As 5 florestas mais espetaculares de Portugal

25 Janeiro | 2019 | Goodyear

Se está a pensar fazer uma escapada de inverno, a floresta pode ser uma opção com o inerente contato direto com a natureza. O tempo mais frio – a menos que seja demasiado – não impede muitos portugueses de viajar e conhecer o país. Até porque, nesta altura do ano, os preços do alojamento e até das refeições são mais baixos.

Prepare o carro para a viagem, pegue nas crianças e venha com a Goodyear conhecer alguns dos mais belos bosques de Portugal. Estes são espaços naturais cada vez mais relevantes para o turismo, ao atrair portugueses e estrangeiros, com atributos indissociáveis do turismo de natureza.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Uma das opções mais óbvias é o Parque Nacional Peneda-Gerês, um dos lugares mais belos do país, onde se multiplicam trilhos mais ou menos escondidos, onde abundam as opções de percursos pedestres, canoagem, entre tantas outras atividades.

Dona de belezas naturais indiscutíveis, a região do Gerês tem uma paisagem sem paralelo em Portugal Continental mas continua a ser uma ilustre desconhecida para muitos.

Mesmo com cada vez mais portugueses a terem a hipótese de optar por curtas escapadelas, continua-se a optar preferencialmente pelo litoral, deixando a serra para outras oportunidades. Mas poucos sítios do país apresentam tantos motivos de interesse como o Gerês.

Outono romântico: 5 miradouros para a estação dourada

Mata do Buçaco

Mais abaixo, a Mata do Buçaco, ou “bosque encantado”. Aqui há duendes, rãs e muito ar puro: tudo bons motivos para levarmos a família toda até ao Luso para um passeio no meio da natureza.

Com um denso verde que vai até onde a vista alcança, é difícil acreditar que o Buçaco já foi um “deserto”. A centenária mata é um local digno de aparecer em qualquer história de fadas, e tem a magia necessária para seduzir a família inteira para um dia de atividade física e (re)encontro com a natureza.

Na Mata do Buçaco, mais conhecida por “bosque encantado” podes fazer o percurso histórico e botânico no meio de uma selva tropical. Aventure-se!

Serra do Bucaco - Quilometrosquecontam

Reserva da Faia Brava

Dentro do Parque de Coa, fica a Reserva da Faia Brava, um local ainda praticamente desconhecido, mas com uma paisagem riquíssima. Perto de Figueira de Castelo Rodrigo, na Guarda é uma área protegida privada onde os animais habitam em liberdade e as pessoas podem pernoitar sob as estrelas, mas com glamour.

São, atualmente, entre 800 e 1000 hectares de área protegida a 14 quilómetros de Figueira de Castelo Rodrigo, entre a cordilheira da serra da Marofa e o manto de vinhas do Douro, no coração do canhão fluvial do rio Côa. A classificação foi conquistada em 2010 pelo então Instituto de Conservação da Natureza. É gerida pela Associação Transumância e Natureza (ATN) e é uma área-piloto do projeto europeu Rewilding Europe para a criação de áreas naturais silvestres e desenvolvimento de turismo de natureza na Europa.

Cinco passeios de Outono para apreciar a natureza

Parque Natural de Sintra-Cascais

O Parque Natural de Sintra-Cascais (PNSC) estende-se do limite norte do concelho de Sintra até à Cidadela de Cascais. Além disso, a serra de Sintra, com 528 metros de altitude, é o elemento dominante, a que se junta uma extensa área rural e uma belíssima costa.

Além dos percursos oficiais, há muitos outros pontos que pode aproveitar para visitar. Deixe-se embalar não só pelos perfumados aromas dos seus jardins como também pela sombra dos Parques da Pena e Monserrate. Na descida para o mar, a Peninha funciona como janela panorâmica para o Parque Natural, com vista desde o cabo Espichel até ao Carvoeiro. Não deixe de levar as suas crianças num passeio em bicicleta elétrica. Assim poderá apresentar aos mais novos as magníficas paisagens da serra, às preocupações ambientais e ao desporto.

Sintra natureza - Quilometrosquecontam

Bosque de Laurissilva

Outra floresta maravilhosa fica no Arquipélago da Madeira. Laurissilva é o nome dado a um tipo de floresta húmida subtropical, composta maioritariamente por árvores da família das lauráceas e endémico da Macaronésia, região formada pelos arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde.

Este tipo de floresta tem a sua maior expressão nas terras altas da ilha da Madeira, onde se encontra a sua maior e mais bem conservada mancha. O Bosque de Laurissilva da Madeira foi declarado Património Mundial da Humanidade em 1999.

Destinos na moda em 2018

E ainda…

Claro que estes são apenas alguns dos exemplos das florestas de Portugal. Mas há muitas mais, a começar pelos restantes parques naturais, um tema que a Goodyear abordou anteriormente em dois artigos publicados no ano passado aqui e aqui.

Good Year Kilometros que cuentan