal em Albufeira

Em Albufeira o Natal é levado muito a sério. O programa é extenso e há atividades culturais, lúdicas e desportivas para promover o espírito da época e valorizar os saberes e tradições locais entre miúdos e graúdos. Além das luzes que decoram o concelho há muitas atividades organizadas a penas nas famílias. É o caso do Mercado de Natal na freguesia da Guia, no âmbito da iniciativa Guia Natal, que se prolonga até 6 de janeiro.

A localidade é ainda decorada com um presépio de rua, com 33 figura, instalado entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz. Outras iniciativas é a snowland, uma das ações mais aguardadas pelos pequenitos, que inclui, uma pista de gelo, um globo de neve, a casa dos duendes, um parque de neve, um espaço com insufláveis e piscina de bolas, contos, teatro e muita animação, junto aos Paços do Concelho. As atividades são tantas que o melhor mesmo é consultar a informação detalhada no site da autarquia.