7 ideias para economizar dinheiro no seu carro

Todos os pequenos pormenores contam quando o tema é economizar dinheiro com o seu carro. Dos hábitos de condução à manutenção, passamos em revista 7 dicas.

Todos gostamos e precisamos de economizar dinheiro com o nosso carro. Mas, depois de todo o cuidado que temos na escolha de um bom negócio para encontramos o veículo ideal, esquecemo-nos no dia-a-dia do impacto que, como condutores, temos no seu custo total. Afinal, o preço de um carro não é só aquele que temos quando o compramos, mas sim todas as despesas que, ao longo da sua vida, iremos ter. Mas é fácil ser um condutor consciente e económico. Comece a sua tarefa de economizar dinheiro com o seu carro com as 7 dicas que lhe deixamos.

Entre na era digital

Do Google Maps às apps de registo de despesas, o seu smartphone tem ferramentas para que poupe dinheiro. Habitue-se a usar o Waze para detectar engarrafamentos ou Fuel Log para estar atento a consumos. Com os dados certos, vai poder decisões economicamente mais razoáveis.

Não tenha medo da sujidade

Ataque-a sem receio! Junte a família ou aproveite uma tarde de fim de semana para se entreter a lavar o carro à mão. Além de poupar na lavagem automática, vai estar a proteger a pintura e a manter o valor de mercado.

Modere a condução

Uma condução regrada é a maior garantia de economizar dinheiro com o seu carro. Poupar no combustível é o primeiro impacto, mas há muitos mais. Reduz o desgaste em todas as peças do motor e dos travões e contribui para a saúde do sistema de escape. Além disso, evitar acidentes é, com certeza, a maior economia possível que podemos fazer ao volante.

Mantenha os pneus em topo de forma

O cuidado com os seus pneus resultará também numa carteira mais recheada. Conduzir com a pressão abaixo do recomendado provoca um aumento do consumo e um desgaste prematuro. Por outro lado, uma pressão demasiado elevada é um risco de segurança. Em qualquer dos casos, o custo é óbvio por isso tente verificar a pressão uma vez por mês.

7 ideias para economizar dinheiro no seu carro

Ar-condicionado OU janelas abertas

À medida que aumenta a velocidade, as janelas abertas começam a oferecer resistência. O mesmo se passa com elementos como barras do tejadilho ou suportes de bicicletas. Qualquer um destes factores irá resultar em maior consumo. Por outro lado, o uso do ar condicionado deve ser comedido: a baixa velocidade, a janela aberta será mais económica. Não se esqueça ainda da troca regular do filtro para evitar o aumento do consumo de combustível.

Tenha toda a manutenção em dia

Encontre uma oficina de confiança e esteja sempre atento ao calendário. O nível de óleo pode ser verificado por si, mas outras operações precisam de experiência e conhecimentos. Um carro com a revisão em dia, a direção alinhada, pneus calibrados e travões em bom estado, é meio caminho para poupar dinheiro a toda a linha.

Para poupar combustível… não poupe no combustível

Se é daqueles condutores que vai alimentando o carro aos bocadinhos, habitue-se a atestar o depósito sempre que possa. Não é na qualidade do combustível que irá economizar dinheiro. Mas, quantas mais vezes tiver que ir à bomba, mais viagens e mais consumo terá. Além disso, tente encher o depósito durante as horas mais frias do dia, quando o combustível está mais denso e terá um melhor retorno por litro.