Janelas interativas nos carros: tudo o que precisa saber

14 Maio | 2019 | Goodyear

Primeiro foram os telemóveis, os tablets e as televisões. Agora, os ecrã táteis também se podem instalar nas janelas dos carros, transformando-se em janelas interativas.

Exatamente. O futuro dos veículos passa não apenas por volantes gestuais, mas também por janelas interactivas, projectadas, principalmente para os lugares de trás. Acabaram-se as viagens aborrecidas a perguntar aos pais “já chegámos?

Não é de admirar que a tecnologia aplicada às janelas permite aos passageiros interagir com o exterior, para que se possa complementar a paisagem com informação sobre o local por onde estamos a passar e, inclusivamente, traduzir palavras que estejam na rua.

Como funcionam as janelas interativas

O protótipo é da Toyota e chama-se “Window to the World”. Utiliza tecnologia de realidade aumentada para transformar a janela de um carro numa interface interativa que apresenta informação de interesse sobre os locais por onde o veículo circula.

O design, criado pelo gigante japonês, eleva a outro nível o clássico jogo de escrever ou desenhar sobre o vidro embaciado ou molhado, uma vez que irá permitir utilizar a janela como se fosse uma tela para desenhar com os dedos, o que, sem dúvida, dará a oportunidade dos passageiros interagirem com o ambiente.

Do mesmo modo, as janelas interactivas da Toyota deverão incluir a possibilidade de selecionar palavras do exterior e de obter uma tradução em tempo real do idioma local. Irá também funcionar como uma espécie de “zoom” ao reduzir a distância de visualização entre o veículo e o objeto ou paisagem que pretende apreciar lá fora.

O protótipo também pode ser aplicado no tejadilho. Um teto panorâmico que mostra constelações virtuais e informação sobre elas com o céu real como pano de fundo.

Outras opções de janelas interativas

Mas, não é apenas a Toyota que pensa nas janelas do futuro. O grupo General Motors também está a trabalhar na transformação das janelas tradicionais em plataformas interactivas. A ideia do projecto, desenvolvido em parceria com o Laboratório do Futuro da Academia de Arte e Design Bezalel, é proporcionar uma nova forma de entretenimento para os passageiros que vão atrás nos veículos.

A iniciativa, denominada “Janelas de Oportunidade”, pretende chamar a atenção dos viajantes para o ambiente que o envolve, para poder conhecer mais detalhes durante a viagem sobre a zona que estão a atravessar.

A tecnologia aplicada ao sector automóvel abre todo um mundo de possibilidade, de entretenimento e de informação.

Já imaginou partir em viagem sem ter de pensar antecipadamente como entreter os seus filhos durante as horas que irá passar dentro do carro? Pois essa possibilidade está cada vez mais próxima com as janelas interactivas. Desde já, o futuro aparenta ser prometedor.

Good Year Kilometros que cuentan