Festas de aniversário: celebre sem perder a cabeça!

Festas de aniversário: celebre sem perder a cabeça, com algumas sugestões de locais para organizar o evento.

As festas de aniversário das crianças são sempre um momento especial. Descubra com a Goodyear ideias originais e práticas para uma verdadeira celebração! Apesar de ser apenas em Setembro que, estatisticamente, nascem mais crianças, nunca é cedo demais para começar a pensar onde e como vai organizar a próxima festa dos mais pequenos lá de casa. É que é uma coisa séria, porque é o dia em que a criança se sente especial, rodeada da família e dos amigos e empolgado com a antecipação dos presentes que aí possam vir.

Com a experiência que temos na Goodyear em matéria de festas de aniversário de crianças, partilhamos consigo algumas dicas que lhe permitem celebrar sem perder a cabeça. Afinal, o dinheiro não estica e praticamente todos os meses há alguma despesa que é preciso acautelar: os Reis, o dia dos Namorados, o Carnaval, a Páscoa, o Imposto de Circulação ou sobre Imóveis, as férias de Verão, o regresso às aulas, e o Natal, os seguros disto e daquilo e tantas outras despesas regulares e ocasionais.

Inclua as crianças nos preparativos

5 conselhos para organizar festas de aniversário sem perder a cabeça

Não sucumba ao instinto do “mais e melhor”, é o conselho mais básico e fundamental que lhe podemos dar. Recorde-se de como, quando também era pequeno, as festas de aniversário eram celebrações divertidas e simples. Nos últimos anos os pais parecem ter entrado numa vertigem sem fim à vista em que competem para ver quem é aquele que é capaz de organizar a festa de aniversário mais espetacular e grandiosa. Assim, o nosso primeiro conselho é que evite entrar nessa luta. A felicidade de uma criança mede-se com coisas muito mais simples do que uma festa particular do Cirque du Soleil. Se prefere espaços ao ar livre escolha um jardim perto de casa. Duas árvores permitem esticar uma corda com balões, com giz poderá fazer “macacas” no chão, cada criança poderá trazer a sua bicicleta ou trotineta além de que o espaço pode mesmo ter um parque infantil para que os miúdos gastem as energias em excesso.

Procure inspiração na rede. Hoje em dia, graças à Internet, temos à nossa disposição um sem número de sites e apps que nos dão ideias para decorar uma festa em modo “do-it-yourself” sem prejudicar muito a carteira.

Aqui em casa, por exemplo, somos fãs dos kits imprimíveis, temáticos e personalizáveis que se encontram pela rede. Pelo preço do papel e da tinta de impressão podemos montar qualquer tipo de tema, desde piratas à Patrulha Pata passando pelo Pijamax ou pela Luna.

Inclua as crianças nos preparativos. Aproveitando o ponto anterior, deve envolver as crianças na preparação dos materiais e da decoração. O mesmo para a escolha da comida e para tudo preparar. Conte com os seus filhos na organização, tire dúvidas com eles, faça-os sentir um elemento participante e importante em todo o processo. Eles adoram sempre uma festa de anos, mas o resultado será ainda melhor se tudo estiver como eles pediram e pensaram.

Comida mais saudável. O tempo dos sumos processados, refrescos e batatas fritas de mil e um sabores já acabou lá em casa. A Organização Mundial de Saúde alerta para a necessidade de reduzirmos os açúcares que usamos na alimentação dos nossos filhos e isso é uma oportunidade para a imaginação. Faça umas espetadas de fruta, biscoitos caseiros ou sumos de fruta natural, que são muito mais saudáveis e estará a fomentar bons hábitos nos seus filhos e em todos os convidados. Isso sim, é uma boa prenda de anos.

Amigos da natureza. A multiplicação dos copos utilizados é um fenómeno recorrente nas festas de aniversário. Ninguém sabe onde deixou o copo e é sempre mais fácil ir buscar um lavado. Acabe com isso. Com um marcador de tinta permanente escreva o nome de cada criança (e adulto) no copo. Cada um ficará responsável pelo seu copo e mesmo que o “perca” é sempre possível recuperá-lo. Vai ver que resulta. No final é lavar bem os copos (se necessário utilize um pouco de álcool) que o nome acaba por sair.

Festas de aniversário: celebre sem perder a cabeça!

Espaços para todos os gostos. Além do jardim nas proximidades da sua casa, poderá também celebrar em Parques de Merendas, Parques Infantis, Quintas Pedagógicas, restaurantes e até em museus como este ou estes.

Ignore aquilo que não consegue controlar. Este pode ser o conselho mais difícil de seguir pois, como bons anfitriões, queremos estar sempre em cima de tudo, que todos se sintam bem e que não falhe nenhum pormenor. Esqueça aquele copo que acabou de se partir ou o caos em que vai ficar a casa. Em vez disso, aproveite para relaxar e apreciar as festas de aniversário dos seus filhos: são momentos que nunca se repetirão e isso é que é realmente importante para as memórias da sua família.

Acima de tudo, esteja tranquilo para que tudo corra sobre rodas e para que a festa de aniversário dos seus filhos corra pelo melhor. Feliz Aniversário!