Hipismo ensina, motiva e cria crianças apaixonadas pela natureza

12 Outubro | 2016 | Goodyear

As crianças a partir dos 4 anos podem experimentar o hipismo e, aqui na Goodyear, achamos que é um belíssimo motivo para uma escapadela neste outono.

O Hipismo pode ser um precioso auxiliar educativo, uma actividade emocionante para as crianças e um excelente motivo para as incentivar ao contacto com a natureza. Além do mais, qualquer justificação para as fazer sair de casa ao fim de semana e partilhar connosco um momento de passeio, é argumento que todos os pais valorizam. Apesar disso, é ainda considerado um desporto de elites cuja prática envolve um grande investimento. A Goodyear sabe que não é bem assim e vai contar-lhe como pode apresentar os seus filhos ao hipismo.

Hipismo motiva e dá confiança

Há muito que as crianças podem aprender com o hipismo, equilíbrio, força, coordenação motora, e é uma actividade que pode ser iniciada desde muito cedo, aos 4 anos. Parece exagero, mas com o monitor e o estado de espírito certos, uma criança de tenra idade consegue ultrapassar uma série de medos que mais tarde lhe colocarão dificuldades. Um cavalo é uma criatura intimidante para qualquer pessoa e parte do prazer que temos na relação com eles advém de dominarmos esse receio. Uma criança que consegue subir ao dorso de um pequeno pónei ganha a auto-confiança de quem acabou de ultrapassar um obstáculo gigante. Do alto de uma sela, julgam-se agora os reis do mundo.

Outra importante lição que pais viajantes como os que visitam o Quilómetros que Contam sabem apreciar, é o respeito e a empatia com outros seres vivos. Além de ser um animal e da criança tomar contacto com o tipo de cuidados de que necessita, a relação entre uma montada e o seu cavaleiro é verdadeiramente sui géneris. Um cavalo não é um brinquedo e a criança vai perceber isso sem que seja preciso explicar-lhe, de uma forma que pode ser bastante intensa, com o seu novo parceiro a fazer as vezes de terapeuta, motivador e educador.

Há muito que as crianças podem aprender com o hipismo, equilíbrio, força, coordenação motora, e é uma actividade que pode ser iniciada desde muito cedo

Os cuidados básicos de um desporto seguro

Com resultados comprovados na concentração, o hipismo tem sido usado de forma recorrente na terapia de crianças com síndrome de défice de atenção e outras dificuldades cognitivas ou de aprendizagem. Apesar disso, aconselhe-se com o terapeuta e pediatra do seu filho para ter uma avaliação individual.

De resto, os cuidados de segurança e o equipamento são, obrigatoriamente, os primeiros temas que as crianças irão ouvir em qualquer escola digna desse nome, e os pais pouco irão fazer a esse respeito. O equipamento varia de acordo com o nível, mas o capacete de proteção é essencial e as botas ajudam a manter os pés nos estribos. À medida que forem evoluindo terão necessidades diferentes, mas neste primeiro contacto irá bastar-lhes um capacete e uma boa dose de coragem.

Mini-guia para o hipismo com crianças

Em Portugal não faltam centros hípicos com escolas de formação que vão desde os cursos de iniciação até ao apoio total à competição, começando por curtos passeios de pónei. Aqui na Goodyear fizemos uma pequena lista daqueles que têm programas para os mais pequenos.

Porto

O Centro Hípico do Porto e Matosinhos tem aulas de iniciação para todas as idades e é o local onde a Associação Equiterapêutica do Porto e Matosinhos realiza sessões de terapia para indivíduos com necessidades especiais e até prepara atletas para as Special Olympics. Os cavalos podem ser um importante desbloqueador e um elemento de inclusão e a AEPM tem profissionais preparados em hipoterapia, psicoterapia, equitação terapêutica e desporto adaptado.


Viseu

Na zona de Tábua, Viseu, a Portugal by Horse tem fins de semana bem activos na Quinta da Alegria, numa das suas casas de férias ou até uma roulote cigana. Para além de podermos passear a cavalo numa zona bastante agradável, a quinta tem aulas privadas de iniciação para crianças e póneis para elas darem os seus primeiros passos.

Lisboa

Mesmo no centro da Capital, no Campo Grande, a Sociedade Hípica Portuguesa tem três professores capazes de apresentar os nossos filhos a este desporto e, depois de uma avaliação prévia, distribuí-los pelos diferentes níveis de aprendizagem. Também há aqui uma classe para alunos com autismo, sessões de equitação com fins terapêuticos e até preparação para competição adaptada.

Sintra/Cascais

O Centro Hípico da Beloura tem uma atenção especial à formação de novos cavaleiros e apoio a alunos com necessidades especiais, com bons resultados, e até já está a preparar a equipa para os Jogos de Tókio de 2020. Para além da iniciação, o aluno pode depois aprender a dominar os obstáculos, dressage, horseball e polo indoor. Na Quinta da Marinha, o Centro Hípico alberga sete escolas com diferentes estilos e disciplinas. Durante as pausas escolares organizam-se aqui diversas actividades para os pequenos cavaleiros, por isso comece já a pensar nos planos para as próximas férias.

Oeiras

A Academia Equestre João Cardiga tem um Clube do Pónei, onde as crianças com mais de quatro anos podem subir pela primeira vez ao dorso de um animal. Se decidirem continuar, a escola tem um curso geral de equitação e apoio ao exame com sela que os levará mais tarde à competição, mas a sua principal vertente é a iniciação e apoio às terapias a cavalo.

Comporta

A península de Tróia e as suas praias são um delicioso ambiente para passeios a cavalo e, se os seus filhos já estiverem prontos para acompanharem os pais fora do picadeiro, recomendamos vivamente um fim de semana aqui passado durante o princípio do Outono, quando as areias já estão vazias. Pode alugar a sua montada na Cavalos na Areia, onde o instrutor José Ribeira irá dar-lhe também algumas aulas.

Almancil

Dos 4 aos 70 anos, no Algarve, a família inteira pode aprender a andar a cavalo no Pinetrees. Há 5 póneis, fornece-se todo o equipamento necessário e, muito rapidamente, as crianças podem fazer alguns passeios na floresta próxima, dando-lhes confiança e a noção que esta é uma actividade altamente recompensadora. E, ao pé da Ria Formosa, há aqui um belíssimo cenário para passeios mais longos, assim que elas tiverem mais experiência e confiança.

Good Year Kilometros que cuentan