Férias da Pascoa: 12 ideias para os mais pequenos

4 Abril | 2019 | Goodyear

Os períodos de interrupção escolar, como as férias da Páscoa, são excelentes para recuperar energias e um desafio para os pais. Não queremos que os nossos filhos passem estes dias em casa e o bom tempo está aí. Assim, se lhe falta a imaginação para os ocupar, espreite as nossas 12 ideias para as Férias da Páscoa.

Este ano, a interrupção escolar é entre 8 e 22 de abril. Descubra aqui algumas ocupações para os seus filhos. Que tipo de criança tem aí em casa? Do tipo ativo e energético? Das que prefere ler e ficar em casa? Temos propostas para todos nas férias da Páscoa!

Para as crianças que gostam do ar livre

As Salinas do Samouco são uma zona húmida, de onde Homem e natureza tiram proveito. É uma antiga exploração de sal e uma zona de nidificação de aves.As suas crianças podem divertir-se a observar as mais de 170 espécies de aves que aqui podem ser aqui avistadas. É ainda preservado um grupo de burricos mirandeses. Se quiserem, podem ainda experimentar o árduo trabalho da recolha do sal.

Na Quinta Pedagógica dos Olivais, em Lisboa, dois hectares permitem às crianças tomar contacto com o mundo rural. Aqui a miudagem pode ver ovelhas, cabras, porcos, cavalos e burros. Além disso, tem ainda ateliers de ocupação de tempos livres durante as férias e atividades aos fins-de-semana.

Para as crianças que gostam de aventura

Pode optar pelo Arborismo no Azurara Parque Aventura. É uma zona ao ar livre com atividades de ocupação de tempos livres e campos de férias. Tudo é feito a pensar nas crianças: do slide de 80 metros, ao air bungee. A atração maior é o percurso de arborismo com um Salto de Tarzan e uma tirolesa.

O Monte Selvagem, em Montemor o Novo, é um jardim zoológico, mas também a maior maternidade animal do Alentejo. Além do trabalho de preservação, é um espaço pensado para as crianças. Aqui as crianças podem ver lémures, macacos, cães da pradaria, avestruzes. Um sem fim de animais selvagens de todo o mundo. Na quintinha de animais domésticos, as crianças podem acariciar ovelhas e burros.

Para as crianças em dias de chuva

Eventualmente, poderá chover na Páscoa. Por isso, ficam aqui algumas sugestões de atividades debaixo de teto. O Laser Tag, em Coimbrões proporciona Um jogo de guerra suavizado o suficiente para ser jogado pelos mais novos, como simples brincadeira. Em vez das cápsulas de tinta do paint ball, as crianças trocam feixes de luz. São horas e horas de diversão! Num campo criado com insufláveis e em total segurança, os mais pequenos vão correr e pular até à exaustão.

Também “dentro de casa”, são as Escalada em Lisboa, na Vertigo. É um espaço de 400 m2, situado na zona oriental de Lisboa, com paredes para trepar até aos 4,8 m de altura em segurança. Nas férias da Páscoa tem cursos especialmente a pensar nos mais pequenos.

Para as crianças que querem aprender nas férias

O Oceanário de Lisboa é a primeira proposta para as crianças que querem aprender nas férias É um verdadeiro monumento à vida marinha. É também uma referência internacional como maior da Europa, nos seus aquários vivem 16 mil animais de 450 espécies. Com tanta variedade de animais marinhos, há com certeza um que vai apaixonar os seus filhos. As noites “Dormir com Tubarões” já são famosas e, diz quem experimentou, inesquecíveis.

Na mesma linha, o Fluviário de Mora é um aquário de água doce que recria diversos momentos do percurso de um rio, desde a nascente até à foz. Aqui é possível ver piranhas e tartarugas que são motivos suficientes para a visita. Mas há ainda lontras, rãs, cobras de água e todo o tipo de peixes de rio.

Para as crianças que pensam no futuro

Um museu que explica a história da mesada

No Museu do Dinheiro, em Lisboa, e ao longo de nove núcleos, é-nos dada a conhecer a História e o mundo daquele “metal precioso”. Apesar de instalado num edifício centenário, é um projeto museológico moderno, com as mais recentes linguagens. Além de mostrar a importância social e cultural do dinheiro, o museu tem também workshops para crianças.

A pensar, eventualmente numa futura profissão, o News Museum de Sintra é um museu inovador e interativo que ajuda miúdos e graúdos a perceber como se constrói uma notícia. Para as crianças tem exposições interativas com momentos históricos de que elas já ouviram falar mas que, se calhar, não entendiam ainda. Podem também pôr mãos à obra e montar as suas próprias peças jornalísticas em vídeo.

Para as crianças que só querem divertir-se

Portugal dos Pequeninos - Quilometrosquecontam

Já todos passámos por lá provavelmente. O Portugal dos pequenitos, em Coimbra, é talvez o primeiro parque temático em Portugal. Nascido nos anos 40, é o retrato de uma ideia de Portugal que, em grande parte já não existe. Para as crianças é um Portugal à sua medida, miniaturizado para que só elas possam viver este mundo. Estão aqui representados casas e monumentos de todo o país mas, no fundo, o que interessa aqui é brincar.

E para fechar, porque não passear de barco no Tejo? Há várias possibilidades de conhecer o Tejo e aproveitar a foz. Da vela ao remo, Lisboa  tem uma velha relação com o rio. Não precisa de ter filhos velejadores ou remadores para que eles aproveitem o Tejo. O Hipotrip, por exemplo, é um autocarro anfíbio que, em cerca de 90 minutos, leva a família toda para uma viagem divertida e diferente.

As pausas escolares nem sempre coincidem com os períodos de descanso dos pais, mas não é por isso que as nossas crianças devem passar as Férias de Páscoa em casa, agarrados à consola ou ao computador. Na Goodyear queremos motivar os nossos filhos para serem ativos e alertas e, mesmo que não os possamos acompanhar porque o trabalho não perdoa, há muitos programas e ideias por todo o país para ocuparem os tempos livres.

Good Year Kilometros que cuentan