Gadgets integrados para facilitar a condução

5 Abril | 2016 | Goodyear

Desempenho, preço, comodidade, desenho… e também tecnologia. Para facilitar a condução da viatura e incrementar a segurança ao volante, os automóveis de últimas gerações incorporam mais e melhores gadgets integrados em distintas partes ou em aplicações para os nossos smartphones, Inovações que a eletrónica de consumo acrescenta aos nossos carros para simplificar o trabalho do condutor e consolidar uma experiência mais confortável se segura na estrada.

A seguir, apresentaremos uma lista com 10 dos mais úteis (alguns deles ainda em fase de desenvolvimento).

Para ver quando há pouca luz. Os sistemas de visão térmica  ou FLIR (Forward Looking InfraRed) são os gadgets que servem para ver melhor quando conduzimos à noite e em vias mal iluminadas. Através de infravermelhos, são capazes de localizar quaisquer obstáculos, pessoas ou animais que estiverem na estrada ou puderem aparecer de modo iminente.

Para não ficar dormidos. Dispositivos portáteis que, através de uma app no móvel, nos mantêm alerta. O gadget deteta o seu nível de atenção e se não estiver concentrado na estrada emite um som para lembrar a importância de se manter sempre ativo ao volante. Depois do som, se não reagir durante os seguintes 20 segundos, a aplicação notifica aos seus contactos o risco.

Para estacionar mais facilmente. Sensores de estacionamento sem fios para favorecer as manobras. Utiliza sinais auditivas e a vibração para informar da proximidade de outros veículos ou qualquer obstáculo.

Para entender os sinais de alerta do carro. Existem dispositivos que se encarregam de traduzir as indicações luminosas que o carro  dá quando algo falha (níveis de óleo, de água, fluido de travões…) e além disso dizem quanto é que custaria aproximadamente a visita à oficina.

Apps conduçao - Quilometrosquecontam

Para evitar buracos. Sistemas automáticos de detecção de buracos que identificarão onde estão, o seu tamanho e o seu impacto no veículo. Além disso, a informação será transmitida a outros condutores e aos organismos oficiais que devam arranjá-la.

Para eliminar os pontos cegos. São espelhos que servem para aumentar a nossa categoria de visão e que não haja, por tanto, pontos cegos no nosso caminho. A instalação é simples e pode-se utilizar em diferentes veículos.

Para evitar riscos se o seu filho pegar o carro. Um sistema de programação através das chaves e o centro de telefonemas do veículo que permite limitar a velocidade e outros aspetos importantes para preservar a segurança. Tem o controlo do veículo embora não o conduza você próprio e assim poderás deixar o carro ao seu filho certificando-se de que não corra tanto como ele quer.

Para o ligar sem chaves. Simplesmente através de um botão, sendo as chaves somente o método de acesso ao carro, mas não o de arrancar o motor. Muito útil para o carro se aquecer em nevadas ou baixas temperaturas.

Para perfumar de forma elétrica. Sem necessidade de ambientadores e de mudar aqueles.. O ambientador elétrico, além de assegurar um bom cheiro no interior do veículo, apura o ar eliminando pó, fumaça, cabelos, vírus, pólen, bactérias, etc.

Para controlar o consumo de combustível. Preocupar com a sustentabilidade ambiental e poupar é agora mais fácil porque há dispositivos que assinalam as rotas que exigem menor despesa energética e  informam da velocidade adequada para não esbanjar gasolina.

Em definitiva, estes mecanismos servem para simplificar a condução e fazê-la estável, cómoda e divertida. Uma experiência bem mais relaxadora.

· ·

Good Year Kilometros que cuentan