Goodyear regressa à competição

3 Setembro | 2019 | Goodyear

A Goodyear está de Volta à competição internacional através do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC). O regresso está marcado para a temporada 2019/20 e incluirá uma das corridas mais icónicas do automobilismo, as 24 Horas de Le Mans.

O anúncio do regresso da Goodyear ao circuito de competição europeu e internacional é o primeiro passo para o retorno às competições de primeiro nível e produz-se à margem do Campeonato Europeu de Camiões da FIA onde a Goodyear continua a ser o pneu oficial.

Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o regresso da Goodyear à competição: datas, palmarés, pneus…

O regresso à competição de primeiro nível requer o desenvolvimento de pneus que garantam resultados no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), incluindo a prova de fogo: a corrida das 24 Horas de Le Mans. Para tal, no último ano foi desenvolvida uma nova gama de pneus para os protótipos que disputarão as 24 Horas de Le Mans. 

Os centros de inovação Goodyear em Hanau (Alemanha) e Colmar-Berg (Luxemburgo) foram os locais eleitos para o desenvolvimento dos pneus de competição, centros em que se fabrica também a última gama de pneus para automóveis particulares: os Eagle F1 SuperSport, lançados este ano para o mercado de automóveis desportivos de alta prestação e track days. Desta forma, a Goodyear quer assegurar a transferência de tecnologia e de conhecimento entre as gamas de estrada e competição, beneficiando assim o rendimento de ambas.

Calendário do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA

A previsão é que os pneus Goodyear façam a sua estreia no início da temporada 2019/2020 do Campeonato do Mundo de Resistência em Silverstone. A competição é feita de corridas de longo curso que se disputam em quatro continentes, incluindo as 24 Horas de Le Mans, uma prova em que já foi ganha por carros equipados com pneus Goodyear em 14 ocasiões. Eis as provas do campeonato 2019/2020:

  • 4 Horas de Silverstone. Circuito de Silverstone, Reino Unido. 1 de setembro de 2019.
  • 6 Horas de Fuji. Fuji Speedway, Shizuoka, Japão. 6 de outubro de 2019.
  • 4 Horas de Xangai. Circuito Internacional de Xangai, China. 10 de novembro de 2019.
  • 8 Horas do Bahrein. Circuito Internacional do Bahrein. 14 de dezembro de 2019.
  • 6 Horas de São Paulo. Autódromo José Carlos Pace, São Paulo, Brasil. 1 de fevereiro de 2020.
  • 1000 Milhas de Sebring. Sebring International Raceway,  Estados Unidos. 6 de março de 2020.
  • 6 Horas de Spa-Francorchamps. Circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica. 4 de maio de 2020.
  • 24 Horas de Le Mans. Circuito de la Sarthe, Le Mans, França. 15 e 16 de junho de 2020.

A Goodyear elegeu as corridas de resistência como o primeiro passo para o regresso às competições de primeiro nível. “Vamos concentrar-nos, de início, nas corridas de resistência antes de aplicar o que aprendemos em outras categorias de competição, seja na resistência ou noutro tipo de corridas”, assegura o diretor da Motorsport, Ben Crawley.

Para a Goodyear, o Campeonato do Mundo de Resistência é a plataforma adequada para pôr à prova a capacidade das novas tecnologias e protótipos. “A natureza destas corridas, que vão desde as 4 às 24 horas, fazem com que a escolha e a estratégia dos pneus sejam fundamentais para o que supõe um desafio motivador para a nossa equipa tecnológica nos nossos centros de inovação europeus, antes de explorar outras oportunidades de competição para a marca.”

 

O palmarés da Goodyear

O regresso às corridas a nível mundial passará por um dos locais mais emblemáticos do desporto automóvel. Com mais de 250 mil espectadores, Le Mans é um dos eventos desportivos com maior assistência individual em todo o mundo.

A Goodyear possui uma grande história nos desportos motorizados. Para além das 14 vitórias nas 24 Horas de Le Mans, os pneus Goodyear alcançaram 368 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1, um recorde que permanece imbatido. A Goodyear possui também experiência considerável noutras provas, com décadas de êxito a competir nas IMSA e NASCAR norte-americanas.

Goodyear, pneu oficial do Campeonato Europeu de Camiões

Com o início da temporada 2019, a Goodyear confirmou também o seu compromisso com as corridas de camiões como fornecedor exclusivo de pneus para o Campeonato Europeu de Camiões da FIA durante mais três anos, até 2021.

A prova inaugural em Misano, Itália, a 26 de maio passado, marcou o regresso da emoção que provoca o som de 1500 cavalos de potência e o rugido de camiões de 5,5 toneladas competindo a velocidades que chegam aos 160 km/h, com uma aceleração semelhante à de um automóvel desportivo de alta prestação.

Em Misano e nas restantes provas do calendário europeu de camiões, todos os participantes competem exclusivamente com pneus Goodyear Truck Racing fabricados em tamanho 315/70 R22,5 com uma banda de rodagem especificamente desenhada que oferece níveis elevados de aderência em condições tanto secas como húmidas. Em combinação com um desenho característico de ombros assimétricos e sulcos circunferenciais, o composto da banda de rodagem oferece um rendimento integral de forma consistente para todos os pilotos e em todos os circuitos.

Calendário do Campeonato Europeu de Camiões da FIA 2019

  • Misano, Itália 25-26 de maio
  • Hungaroring, Hungria 22-23 de junho
  • Slovakia Ring, Eslováquia 6-7 de julho
  • Nürburgring, Alemanha 20-21 de julho
  • Most, República Checa 31 de agosto-1 de setembro
  • Zolder, Bélgica 14-15 de setembro
  • Le Mans, França 28-29 de setembro
  • Jarama, Espanha 5-6 de outubro

A emoção da competição, seja na resistência ou nos camiões, é a aposta da Goodyear a curto prazo sem colocar de parte novas incursões noutras corridas e com o objetivo claro de desenvolver soluções concretas para necessidades de alta exigência.

 

 

 

 

Good Year Kilometros que cuentan