Fim de semana “embruxado”

30 Outubro | 2015 | Goodyear

Para quem já passou a faixa dos 30, o Halloween continua a ter laivos de novidade. No “nosso tempo” falava-se em noite das bruxas e a manhã seguinte é que seria dedicada à romaria de porta-em-porta. “Pão por Deus” dizíamos, em vez do “Doces ou travessuras” da nova geração. Apesar das novas matizes, a tradição ainda é o que era: é um momento em que se mistura a celebração com o receio do desconhecido. Se ainda não tem planos que envolvam mortos-vivos, vampiros ou lobisomens, espreite algumas das nossas propostas porque o Halloween é já este fim de semana!

Nem precisa de máscara

Na tradição celta pagã, entre dia 30 e dia 2 os limites entre o mundo dos vivos e dos mortos desaparecem e arriscamo-nos a encontros sombrios à noite. Se na festa original cantava-se e dançava-se para afastar os maus espíritos, quando é adaptada ao catolicismo durante a idade média divide-se em duas datas: a 1 de Novembro recordam-se as almas dos Santos e no dia seguinte ruma-se aos cemitérios pelas almas dos defuntos. Muito antes de abraçarmos com toda a convicção o “novo” Halloween que nos chega por via americana, a recordação do mundo dos mortos tinha já estas datas marcadas no calendário e nem precisava de máscaras de zombies para se afirmar.

Bruxas - Quilometrosquecontam

Festas e desfiles em Lisboa e Porto

Esperamos que esta conversa sobre tradições não engane o leitor: somos fãs desta moda dos desfiles e festas de máscaras e, para sorte nossa, este ano calha a um sábado, o melhor dia da semana para nos arriscarmos a uma noite de susto, mas as propostas arrancam logo a 30 de Outubro.

Começamos a nossa lista de recomendações por Lisboa onde, nessa noite, com ponto de encontro marcado na estação de comboios da Avenida de Roma, dá-se a 2ª edição do Lisboa Halloween Parade. Entre no espírito da noite, vista-se a rigor e junte-se ao maior desfile de máscaras dedicado à noite das bruxas, vampiros, zombies e lobisomens.

Ainda por Lisboa, seguimos agora para os mais pequenos e num formato que não os vai assustar: no dia 31, a partir das 16h00, a MEO Kids e a SIC K vão ter uma festa de Halloween, com máscaras e surpresas que deverão envolver personagens dos desenhos animados daqueles canais. Passando para um público adulto mas continuando a falar de televisão, se é seguidor da mais conhecida série de mortos-vivos da actualidade, a Fox convida-o a ir à LX Factory onde, a partir das 23h, a música vai estar a cargo de DJ Kamala, DJ Nokin e DJ João Vaz da Rádio Comercial.

Para a “party people” do norte, a celebração poderá ser bem dura mas dançável: sempre com o tema do Halloween, o Hard Club recebe o drum´n´bass na sexta e o trance no sábado. Seja qual for a sua “tribo”, a clássica sala da “Invicta” está apostada em marcar a data. O sábado inclui ainda uma proposta para toda a família e o Palácio das Artes convida todos os visitantes a aparecerem mascarados.


Propostas diferentes

Se está à procura de ideias originais, para celebrar a noite das bruxas de forma diferente, também temos propostas para si. Em Alvalade, a ZBX vai ser um evento imersivo onde os participantes serão largados dentro de um labirinto para participarem de um jogo onde são perseguidos por zombies. Vai ser uma mistura entre um filme e um jogo ao vivo que nos deixa muito curiosos. Também em passo acelerado, o parque de Monsanto irá receber a Run Party Halloween (http://xistarca.pt/eventos/run-party-halloween), uma corrida nocturna de 5kms.

Terminamos os nossos destaques no Porto, no World of Discoveries, onde o Hallo History é um jantar temático que promete apresentar macabras supresas a todos os convivas. É um formato de eventos que ganha cada vez mais adeptos por essa Europa fora e que não queremos perder a oportunidade de experimentar.

…e ainda

Não iremos conseguir percorrer todo o país neste halloween, mas deixamos aqui mais algumas sugestões que nos chegaram à caixa de correio:

Trilho das Bruxas do Gerês – passeio nocturno com a teatralização de lendas da região.

Halloween de Vilar de Perdizes – Aqui é o local por excelência das lendas e tradições portuguesas. Venha combater as forças malignas!

NoiTTe das Bruxas na Arrábida – Um passeio em  todo o terreno com um jantar “assombrado” no meio da Serra.

Passeio Nocturno por Sintra – Há poucas coisas mais aterradoras do que um passeio sem Lua pela zona dos Capuchos…

“Halloween Horror Film Festival” em Portimão – Entre dia 30 e dia 1, Portimão conta com um festival de cinema de terror que termina com festa e concurso de máscaras.

Good Year Kilometros que cuentan