10 gadgets curiosos para os amantes de carros

11 Abril | 2019 | Goodyear

Os apaixonados do mundo automóvel têm uma cada vez maior oferta de gadgets para personalizar os seus carros. Comodidade, eficiência e os últimos avanços tecnológicos reúnem-se no mercado para disponibilizar aos condutores aplicações, sistemas integrados e dispositivos que facilitam a condução. A Goodyear apresenta-lhe alguns dos gadgets mais curiosos para os amantes de carro: detetores de colisão, dashcams e hardware específico para condutores.

Dashcam do Cadillac CT6

Começamos esta lista de gadgets curiosos com um dos dispositivos integrados no Cadillac CT6 2018. Trata-se de uma dashcam de série que permite a gravação do que acontece à frente do carro durante a condução. A instalação de uma câmara de vídeo, ou dashcam, no tablier, como gadget integrado é a novidade do Cadillac CT6. Existem dispositivos externos para acrescentar aos veículos. Mas tenha em conta o Regulamento Geral de Proteção de Dados, pois as imagens captadas só poderão ser utilizadas a nível privado. Quer dizer que não se pode utilizar as imagens que permitam a identificação de um pessoa ou veículo como prova em tribunal, sem autorização das pessoas cujas imagens foram gravadas, o que impede a entrega do material à seguradora para demonstrar a culpa de um terceiro.

Detetor de impacto Jaguar Land Rover

O grupo Jaguar Land Rover está a desenvolver um detetor de impacto integrado. Este sistema, em fase de investigação desde 2015, localiza buracos, avalia o estado do asfalto e permite compartilhar a informação com outros veículos e com as próprias autoridades para alertar para a necessidade de reparação do pavimento. O projecto da Jaguar Land Rover prevê uma segunda fase na qual se antecipa a incorporação de uma câmara estereoscópica de orientação frontal e sensores para poder avaliar antecipadamente a superfície da estrada. O detetor de impacto já foi testado em várias unidades do Range Rover Evoque y Discovery Sport.

Audi e como evitar os semáforos vermelhos

É igualmente um gadget integrado. A Audi anunciou a comercialização do sistema TLI (Traffic Light Information) que recolhe a informação de trânsito, mais concretamente os semáforos vermelhos.

A tecnologia permite captar a iminência de um “vermelho” e recomenda ao condutor a velocidade adequada para evitar ter de parar.

O GLOSA, o assistente de velocidade para optimização da luz verde nos semáforos (Green Light Optimization Speed Advisory) já pode ser utilizado em mais de 4600 cruzamentos de 13 cidades dos EUA.

A saber: Las Vegas (Nevada), Los Angeles e São Francisco (Califórnia), Orlando (Florida), Dallas e Gainesville, Houston (Texas), Denver (Colorado), Kansas City (Kansas), Phoenix (Arizona), Portland (Oregão) e Nova Iorque (Nova Iorque) e Washington D.CA tecnologia está a ser desenvolvida desde 2016 e, actualmente está limitada a determinados cruzamos. Não há ainda data prevista para a implementação na Europa. Todos os modelos Audi, excepto os A3 e TT, já incluem TLI.

Blindagem especial do Cadillac Escalade

Mais que apenas um gadget integrado, o Cadillac Escalade incorpora todo um sistema de blindagem. O especialista AddArmor blindou o veículo até ao nível B6 que inclui um sistema de detecção ativa de minas e explosivos, uma câmara de visão nocturna 360º, um telefone de emergências internacional e um sistema de dados monitorizados por um Centro de Comando de Operações Especiais (GSOC). Além da blindagem do chassis e dos cristais e dos gadgets mencionados, o Cadillac Escalade inclui sirene, pneus run flat, puxadores de porta electrificados, ejectores de gás pimenta, caixas de segurança ocultas e um sistema de emissão de fumo que garante a segurança dos ocupantes do veículo perante possíveis ameaças ou ataques.

Sistema de controlo de pressão de pneus

Circular com a pressão correta nos pneus  é fundamental para garantir a segurança da condução, aumentar a vida útil do pneu e poupar combustível. Desde 2012, a legislação europeia obriga a que os novos modelos estejam dotados com uma série de sensores de pressão directamente nos pneus.

No mercado há igualmente à venda vários dispositivos externos para a monitorização da pressão dos pneus. Este tipo de gadgets para o carro informam o condutor do estado dos seus pneus 24 horas por dia. Controlam a pressão através de sensores instaladas em cada válvula do pneu, tanto quando o veículo está em marcha como quando está parado.

Porta-chaves inteligente

Entre os mais económicos e vendidos gadgets para carros estão os porta-chaves inteligentes que, graças à conetividade GPS do dispositivo onde se colocam as chaves do carro, permitem controlar a sua localização. O gadget inclui uma app compatível que indica onde estão as chaves e envia notificações para o telemóvel ao afastar-se do local.

FIXD: o que diz o seu carro

O FIXD é um gadget pensado para que os condutores saibam o que se passa no seu veículo. Para isso, através de um sistema de sensores traduz os diferentes indicadores luminosos e códigos do painel de controlo do carro apresentando um diagnóstico de possíveis avarias ou falhas. Funciona com qualquer automóvel vendido nos EUA desde 1996.

O sensor de veículo FIXD liga-se directamente no tablier do automóvel através da porta (On Board Diagnostics-II), e através de bluetooth conecta-se ao telemóvel. A app avisa para uma possível ida à oficina e até o custo aproximado da avaria.

Odii: não há canto inacessível

Para recuperar os objectos que desaparecem no automóvel entre as dobras dos bancos ou debaixo dos tapetes nasceu o Odii. É um braço mecânico que, graças à sua flexibilidade e com uma resistência de até quatro quilos, permite alcançar qualquer canto.

O Odii tem ímãs para facilitar a recuperação de objectos de metal e uma luz para procurar às escuras.

Novo Spotify para carros

Há tempos havia rumores de que a Spotify estaria a trabalhar num dispositivo para reproduzir música através da sua plataforma nos carros. Até agora, o melhor método para conector o Spotify a um automóvel é através do Android Auto e do Apple CarPlay. A mais recente actualização Android renovou esta opção com um modo de visualização para carros simplificada que se ativa ao conectar a plataforma com o Bluetooth do carro.

O futuro gadget, por agora apenas um rumor, também utilizará conectividade sem fios para reproduzir música num ecrã táctil. O dispositivo poderá chegar ao mercado ainda este ano, com a colaboração da Flex, uma empresa de hardware.

Assim será mais fácil ouvir as listas de músicas de viagem que partilhamos regularmente consigo.

Tidal: música em streaming by Mercedes

No âmbito dos serviços de música em streaming, a Mercedes acaba de apresentar a Tidal, que se integra com o MBUX, o avançado sistema de info-entretenimento da marca. Esta nova aplicação integrada permite aos utilizadores desfrutar de 12 meses de música gratuitamente e permite colocar a tocar a sua música preferida ao dizer apenas “Hey Mercedes”. A plataforma conta com quase 60 milhões de músicas em alta qualidade.

As novas tecnologias dão aos condutores e apaixonados pelos carros inúmeros gadgets para o carro, aplicações e dispositivos pensados para facilitar a condução e criar um ambiente cómodo e acessível para todos os ocupantes do veículo.

Good Year Kilometros que cuentan