Fotógrafos nacionais que nos mostram o mundo

24 Abril | 2020 | Goodyear

Uma seleção dos melhores fotógrafos portugueses de viagens para seguir enquanto está confinado em casa

Quando voltaremos a poder viajar? Ou, pelo menos, passear? A normalidade tarda em regressar, refém da pandemia que ainda alastra pelo globo. Encerrados em casa, com movimentos limitados, resta-nos recordar as viagens que fizemos e sonhar com as que queremos ainda fazer.

Temos, assim, de viajar sem sair de casa, seja através da televisão e das plataformas de streaming ou, porque não, do trabalho dos fotógrafos que fizeram das viagens pelo planeta o seu modo de vida. E há muitos e bons exemplos em Portugal de fotógrafos especializados a mostrar-nos a beleza natural e o quotidiano dos habitantes por este mundo fora, dos locais mais turísticos aos cantos mais remotos do planeta, sendo que o seu trabalho pode ser seguido nas redes sociais, principalmente no Instagram, a plataforma da imagem por excelência.

Como Joel Santos, um economista de formação que trocou os números pelas imagens e que fez do mundo o seu local de trabalho. Já com vários livros de viagens publicados, as suas fotos foram reconhecidas em 2016 com o prémio de Travel Photographer of the Year, com imagens capturadas com drone em locais como o vulcão Erta Ale e o Deserto do Sal, na Etiópia. O seu trabalho já foi publicado na National Geographic, no Telegraph ou no Courrier.

Outro fotógrafo de viagens português cujo talento já é reconhecido internacionalmente é José Sarmento de Matos, cujo trabalho se divide entre a Lisboa natal e Londres, onde ensinou até 2019 fotojornalismo e fotografia documental. Repórter fotográfico freelance, tem calcorreado o mundo a captar imagens para publicações de renome como o New York Times, a Bloomberg News, o Le Monde, a Wired ou a Newsweek. Foi, em 2015, considerado pela Magnum como um dos 30 melhores fotógrafos do mundo com menos de 30 anos em janeiro deste ano iniciou uma parceria com a Canon para fazer workshops de fotografia no nosso país.

Casal viajante

Um nome, ou melhor, dois nomes, que já se tornaram conhecidos dos portugueses é Raquel e Miguel, como mostram os mais de 700 mil seguidores no Instagram. O casal viaja por esse mundo fora a tirar fotografias desde 2017, imagens que, para além da rede social, pode ser vista no seu blogue de viagem. Foi em 2016 que deixaram os seus empregos e partiram para a Índia, o primeiro de muitos destinos.

Com mais de 13 mil seguidores no Instagram, Arlindo Camacho é mais conhecido pelos retratos que faz de músicos portugueses e de outras figuras públicas, mas as viagens fazem também parte do seu portfolio. Trabalha atualmente para as revistas Visão e Prima e expõe com regularidade.

Outro nome incontornável é o de Filipe Morato Gomes, blogger de viagens e presidente da ABVP – Associação de Bloggers de Viagem Portugueses. Dos glaciares da Islândia aos fiordes da Nova Zelândia, o fotógrafo que também dá pelo nome de Alma de Viajante já deu voltas ao mundo.

Já distinguido com vários prémios, João Sousa já percorreu o mundo a fotografar para várias publicações especializadas de viagens e de fotografia em diversos países. Vive atualmente no Líbano.

Outro nome já reconhecido é Gabriel Soeiro Mendes. Distinguido com o prémio de melhor blogue de fotografia de viagens BTL em 2014, 2015, 2016 e 2018 e com o primeiro lugar nos Momondo’s Open World Awards em 2017, as suas imagens vêm sempre acompanhadas por uma história.

Com quase três mil fotos publicadas na sua conta de Instagram, as viagens de João Pedro Almeida já o levaram da ilha de Leve-Leve, em São Tomé, à Índia e a Myanmar, numa paixão que começou ainda na infância com uma câmara Yashica que ainda hoje utiliza.

Percorra então os portfolios destes fotógrafos nacionais e comece a pensar para onde viajará quando puder voltar a sair de casa, sempre com a certeza de que vai ficar tudo bem.

Good Year Kilometros que cuentan