Férias de Natal: Programas ativos para os mais pequenos

Chegam as férias de natal e regressa o dilema: o que fazer com toda a energia dos mais pequenos? Conheça as nossas 7 sugestões de norte a sul do país.

No caso dos mais pequenos, as Férias de Natal são uma desculpa para ainda mais brincadeira e atividade. Enquanto os adultos preferem descontrair, as crianças decidem acordar mais cedo e exigir ainda mais atenção. E, como pais que gostamos de viajar e estamos empenhados em criar futuros adultos curiosos, temos grande prazer em motivá-los. Por isso, como esta afinal não é uma altura de descanso, conheça 7 propostas para entreter os mais pequenos aí em casa nas férias do natal.

1 Férias num mosteiro bracarense

São Martinho de Tibães oferece um programa de férias escolares para crianças entre os 6 e os 12 anos. Os mais pequenos são convidados a descobrir os cantos e recantos do mosteiro, a sua história e as suas estórias e entrar numa máquina do tempo que nos transporta para a época dos monges. Apreciar a paisagem, cruzar-se com uma salamandra, plantar uma couve, ouvir o coaxar de uma rã, subir o escadório, são alguns dos ingredientes para a criação de novas experiências. O programa Natal no Mosteiro decorre entre 18 e 22 de dezembro, das 8h30 às 17h30.

2 Tacadas em Aveiro

Com a exploração da ria e brincadeiras de pirata como temas principais, o Minigolfe da Costa Nova é um mundo de brincadeiras. A viagem pelo circuito Aventura dos Piratas tem imensos desafios, obstáculos e perigos: batalhas para travar, canhões prontos a disparar, tubarões esfomeados, ilhas misteriosas, tempestades e ondas gigantes. O circuito Tesouros da Ria revela as riquezas naturais e culturais que a Ria de Aveiro oferece e que estes aventureiros têm debaixo de olho. Há ainda uma escola de minigolfe para desenvolver as suas habilidades.

3 Surf adaptado em Peniche

A Special Surf 78 oferece a todas as pessoas, especialmente às com deficiência, a oportunidade de experimentar o surf. Num ambiente inclusivo, com o devido acompanhamento técnico e pedagógico, todos podem experimentar uma prancha. Os fatos são adaptados para facilitar o seu uso e as pranchas são do tipo softboard para diminuir o risco de acidente.

4 Noite de Natal antecipada em Santarém

Na Aqui Há Gato, organizam-se oficinas de arte para bebés e crianças um pouco mais crescidas. Fazem-se representações dramáticas ao sabor da criatividade dos participantes e a única preocupação é inspirar os criadores do futuro. Antes das oficinas de expressão plástica, entre 18 e 2 de Janeiro, o natal vai ser celebrado mais cedo aqui. De 15 para 16 de Dezembro, as crianças são convidadas a trazer o saco-cama para viver uma noite inesquecível!

5 Artes de circo em Cascais

A Perfolie Arte é uma academia de artes performativas para crianças, jovens e adultos. Oferece atividades de circo contemporâneo, dança e teatro e também festas de aniversário e férias artísticas para crianças. Durante esta interrupção natalícia, os mais pequenos podem ir até à Abóboda e ensaiar os primeiros passos no equilibrismo, malabarismo e acrobacias aéreas e no solo. Perfeito para os mais irrequietos e expressivos lá de casa!

6 Lisboa na Rua

O programa Natal em Lisboa já é uma tradição do mês de Dezembro na capital. Há concertos para toda a família com entrada livre, espetáculos de dança e ateliers de decoração de árvores de natal. A cidade anima-se ainda com o mercado da baixa, na Praça da Figueira, e a grande festa da passagem de ano, no Terreiro do Paço.

7 Natal em Albufeira

Em Albufeira as crianças encontram um conjunto diversificado de atividades culturais, lúdicas e desportivas para ocupar os tempos livres. Construção de objetos decorativos e pequenas lembranças alusivas à época natalícia, escrita criativa, atividades na piscina, escalada, hipismo, bowling e Karting, visitas, patinagem no gelo, cinema, workshops entre outras propostas divertidas fazem parte do programa que a autarquia desenvolveu para estas férias. Há propostas para jovens de todas as idades até aos 18 anos.