16 filmes de carros e corridas para os amantes do mundo do motor

6 Abril | 2020 | Goodyear

À procura de bons filmes para ajudar a passar a quarentena? Se é apaixonado pelos motores, não pode perder estas 16 fitas que fizeram história

São os melhores filmes de automóveis, 16 fitas em que o motor é o’verdadeiro protagonista, com corridas espetaculares, perseguições em ritmo acelerado, ambição, adrenalina, velocidade, carros velozes, motores feitos para rugir e que todos os apaixonados pelo mundo do motor devem ver pelo menos uma vez na vida. Pronto para uma maratona de cinema e adrenalina?

Velocidade Furiosa (2001)

“Fast and Furious” é a saga por excelência das corridas de rua. Nove filmes garantem o sucesso de uma série que promete  novos episódios e que sobreviveu à morte de Paul Walker e ao spin-off protagonizado por Dwayne Johnson e Jason Statham, “Velocidade Furiosa: Hobbs & Shaw”. Já existe uma data para Velocidade Furiosa 10: será em 2021, coincidindo com o vigésimo aniversário do primeiro filme da saga. A paixão atinge tais limites que o parque temático da Universal Studios, em Orlando, Flórida, abriu em 2018 a atração “Fast & Furious – Supercharged”, onde os amantes do motor podem visitar vários cenários inspirados nos filmes, como o centro das operações de alta tecnologia de Tej, e também desfrutar de 15 dos carros que aparecem nos filmes, do icónico Dodge Charger de Dom ao camião turbo de Letty.

Rush -Duelo de Rivais (2013)

Daniel Brühl e Chris Hemsworth foram os atores escolhidos para levar para o grande ecrã a histórica rivalidade entre os pilotos de Fórmula 1 Nikki Lauda e James Hunt. O filme centra-se na temporada de Fórmula 1 de 1976 e no duelo entre os dois pilotos, bem como no acidente que quase custou a vida de Lauda e o obrigou a usar, desde então, o seu característico protetor facial. Adrenalina, paixão e rivalidade são os ingredientes deste filme dirigido por Ron Howard. As filmagens tiveram lugar no antigo aeródromo da II Guerra Mundial em Blackbushe, nos circuitos ingleses de  Snetterton e Cadwell Park, bem como na lendária pista alemã de Nürburgring.

Um Golpe em Itália (1969)

Acabado de sair da prisão, o gangster cockney Charlie Croker (Michael Caine) planeia um assalto a um banco em Itália. O seu objetivo é criar o caos nas ruas de Turim utilizando três Mini Coopers, um autocarro e um Jaguar E-type. Ficamos com a versão original de 1969 de Michael Caine, embora não possamos esquecer o meritório remake de 2003 protagonizado por Charlize Theron, Mark Wahlberg, Edward Norton e Jason Statham.

Correio de Risco (2002)

Frank Martin rege-se por três regras simples: sem nomes, sem perguntas e sem renegociações. A sua filosofia e paixão por velocidade e adrenalina são a marca registrada da saga Transporter (4 filmes), que tem o selo de Luc Besson. Inspiradas na série de filmes BMW “The Hire”, as perseguições sucedem-se ao longo dos quatro filmes, três deles protagonizados por Jason Statham, um entusiasta do motor da vida real. Ao longo da saga, Frank Martin partilha o centro das atenções com carros como o BMW 735i 1999 ou o icónico Audi A8 W12 blindado da segunda e terceira fitas. Em “Transporter: Potência Máxima”, o mais recente filme da série até agora, Ed Skrein substitui Jason Statham no papel de Frank Martin e permanece fiel à marca Audi com o S8 4.0 TFSI, equipado com um motor V8 biturbo de quatro litros e 520 C.

Dias de Tempestade (1990)

Tom Cruise, Nicole Kidman e Robert Duvall colocaram-se às ordens de Tony Scott para dar vida às corridas da NASCAR. Eram os anos 1990 e o casal Cruise-Kidman ainda parecia indissolúvel. É uma história de ambição e superação, com corridas vertiginosas e a música apoteótica de Hans Zimmer como pano de fundo. Cole Trickle sofre um terrível acidente que o afasta das pistas, mas graças à sua atraente médica volta a acreditar em si próprio.

Transformers (2007)

A saga cinematográfica começou com Shia Labeouf, um adolescente que se vê apanhado numa guerra entre os heróicos Autobots e os malignos Decepticons, duas facções de robôs extraterrestres que conseguem ocultar-se transformando-se em máquinas do dia a dia, especialmente veículos. As forças armadas dos EUA e a General Motors (GM) emprestaram veículos e aeronaves durante as filmagens, economizando dinheiro na produção e acrescentando realismo às cenas de batalha. É inevitável rever alguns dos seus veículos mais emblemáticos: do Chevrolet Camaro de 1977 ao Pontiac Solstice (ambos personagens clássicos da série), passando pelo Mercedes-AMG GT R ou o Lamborghini Centenario de Transformers 5.

Bullitt (1968)

Bullit deve ser lembrado pelo magnetismo de Steve McQueen e pela mais famosa cena de perseguição de todos os tempos. Ao volante de um Ford Mustang GT-390 verde escuro, Bullit persegue dois assassinos a soldo num Dodge Charger R / T preto. Em 2001, a Ford anunciou uma edição limitada do Ford Mustang GT “Bullit”, com alto desempenho no estilo do carro do filme de 1968 e que imitava o seu som lendário. Apaixonado pelo automobilismo, McQueen tem na sua filmografia outro grande filme sobre carros. Falamos de “Le Mans” (1971), uma homenagem a um dos maiores circuitos da história do automobilismo.

Carros (2006)

Faísca McQueen é o protagonista das três fitas de Cars, série de animação da Pixar recheada de piscadelas de olho à cultura popular. Por exemplo, o apelido do protagonista é uma homenagem ao realizador e supervisor de animação Glenn McQueen e ao ator Steve McQueen. A marca de pneus usada por todos os carros é a fictícia Light Year, muito semelhante à Goodyear, não acha? E uma referência clara a outro personagem da Pixar, Buzz Lightyear. Faísca MacQueen é um Chevrolet Corvette C6, “leve como uma motocicleta, poderoso como um camião”, e no filme sucedem-se modelos icónicos das principais marcas norte-americanas: Porsche 996 (Sally), Hudson Hornet (Doc Hudson) ou Plymouth Superbird (O Rei). A primeira parte da saga foi nomeada para dois Oscares, incluindo Melhor Filme de Animação, e ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação.

Senna (2010)

Ayrton Senna foi um dos maiores pilotos da história do automobilismo e, como as grandes lendas, desapareceu prematuramente. Em 2010, o realizador Asif Kapadia culminou um trabalho de três anos que resultou neste documentário, Senna, que segue a vida do piloto brasileiro ao longo da sua carreira na Fórmula 1 até à sua morte trágica, no Grande Prémio de San Marino de 1994. Imagens chocantes e inéditas misturam-se com outras mais íntimas para conhecer quem foi na realidade Ayrton Senna, ‘o piloto de Deus’.

60 Segundos (2000)

Nicolas Cage é um ladrão de carros que se envolve numa história incrível por causa do seu irmão: ele decidiu há muito tempo abandonar a vida do crime, mas agora tem de roubar 50 carros de luxo numa noite, se quiser salvar a vida do seu irmão. O filme, um remake de outro filme de 1974, é acelerado e os amantes de carros não podem deixar dede apreciar o Mustang Eleanor de Cage.

Need for Speed: O Filme (2014)

Aaron Paul, um dos protagonistas de Breaking Bad, tem uma oficina onde  transforma veículos de série em carros desportivos para participar em corridas ilegais. Depois de deixar a prisão por um crime que não cometeu, parte à procura de vingança pela morte do seu melhor amigo, que morreu numa dessas corridas. Um filme cheio de adrenalina, no qual o barulho dos motores e o cheiro da gasolina atravessam a tela.

O Grande Prémio (1966)

Um filme sobre a vida de um piloto de Fórmula 1, da sua descida ao inferno depois de causar um acidente à sua consagração, quando já ninguém contava com ele. Um filme de culto para os amantes da gasolina com imagens impressionantes, que lhe renderam vários Oscares e que foi um grande êxito devido, em parte, à presença de grandes pilotos da época, como Juan Manuel Fangio, Jack Brabham ou Jim Clark.

A Grande Corrida à Volta do Mundo (1965)

No mesmo ano em que O Grande Prêmio triunfava entre os amantes da Fórmula 1, outro filme dedicado às corrida estreou nos cinemas, embora nada tivesse a ver com o Grande Circo. Tony Curtis, Natalie Wood e Jack Lemmon embarcam numa corrida louca entre Nova Iorque e Paris, na qual a comédia substitui a emoção da gasolina. No entanto, para os amantes de carros, é mais uma fita essencial, pois todos os carros desportivos que aparecem foram feitos especificamente para o filme.

As Corridas Loucas de Ricky Bobby (2006)

Outra comédia sobre carros e velocidade na qual Will Ferrell interpreta Ricky Bobby, que desde muito jovem perseguiu um único sonho na vida: vencer corridas. O diretor Adam Mckay conta a história de um piloto de sucesso da NASCAR até sofrer um acidente que o faz repensar a sua vida. Um filme divertido e emocionante, sem grandes pretensões.

Corrida Alucinante (2001)

Sylvester Stallone veste a pele de Joe Tanto, um piloto reformado que vive obcecado com os erros do seu passado. Um acidente quase lhe custou a vida e provocou o adeus à competição mais cedo do que ele gostaria, mas agora terá uma segunda oportunidade de ajudar um dos melhores pilotos do momento. Um filme cheio de ação para o prazer dos amantes das quatro rodas, já que as seqüências filmadas nos circuitos são realmente espetaculares.

Le Mans ‘66: O Duelo (2019)

E, como bónus, para completar uma maratona de fim de semana, não podemos ignorar um dos mais recentes filmes motorizados: Le Mans ‘66: O Duelo. O filme protagonizado por Christian Bale e Matt Damon narra uma das vitórias mais especiais da Goodyear nas 24 Horas de Le Mans, em 1966. Um duelo entre dois titãs, Ferrari e Ford, e uma história de motor e competitividade. Na história do automobilismo, Le Mans é um circuito icónico. Muitos são os marcos do desporto automóvel, entre os quais as 14 vitórias da Goodyear nas 24 horas de Le Mans e as suas 368 vitórias na Fórmula 1.

Filmes de ação, de corridas e de competição, indicados para os amantes da velocidade e do mundo do automobilismo. Os seus verdadeiros protagonistas são os carros e os seus fãs contam-se aos milhões. São estes  os melhores filmes do mundo do motor? São estes os carros mais icónicos do cinema de todos os tempos?

Good Year Kilometros que cuentan