Férias com cães: sugestões para o fiel amigo

Muitos hotéis aceitam animais de estimação, mas quais são as melhores sugestões para curtas escapadelas e férias com cães? A Goodyear ajuda.

Não gosta de deixar o seu fiel amigo em casa, mas tem dificuldade em arranjar destino para que ele o acompanhe em curtas escapadelas de fim de semana? Há muitos hotéis que aceitam receber animais de estimação e têm, inclusive, serviços específicos para eles. No entanto, a verdade é que, por muito divertidos que os nossos amigos de quatro patas sejam, nem todos os destinos são os indicados.

Visitar museus e igrejas com um cão, passar muitas horas dentro do carro podem não agradar ao seu cão e/ou a outras pessoas. Nestes casos, talvez seja mesmo melhor não levar o seu animal de estimação.

Mas, se o seu destino envolve a natureza – e há tantos parques naturais em Portugal – o seu cão poderá ser uma excelente companhia, além de se divertir consigo. Há destinos que parecem ter sido mesmo pensados para um dono e o seu cão, locais onde o reencontro com a natureza pode ser feito a dois, com Homem e animal em sintonia. Assim, sem mais delongas, deixamos-vos 8 sugestões Goodyear para…

Escapadelas de fim de semana com um cão

Escapadelas de fim de semana com um cão

O Parque Nacional Peneda Gerês é um dos locais em que pode combinar uma escapadela na natureza na sua forma mais pura. O seu amigo de quatro patas vai adorar tanto ou mais que o dono. E não lhe faltam espaços onde correr e explorar os seus instintos, em longos passeios pela serra.

Perto de Lindoso, pode ficar em uma das quatro 1. RH Casas de Campo. Foram deliciosamente recuperadas e equipadas, e podem acomodar desde um casal com o seu cão até uma família extensa. Outra opção são as quatro unidades de 2. A Casa das Olas. Ficam perto de Arcos de Valdevez, com vista para a albufeira de Touvedo. Com o extenso espaço verde que as rodeia e a posição privilegiada para atacar os muitos trilhos do Gerês, é outra recomendação que cães e donos aprovam.

Em pleno coração do Vale do Côa, junto ao Douro Vinhateiro, nas proximidades de Muxagata e a 10 minutos do núcleo de Arte Rupestre da Ribeira de Piscos, encontramos a 3. Quinta do Chão D’Ordem. O espaço já pertenceu aos Templários e podemos partir daqui para uma visita guiada às gravuras. Os donos irão certamente apreciar as gravuras. Já os cães vão adorar a correria pelo verde que rodeia a quinta.

Férias com cães: sugestões de escapadelas com o fiel amigo

No coração do país

Ao seguir para Sul, a Barragem da Aguieira é outro excelente local para um fim de semana de passeios. Ao longo das margens da barragem poderá, como o seu amigo de quatro patas usufruir desta beleza. Apesar de, a primavera e o verão serem mais adequadas para este tipo de passeio, porque não ir também agora no outono? Para visitar esta albufeira ao pé de Santa Comba Dão, poderá optar pelo 4. Hotel Monte Rio. É uma feliz recomendação para uma escapadela só para relaxar. Desde que o tempo esteja bom para sair, o seu animal de estimação vai adorar.

Antes que as neves se comecem a acumular na Serra da Estrela e apesar do frio que se possa sentir, agasalhe-se. Poderá ser um passeio inesquecível com o seu melhor amigo. Apostamos que vai ser ele o primeiro a correr descontroladamente se o levar para um fim de semana na serra tendo, por exemplo, a 5. Quinta da Madre de Água como ponto de partida. Este espaço rural em Gouveia tem uma queijaria, rebanhos de ovelhas e é onde se produz os vinhos Madre de Água. O espaço para o cão correr é imenso. Apesar de ser um bom ponto de partida para os passeios na Serra, há tanto para se fazer e experimentar aqui que quase pode passar o fim de semana sem sair da quinta.

7 hotéis que aceitam cães: eles também gostam do verão

Reencontro com o mar

Antes que o frio comece a apertar, pode aproveitar as praias, agora vazias, para correr com o seu amigo de quatro patas. Longos passeios à beira-mar são um verdadeiro elixir para a alma e um dos melhores exercícios para qualquer cão. Não há nenhum que não adore correr ao longo da linha de água enquanto brinca com os donos. Não muito longe de Lisboa, a Comporta pode ser tudo o que precisa para saciar essa sede. O 6. Comporta Village troca o “formato rural” das restantes opções que vos apresentamos neste guia por apartamentos tipo T1, com Kitchenette, e pode ser a solução se quiser ir passear com a mascote também para a praia.

E, se o Alentejo é o destino de excelência para quase todos. Gostam do Alentejo os amantes do enoturismo ou os jovens que procuram a agitação da costa vicentina. É também o sítio para levarmos a nossa melhor companhia. Estremoz e toda a zona em volta, de Borba a Reguengos, está repleta de sítios onde eles podem correr enquanto os donos apreciam a natureza ou os frutos da terra. O 7. Monte dos Pensamentos é um desses locais. Está bem posicionado para visitarmos os muitos pontos de interesse da região e com muito espaço em volta para os cães gastarem as energias.

No Algarve, a 8. Quinta da Cebola Vermelha fica perto de Boliqueime e é, claro está, uma solução privilegiada para aproveitar a região. Mas, com os turistas noutras paragens e uma agradável mancha verde, visitar a zona é tão ou mais agradável por alturas da “época baixa”, quando o frio não se sente aqui como no resto do país. Para além dos passeios que pode fazer pelas praias, há todo um Algarve rural que o dono vai adorar conhecer enquanto o fiel amigo corre à vontade.

Claro que deixámos muitos locais de lado neste mini-guia, e gostaríamos também de conhecer a vossa opinião: Quais são as vossas recomendações para uma escapadela de fim de semana na companhia dos vossos cães?