Verdadeiros sabores do Alentejo

Que facer en Herdade do Esporão? Uma visita à herdade mais famosa do Alentejo a través do vinhos e azeites

Pioneira no enoturismo em Portugal, a paisagem da Herdade do Esporão, foi desenhada especialmente para receber visitas. Parte da rota mundial do vinho, desde que abriu em 1997 já levou ao Alentejo milhares de visitantes, oferecendo-lhes passeios educativos e recreativos às vinhas, degustação da produção local e cursos, assim como um agradável conjunto de experiências gastronómicas. Se “só” conhece o Esporão através dos fantásticos vinhos e azeites que ostentam a marca, está na altura de prestar uma visita à herdade mais famosa do Alentejo.

 

A “Meca” do enoturismo aletenjano

A História desta propriedade em Reguengos de Monsaraz já conta com quase 700 anos e a conhecida torre que ornamenta o rótulo, e é agora monumento nacional, já ali está desde o séc. XV. Mas a marca só se começou a construir em 1973 e, ainda com sangue na guelra e uma gestão aguerrida, conseguiu fazer-se reconhecer simultaneamente pela qualidade e modernidade. A opção pelo enoturismo no momento exacto em que começou a surgir apetência por este segmento de mercado foi uma aposta ganha e mantém-se como um dos ex-libris numa visita à região.

Vinhedo - Quilometrosquecontam

Menu completo

Durante uma visita à Herdade do Esporão (marque aqui , será guiado pelas adegas e caves, passando pelo Túnel das Barricas, a 17 metros de profundidade, onde vinhos especiais fazem o seu estágio. No wine bar poderá participar em provas onde, da uva ao copo, apreciará as diversas formas e fases da arte da vinha. Os enófilos mais sérios podem agendar provas especiais, com monocastas, vinhos raros, às cegas ou aprender em que se diferenciam colheitas do mesmo vinho em diferentes anos e com diversas idades.

A forma mais completa de apreciar esta tour pelos aromas e sabores alentejanos é uma refeição na esplanada do restaurante da Herdade, onde o Chef Pedro Pena Bastos aproveita a produção orgânica da horta para apresentar um menú de primeira qualidade. Os pratos variam conforme a sazonalidade dos produtores e caçadores locais, mesmo que o porco preto criado no montado da herdade seja presença constante. Aproveite para experimentar alguns dos queijos que poderá levar consigo depois de uma visita à loja ali mesmo ao lado.

 

Luz alentejana

É fora de portas e com o esplendor do sol que bate nos campos de vinhedo que esta visita se completa. Para além da Torre, a Capela de Nossa Senhora dos Remédios e o Arco do Esporão são edifícios marcantes na paisagem, mas é na extensão de verde que os nossos olhos repousam.

Se o tempo a isso permitir, a nossa forma preferida de passear pelo Esporão é de bicicleta, em percursos que nos levam através das 189 castas, ou nos dão a conhecer a fauna e flora presentes. Com o lago artifical aqui criado e a sua situação geográfica, a herdade é um verdadeiro oásis  de biodiversidade no meio do Alentejo. E se não parecesse já uma proposta perfeita, o passeio de bicicleta é ainda acompanhado por um picnic com os produtos locais…

Quando regressar a casa, ao passar pela sua secção preferida do supermercado, irá sempre sorrir quando encontrar o rótulo com “aquela” torre. Agora que já conhece os bastidores da Herdade do Esporão, até o palato ganha memória.