Volta a Portugal júnior: 7 hotéis para as crianças

Hotéis, pousadas e até pequenos espaços de turismo rural, Portugal tem muita oferta para uma escapadela de fim de semana para crianças e as suas famílias.

Sair de casa para umas férias, mesmo que curtas, com crianças pode ser complicado. Não é culpa delas, coitadas! A verdade é que não há assim tantos hotéis para crianças e mantê-las entretidas pode ser um desafio. Felizmente, o mercado tem cada vez mais propostas a pensar nas famílias e, entre aventura e o charme, há oferta para todos. Conheça 7 pousadas, alojamentos rurais ou hotéis para crianças, onde vão encontrar surpresas a pensar nelas!

Sabrosa, Vila Real

A Casa de Gouvães fica num sítio muito especial. Não lhe bastava uma excelente vista sobre o Douro e ainda lhe calhou em sorte uma escola primária! É uma pequena estrutura de turismo rural com uma singularidade. O Lugar das Letras, a villa anexa, foi instalada numa antiga escola com todo o charme que a ideia pressupõe. Tem hoje quatro quartos e cozinha completamente equipada para receber uma família ou grupo de amigos. Os seus filhos vão regressar a casa com um sorriso no rosto depois de umas férias na escola! Toda a freguesia de Sabrosa merece atenção, mas aqui há quadros de giz, carteiras, orelhas de burro e até piscina.

Porto

Outro local único para fazer as crianças sonhar: o Hotel Pão de Açúcar é um clássico que também vão adorar. Instalado perto da Av. dos Aliados há mais de 60 anos, é um hotel mas é também um museu vintage. Espalhados pelo espaço estão uma série de objectos memoráveis, mas são os carrinhos de choque que ficam na memória. São os pais os primeiros a deixarem-se seduzir por estas recordações de infância, mas elas também vão entender o encanto. Fica perfeitamente situado para a descoberta do Porto. mas só depois de investigar as velhas televisões, rádios, malas de viagem, balanças e tudo o mais que aqui se esconde à vista de todos.

Aguieira, Mortágua

No declive das margens da Aguieira, o Montebelo é um aldeamento turístico com uma paisagem memorável. Nas águas do lago pode-se praticar uma série de desportos, do windsurf ao ski, mas as crianças vão gostar é das piscinas. Há ainda um recreio pensado só para elas: em contacto com natureza, vão divertir-se no parque com baloiços, escorregas e fazer novos amigos. Em redor, o parque da Aguieira é o cenário ideal para andar de bicicleta, a pé ou a cavalo.

Praia da Vieira, Vieira de Leiria

O Hotel Cristal Praia Resort & Spa fica entre o mar da Praia da Vieira e a segunda maior extensão de pinheiros da Europa, o Pinhal de Leiria. Dentro do espaço fica o divertido parque aquático Maripaque, com piscinas para adultos e crianças, tobogans, pistas longas aquáticas, pistas em caracol e escorregas. Tem ainda actividades radicais, campo desportivo, mini-golfe e campo de pétanque. Existe um mini club, onde os pais podem deixar as crianças a realizar actividades pedagógica, lúdicas e de animação, com animadores especializados na área.

Aveiras de Cima, Azambuja

A uma curta distância de Lisboa, podemos encontrar uma sensação de liberdade muito original. O Parque Rural Tambor foi pensado para apresentar a vida do campo às crianças mas tem uma novidade. Podemos passar a noite em caravanas ciganas, enquanto escutamos o som das cigarras e acordamos com os pássaros. Há ainda ovelhas, histórias contadas à fogueira e muitos cheiros novos. Só não há internet! Romântico para os pais, uma aventura para os mais pequenos.

Quinta da Marinha, Cascais

O conceito é 100% focado nas famílias: em Cascais, o Martinhal tem um espaço de brincadeira com 700m2! Desde os 6 meses até à pré-adolescência, há monitores preparados para cuidar e divertir qualquer criança que venha até este resort. Os brinquedos seguem o mesmo conceito e há ainda um incontável número de espaços espalhados pelo hotel com diferentes actividades. Fraldas, biberons, baby sitters, loções e cremes, não falta nada para umas férias descansadas para os pais e divertidas para as crianças.

Quarteira

Com uma “Corrida Aérea” e uma montanha-russa que nos atira para dentro de água a toda a velocidade, o Aquashow fica no topo das preferências dos mais pequenos. O hotel dá acesso a um dos mais animados parques aquáticos do Algarve mas tem também três piscinas e um recreio próprio. Apesar da diversão permanente em todo o redor, mantém o espírito tranquilo para descansarmos depois de um dia nos escorregas.