Volta a Portugal júnior: 8 hotéis para as crianças

Hotéis, pousadas e até pequenos espaços de turismo rural, Portugal tem muita oferta para uma escapadela de fim de semana para crianças e as suas famílias.

Sair de casa para umas férias, mesmo que curtas, com crianças pode ser complicado. Não é culpa delas, coitadas! A verdade é que não há assim tantos hotéis para crianças e mantê-las entretidas pode ser um desafio. Felizmente, o mercado tem cada vez mais propostas a pensar nas famílias e, entre aventura e o charme, há oferta para todos. Conheça 7 pousadas, alojamentos rurais ou hotéis para crianças, onde vão encontrar surpresas a pensar nelas!

Sabrosa, Vila Real

A Casa de Gouvães fica num sítio muito especial. Não lhe bastava uma excelente vista sobre o Douro e ainda lhe calhou em sorte uma escola primária! É uma pequena estrutura de turismo rural com uma singularidade. O Lugar das Letras, a villa anexa, foi instalada numa antiga escola com todo o charme que a ideia pressupõe. Tem hoje quatro quartos e cozinha completamente equipada para receber uma família ou grupo de amigos. Os seus filhos vão regressar a casa com um sorriso no rosto depois de umas férias na escola! Toda a freguesia de Sabrosa merece atenção, mas aqui há quadros de giz, carteiras, orelhas de burro e até piscina.

Porto

Outro local único para fazer as crianças sonhar: o Hotel Pão de Açúcar é um clássico que também vão adorar. Instalado perto da Av. dos Aliados há mais de 60 anos, é um hotel mas é também um museu vintage. Espalhados pelo espaço estão uma série de objectos memoráveis, mas são os carrinhos de choque que ficam na memória. São os pais os primeiros a deixarem-se seduzir por estas recordações de infância, mas elas também vão entender o encanto. Fica perfeitamente situado para a descoberta do Porto. mas só depois de investigar as velhas televisões, rádios, malas de viagem, balanças e tudo o mais que aqui se esconde à vista de todos.

Aguieira, Mortágua

No declive das margens da Aguieira, o Montebelo é um aldeamento turístico com uma paisagem memorável. Nas águas do lago pode-se praticar uma série de desportos, do windsurf ao ski, mas as crianças vão gostar é das piscinas. Há ainda um recreio pensado só para elas: em contacto com natureza, vão divertir-se no parque com baloiços, escorregas e fazer novos amigos. Em redor, o parque da Aguieira é o cenário ideal para andar de bicicleta, a pé ou a cavalo.

Praia da Vieira, Vieira de Leiria

O Hotel Cristal Praia Resort & Spa fica entre o mar da Praia da Vieira e a segunda maior extensão de pinheiros da Europa, o Pinhal de Leiria. Dentro do espaço fica o divertido parque aquático Maripaque, com piscinas para adultos e crianças, tobogans, pistas longas aquáticas, pistas em caracol e escorregas. Tem ainda actividades radicais, campo desportivo, mini-golfe e campo de pétanque. Existe um mini club, onde os pais podem deixar as crianças a realizar actividades pedagógica, lúdicas e de animação, com animadores especializados na área.

Aveiras de Cima, Azambuja

A uma curta distância de Lisboa, podemos encontrar uma sensação de liberdade muito original. O Parque Rural Tambor foi pensado para apresentar a vida do campo às crianças mas tem uma novidade. Podemos passar a noite em caravanas ciganas, enquanto escutamos o som das cigarras e acordamos com os pássaros. Há ainda ovelhas, histórias contadas à fogueira e muitos cheiros novos. Só não há internet! Romântico para os pais, uma aventura para os mais pequenos.

Quinta da Marinha, Cascais

O conceito é 100% focado nas famílias: em Cascais, o Martinhal tem um espaço de brincadeira com 700m2! Desde os 6 meses até à pré-adolescência, há monitores preparados para cuidar e divertir qualquer criança que venha até este resort. Os brinquedos seguem o mesmo conceito e há ainda um incontável número de espaços espalhados pelo hotel com diferentes actividades. Fraldas, biberons, baby sitters, loções e cremes, não falta nada para umas férias descansadas para os pais e divertidas para as crianças.

Vale do Lobo

Em Vale do Lobo, a cerca de um quilómetro da praia do Garrão, no Algarve, fica o Ria Parque Hotel & Spa. Em pleno Parque Nacional da Ria Formosa, esta unidade foi considerada a vencedora dos World Travel Awards na categoria de “Melhor Resort para famílias da Europa”. O hotel, de cinco estrelas, de inspiração mediterrânea, integra um complexo hoteleiro mais alargado e conta com vários restaurantes, bares e piscinas. Os quartos familiares podem acomodar até dois adultos e três crianças. Em matéria de infra-estruturas para crianças, o hotel tem um “kid’s club” com animação para crianças dos quatro aos 12 anos e dois parques infantis. Nas proximidades estão várias atrações incluindo o Aquashow ou a Quinta do Lago Watersport Center, onde é possível fazer vários desportos aquáticos, como vela, canoagem ou windsurf. Bicicletas e aulas de equitação são outras opções.

Quinta do Lago

É tão “child friendly” que foi considerado pelos World Travel Awards, em 2018, como Leading Family Resort 2018 de Portugal. O Hotel Quinta do Lago, fica no Resort da Quinta do Lago no Algarve, junto à Ria Formosa e ao mar, em pleno coração do Parque Natural da Ria Formosa. De acordo com o site do hotel, este integra, de alguma forma, as listas de melhores hotéis do mundo desde 1988. É um dos “mais prestigiados cinco estrelas de luxo”. E não esquece as crianças.

Tem acesso pedonal à praia, está perto de vários campos de golfe e, ao dispor dos clientes, estão magníficas vistas sobre o estuário da Ria e o mar. Os passeios relaxantes pelos trilhos da natureza são outra opção para uma experiência única.

Integrado no mesmo complexo, o Monte da Quinta Resort proporciona às famílias momentos de descanso, incluindo para os pais. As crianças dos quatro aos 12 anos têm acesso ao Kids Club, onde são disponibilizadas atividades supervisionadas e não supervisionadas dirigidas por profissionais formados e experientes. Caso se esqueça de alguma coisa, não há problema, porque há pacotes dirigidos a famílias e a possibilidade de acesso a artigos de puericultura.

Volta a Portugal júnior: 7 hotéis para as crianças

Quarteira

Com uma “Corrida Aérea” e uma montanha-russa que nos atira para dentro de água a toda a velocidade, o Aquashow fica no topo das preferências dos mais pequenos. O hotel dá acesso a um dos mais animados parques aquáticos do Algarve mas tem também três piscinas e um recreio próprio. Apesar da diversão permanente em todo o redor, mantém o espírito tranquilo para descansarmos depois de um dia nos escorregas.