Hat & Cape: bar com pronúncia de museu

8 Dezembro | 2016 | Goodyear

É um bar dentro de um museu, mas o Hat & Cape é também um espaço da memória do Vinho do Porto que a Goodyear foi visitar e recomenda vivamente.

A Santa Casa da Misericórdia abriu um novo espaço na Baixa do Porto e escolheu a companhia do histórico Don da Sandeman para a acompanhar nos primeiros meses desta aventura. O Hat & Cape é um projecto provisório que poderá ser visitado nas Galerias da Misericórdia até ao final de Janeiro de 2017 e traz a cultura vínica para o novo espaço da Invicta, funcionando como complemento das exposições da Santa Casa. É um bocado de História do Porto, do Vinho e da Cidade, que a Goodyear recomenda.

O número 28 da Rua das Galerias de Paris tem agora um enigmático espaço, as Galerias da Misericórdia, onde se recorda um símbolo fundamental do Porto. Integrado neste recente centro de exposições da Santa Casa da Misericórdia, The Hat & Cape é um pop up bar & shop que proporciona, aos visitantes, um encontro com o célebre personagem da capa negra, também ele uma “memória” da cidade invicta. A responsabilidade pelo espaço é da clássica Sogrape, que está hoje por detrás de marcas como a Offley, a Casa Ferreirinha ou, naturalmente, a Sandeman.

O mítico semblante Hat & Cape

O mítico semblante Hat & Cape

A figura do Don é uma das mais icónicas da História do Porto e do Douro e foi criada por George Massiot Brown em 1928. No Hat & Cape podemos encontrar uma série de recriações artísticas da mítica silhueta de capa de estudante e sombrero espanhol e, a par dos motivos decorativos e em linha com o misticismo da personagem, encontramos uma carta de cocktails elaborados à base de Vinho do Porto, um importante cartão-de-visita da cidade que, por certo, fará as delícias dos que já são apreciadores e dos que vão para explorar.

O espaço é pequeno e não senta mais do que uma dezena de pessoas, mas tem motivos suficientes para regressarmos várias vezes. Há sangria de Porto Branco com mirtilos, a nossa favorita, e uma série de colheitas e tipos diferentes de Porto estão disponíveis na carta, para quem prefere este licor sem quaisquer misturas.

A memória da Misericórdia

No mesmo edifício que serviu de sede à Misericórdia desde o séc XVI até 2013 na Rua das Flores, O Museu tem uma diversa colecção de arte sacra, ofertas de religiosos e elementos da História da Instituição. Não são peças relacionadas directamente com o Vinho do Porto, mas são elementos muito importantes no registo da cidade. Contudo, a exposição “Memória do Porto” que foi desenhada por Pedro Macedo para as galerias, associa uma série de estes elementos especialmente escolhidos para serem também uma narrativa do Vinho do Porto.

A visita ao museu e às galerias pode ser feita com o mesmo bilhete, que dá também acesso a uma bebida no final, no Hat & Cape, mas há ainda um pacote que inclui também a Torre dos Clérigos e o Palácio da Bolsa. É um excelente programa para uma tarde no Porto, com a certeza que iremos encontrar o melhor vinho da cidade no fim do percurso.

Good Year Kilometros que cuentan