Férias sem deixar de aprender

16 Março | 2016 | Goodyear

… e volta o desafio de ocupar as nossas crianças durante as férias da Páscoa… É um período curto, que pode facilmente sofrer com as inconstâncias meteorológicas, e para o qual muitos pais não conseguem marcar eles próprios um período de descanso. Mas pode ser complicado motivá-los a largar o comando da consola de jogos e a sair de casa, por isso fomos à procura dos programas mais divertidos para ocupar os tempos mortos nestas férias que começam agora a dia 18.

 

Mini-guia para as férias da Páscoa

De norte a sul do país não faltam opções para que a pausa da páscoa seja um período repleto de actividades. Mas nós não queremos só “entreter” os nossos filhos. Todas as actividades divertidas podem ser também oportunidades de educação e, fora do formalismo habitual na escola, estes podem ser momentos perfeitos para encontrarmos vocações escondidas. Que o digam os milhares de crianças que já se apaixonaram pela ciência num dos muitos Centros Ciência Viva espalhados pelo país.

Espreite então o nosso guia de actividades para as férias: seja qual for a apetência natural dos seus filhos, garantimos que encontrará aqui pelo menos uma sugestão que é exactamente à medida deles.

Férias “Debaixo de Água”

“Hoje sou…” é o mote para a próxima edição do programa “Férias Debaixo de Água”, no Oceanário de Lisboa. São cinco dias temáticos, cada um focado numa profissão que envolve a operação de um grande aquário que contribui para a conservação dos ecossistemas marinhos. As crianças dos 4 aos 12 anos, vão poder vestir a pele de biólogos, veterinários, mergulhadores, educadores marinhos e até advogados do mar, enquanto são sensibilizadas para a importância dos oceanos para o planeta e para a humanidade. No final das férias, os participantes serão “diplomados” em várias profissões do mundo marinho.

Campo selvagem

O ATL do Jardim Zoológico de Lisboa destina-se a crianças interessadas pela ecologia, dispostas a transformar-se em “Embaixadores da Natureza”. As actividades desenvolve-se entre encontros com tratadores, treinadores e outros técnicos do Zoo, oportunidades de interação que vão permitir conhecer mais de perto algumas espécies e visitar os bastidores. Para aqueles que gostam da vida selvagem, é uma excelente oportunidade para aprenderem e contribuírem para transformar o nosso Planeta num sítio melhor para viver.

 

Aprender o inglês nas férias

Aprender uma língua não precisa de ser um esforço e as crianças estão na altura ideal para assimilar conhecimentos que nós, adultos, já não conseguimos encaixar no pouco “espaço mental” que ainda guardamos para nova informação. Para tornar o processo ainda mais divertido, os Centros Helen Doron estão espalhados um pouco por todo o país e prometem uma série de actividades lúdicas e educativas para estas férias. Jogos, trabalhos manuais, dramatizações e até culinária fazem parte dos momentos que procurarão apresentar e aprofundar o inglês para crianças entre os 3 e os 12 anos.

Nos Jardins da Fundação

O programa de férias escolares de Serralves desenvolve-se entre 21 de março e 1 de abril e destina-se a crianças dos 4 aos 12 anos de idade. Entre os magníficos jardins da fundação, as actividades propostas procuram ensinar o contato entre arte e natureza, seja através da manipulação de materiais naturais, da escuta dos sons que nos rodeiam, ou da aprendizagem de técnicas de vídeo e fotografia. Também estão programados ateliers mais “convencionais”, em que as crianças irão aprender a cozinhar ou a pintar ou efectuar experiências científicas.

Pascoa - Quilometrosquecontam

A cavalo no Algarve

O Real Picadeiro, em Silves, pode ser uma solução diferente para as férias, e dar a  conhecer a equitação às suas crianças entre os 4 e os 16 anos. Este centro hípico fica em Pêra e tem programados diversos estágios para estas férias de Páscoa, divididos por três diferentes níveis de aprendizagem.Têm a duração de cinco a dez dias, constituídos por aulas teóricas (cavalo, ensino, veterinária, alimentação, ferração) e aulas práticas de maneio (cavalos, cavalariças, arreios), o que confere aos jovens cavaleiros boas bases para iniciarem o processo de aprendizagem ou aperfeiçoamento das capacidades e conhecimentos de equitação.

Ténis e não só

Mantendo o tema do desporto nas férias, o Carcavelos Ténis também tem preparado um programa todo ele dedicado a envolver os seus filhos em exercício físico e, pelo caminho, ensinar-lhes também um pouco mais sobre o ténis. Nestas férias, são muitas as atividades que podem desfrutar: ténis, padel, cinema, ping-pong, jogos tradicionais, futebol, golf, hóquei, arco e flecha e muito mais, num pacote completo de ideias para que nunca fiquem parados.

Notas de Páscoa

O Conservatório de Música de Sintra vai realizar a 2ª edição das Férias com Música na Páscoa, onde convida todos os participantes a embarcarem numa viagem no tempo. Nesta jornada irão conhecer a música do passado longínquo e do futuro distante, e trazê-la para o presente com um pequeno espectáculo final. Decorrerão duas oficinas por dia, sempre durante o período da tarde, e as inscrições estão abertas para alunos do conservatório e externos.

Aprender os segredos da Terra

Em Braga, a Escola da Terra pode ser a opção perfeita para crianças dos 6 aos 12 anos, com vontade de experimentarem uma série de diferentes actividades, muito práticas e divertidas, com as mãos na massa e bom sentido de humor. Decorrerão aqui workshops de culinária, atividades na horta pedagógica, teatro, reciclagem, pintura, e muito mais. Os temas passam por motivar os mais pequenos para as questões da alimentação saudável, do contacto com a terra e do respeito pelo meio ambiente.

Férias saborosas

Se há resultados bons de modas como a redescoberta dos programas de culinária ou do crescimento do número de espaços “gourmet”, é a quantidade de pequenos chef´s que, já a partir de tenra idade, mostram grande interesse pela cozinha. Por outro lado, o problema da obesidade infantil é já bem presente e resolve-se também com a criação de bons hábitos a partir de muito novos.  Durante estas férias da páscoa, a Vitamimos vai ter um curso de cozinha saudável onde, entre nuggets de frango e lasanhas vegetarianas, os nossos filhos poderão conhecer segredos de cozinha, ao mesmo tempo que são motivados para opções de alimentação mais equilibradas.

Good Year Kilometros que cuentan