Fim de semana histórico em Loures e Palmela

Em Loures e Palmela ocorrem no fim de semana de 25, 26 e 27 de Setembro duas feiras de reconstituição histórica

Este fim de semana vamos recuar no tempo e visitar uma feira de época. Depois de o “bichinho” se ter instalado em nós com tanta série de televisão e romances best-seller, andamos com vontade de experimentar uma reconstituição histórica e descobrir como era a vida dos nossos antepassados. Felizmente, nestes próximos dias, muito perto de Lisboa, em Loures e Palmela, há duas boas propostas para nos sentarmos ao volante e rumar a uma feira de época.

Com a promessa de muita animação, recriação histórica e jogos tradicionais, as feiras de época, desde o período medieval até às guerras napoleónicas, chegaram para ficar e não são só motivo de interesse para “geeks” da História. Se, como nós, é fã de gastronomia, música e diversão, vai encontrar aqui uma oferta mesmo ao seu gosto.

Gastronomia medieval - Quilometrosquecontam

Uma visita a Loures histórica

Escolher uma feira histórica a visitar só depende das nossas paixões e este fim de semana temos duas opções: a idade média em Palmela ou o período setecentista em Santo Antão do Tojal. Nós aqui, que tanto gostamos de elmos de cruzados como de perucas empoadas, vamos às duas.

Perto de Loures (seguindo pela CREL), na Feira de Santo Antão do Tojal (26 e 27), recuamos ao séc. XVIII. A partir da tarde de sábado e durante todo o domingo, as ruas da freguesia, enchem-se de centenas de figurantes em roupa de época que irão encenar uma série de quadros da vida da altura. Bem humorados que somos, estamos com vontade de assistir a uma zaragata entre os aguadeiros e suas mulheres, aos gritos dos pregões ou aos números de saltimbancos acompanhados pelo som da gaita de foles. Há também visitas animadas ao Palácios dos Arcebispos e diversas apresentações musicais programadas.

No sábado, a noite inclui um cortejo noturno com a “presença” de El Rei D. João V no coche Rea, e a benção dos sinos que irão para o Convento de Mafra. No domingo, a festa acaba com dança e um churrasco popular aos estilo da época.

Cruzados de regresso a Palmela

No Castelo e Centro Histórico de Palmela (N52 a partir de Setúbal ou do Montijo), que já foi palco de lutas entre cristãos e mouros, a Idade Média regressa durante três dias (25, 26 e 27), com bailes, danças populares, jogos tradicionais, demonstrações de armas, torneios, desfiles temáticos, artes de rua e um mercado medieval.

Este ano, o evento vai retratar a época do cerco de Lisboa em 1384, a figura de D. Nuno Alvares Pereira e as suas deambulações na margem sul à data. Entre as atrações disponíveis em Palmela, aquela que mais aguardamos e que nos irá, sem dúvida, fazer as delícias, é o aluguer de vestuário. Por uma pequena quantia, a organização aluga trajes de epoca e nós estamos confiantes que uma armadura de cruzado, com a cruz vermelha ao peito, iria ficar-nos mesmo bem. Há coisas que temos que fazer pelo menos uma vez na vida…