Nestes hotéis criança não entra

23 Agosto | 2019 | Goodyear

É um nicho de mercado que está a crescer em Portugal apesar da polémica que tem causado. Falamos dos hotéis só para adultos, onde existe um limite mínimo de idade para os clientes, que pode variar entre os 12, 16 ou 18 anos. A oferta deste tipo de estabelecimentos onde criança não entra começou por cativar casais estrangeiros, geralmente de meia idade e que querem fugir do barulho das crianças, mas a clientela nacional tem vindo a aumentar, assim como o número de hotéis deste segmento.

Os hotéis só para adultos foram notícia há três anos, quando a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou processo de contra-ordenação a dois empreendimentos no Algarve depois de ter recebido várias denúncias. A lei que regula os empreendimentos turísticos diz que o acesso aos hotéis é livre mas pode ser recusado a quem perturbe o seu “funcionamento normal”, o que fez levantar a questão se os hotéis podem invocar a idade como critério de admissão. Enquanto as associações hoteleiras defendem a legalidade deste segmento e o Turismo de Portugal, embora não concorde, admita que “nada impede que um empreendimento turístico esteja vocacionado para determinado segmento do mercado e como tal publicite a sua oferta”, a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor discorda, entendendo que “a idade, só por si, não implica a perturbação do normal funcionamento do estabelecimento”, considerando tratar-se de “uma restrição com caráter genérico que limita a liberdade de escolha dos consumidores”. A ASAE parece concordar, reiterando que a recusa de acesso só pode ser fundamentada “em razões objetivas”.

Questões legais e éticas à parte, já existem vários hotéis só para adultos em Portugal. Tendo sempre em conta que o alojamento num estabelecimento hoteleiro deste segmento será sempre uma escolha pessoal, apresentamos uma série de sugestões no Algarve e na Madeira:

No Algarve

O Falésia Hotel existe desde 1992 mas foi só em 2005 que mudou o conceito, só aceitando clientes acima dos 16 anos. Localizado perto da praia da Falésia, não muito longe de Albufeira, está dotado de amplos e luxuriantes jardins, quedas de água, recantos tranquilos e duas piscinas, uma exterior e outra interior, oferecendo ainda serviço de sá com banho turco.

Junto à praia da Galé fica o Vila Galé Praia, um pequeno hotel com 40 quartos para maiores de 16 anos desenhado a pensar no conforto, na privacidade e na tranquilidade absoluta dos seus hóspedes, que podem desfrutar de um excelente spa equipado com sauna, banho turco, ginásio e jacuzzi.

AInda na zona de Albufeira, podemos encontrar o Vila Channa Guesthouse, em São Rafael, a 10 minutos da praia com o mesmo nome. Tem piscina, uma sala de jogos com mesa de bilhar e providencia um serviço de aluguer de bicicletas. 

Passamos para Lagos e para o Yellow Lagos Meia Praia. Inaugurado em 2010 e desenhado a pensar em clientes adultos, só aceita hóspedes com mais de 16 anos. Dispõe de 209 quartos duplos, quatro suites e sete Premium suites com piscina privativa. 

Na Madeira

Em pleno centro histórico do Funchal fica o Porto Santa Maria, hotel de quatro estrelas para maiores de 16 anos. Situado junto à Fortaleza de São Tiago, oferece uma magnífica vista sobre o porto de cruzeiros da capital madeirense, para além de duas piscinas (interior e exterior), spa e ginásio.

Mais afastado do centro do Funchal fica o Tui Sensimar Savoy Gardens, destinado a clientes com mais de 18 anos. Recentemente renovado, é um dos hotéis mais conhecidos da região graças ao seu serviço altamente personalizado.

Se as crianças não fazem parte do seu roteiro de férias, aproveite assim as nossas sugestões para um verão tranquilo.

 

Good Year Kilometros que cuentan