INNengine: o que precisa saber sobre esta inovação ibérica

14 Maio | 2020 | Goodyear

Um motor a dois tempos com todas as vantagens e nenhum dos compromissos dos quatro tempos. Conheça o INNengine.

A frase de Leonardo da Vinci “simplicidade é a maior forma de sofisticação” preside os últimos dez anos de vida profissional do engenheiro Juan Garrido Requena, nascido em Granada, e de sua empresa INNengine. Um motor inovador é o resultado desse processo de simplificação que visa economizar peso e espaço e oferecer maior desempenho. E foi assim que o motor INNengine nasceu. Na Goodyear, contamos-lhe tudo o que você precisa saber sobre o 1Stroke Internal Combustion Engine (1S ICE).

Atingir uma relação peso/tamanho/potência nunca antes vista num motor de combustão interna convencional, estabelecendo um sistema baseado em dois pistões virados para a frente, é o objetivo da simplificação de Juan Garrido Requena, que desenvolve este seu motor há uma década. Depois de patentear o projeto e apresentá-lo ao público com um modelo já operacional, qual será o próximo passo?

De momento, o novo protótipo está montado em um Mazda MX-5 que, com seus 1035 quilos habituais e a potência de 1.600 centímetros cúbicos, passou nos testes iniciais. Com o INNengine, o carro, por um lado, reduz o peso em cerca de 150 quilos e oferece mais potência. A empresa espera dar o salto também para o mundo das motocicletas.

Após 10 anos de trabalho, a invenção está patenteada na Europa, Estados Unidos, China e Japão com o nome completo “Motor de Combustão Interna de Um Tempo(1S ICE)” e foi apresentada no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 2019.

Características do motor INNengine

No fundo, o INNengine é um motor de combustão interna a dois tempos com um desempenho a quatro tempos. Mas o que o torna especial? Passemos os olhos pelas suas características técnicas:

  • Motor de 500cc com potência equivalente a de um motor de quatro tempos com 2000cc
  • Design simplificado: foi desenvolvido com 70% menos peças, o que facilita a manutenção e reduz a possibilidade de falhas devido ao atrito.
  • Ocupa menos espaço.
  • Pesa 35 quilos (um motor normal pesa 160)
  • Não possui bielas, cambota ou cabeças de cilindro com válvulas
  • combustão é feita em pistões virados para a frente, um sistema que já foi usado em outros motores, como é o caso dos bombardeiros Junker 52 alemães, usados na Guerra Civil de Espanha e na Segunda Guerra Mundial.
  • Reduz significativamente as emissões de dióxido de carbono e o consumo
  • Reduz vibrações e é silencioso.

Vantagens do motor INNengine

O projeto do INNengine remonta a 2011 com o design de um primeiro protótipo com dois cilindros, refrigeração a ar e 40 cc de cilindrada, fabricados nas oficinas e laboratórios de mecânica da Universidade de Jaén. Desde então, com sede em Armilla (Granada), a empresa aperfeiçoou o seu sistema e, neste momento, as suas vantagens incluem:

  • maior potência específica
  • menor consumo de combustível
  • diminuição do nível de emissões poluentes
  • peso e volume reduzidos

Como funciona o “1Stroke Internal Combustion Engine”

Sem cambota ou bielas, a potência flui naturalmente do movimento vertical dos pistões para a rotação no eixo principal, sem a necessidade de intervenção do sistema do eixo da cambota. A curva cinemática não é travada como nos motores tradicionais, mas pode ser adaptada às necessidades e exigências individuais de cada aplicação.

Além disso, a tecnologia registada do INNengine, VCR (Variable Compression Ratio) permite que a ECU do motor 1Stroke altere dinamicamente a sua taxa de compressão para ajustar o desempenho.

Com dois pistões por cilindro, trabalhando em ação alternativa oposta, os motores 1Stroke não necessitam de culatas, o que contribui em grande parte para a perda de calor nos motores convencionais. As admissões nas paredes do cilindro substituem as complexas válvulas de assento e os trens de válvulas que criam atrito nos motores convencionais. A empresa de Granada explica que as aberturas de admissão, em uma extremidade do cilindro, e as aberturas de exaustão, na outra, são abertas pelo movimento do pistão e permitem a evacuação eficiente do ar sem fluxo, sem a tradicional sobreposição que encontramos nos motores de 2 tempos.

As tecnologias VCR e VPT (Variable Port Synchronization) estão no centro do conceito do motor 1Stroke, permitindo regular dinamicamente a distribuição sem necessidade de válvulas/árvorr de cames e fazendo o que os motores a 4 tempos não podiam: ajustar dinamicamente a taxa de compressão do motor..

Usos do novo motor INNengine

Várias marcas já se interessaram por esse mecanismo que poderia ser útil no desenvolvimento de aeronaves e drones. A ideia é que o motor INNengine funcione como um gerador elétrico como no caso de carros elétricos de longo alcance. A Fórmula 1 e a empresa de energia saudita Aramco já demonstraram interesse no projeto. No caso da Fórmula 1, sempre em busca de novas soluções para os atuais motores híbridos de 1,6 litros, parece que o pequeno motor de Granada poderia ser uma opção viável.

A inovação e o desenvolvimento estão ao serviço dos fabricantes para explorar novas opções de motores mais leves, com maior desempenho e menores emissões. Neste ponto, parece que o INNengine, com o selo “made in Spain”, já tem um longo caminho percorrido.

Good Year Kilometros que cuentan