Jantares românticos para nunca esquecer o São Valentim

Locais de sonho e sabores paradisíacos: recomendamos 6 restaurantes únicos para os jantares românticos dos nossos leitores de todo o país.

São Valentim, Dia dos Namorados ou, de forma mais prosaica, o 14 de Fevereiro… É uma data que não podemos deixar passar em branco, sob risco de o pagar caro nos outros 364 dias do ano. Mas, até os jantares românticos podem parecer banais numa data em que todos procuram impressionar o seu par. Como sempre, nós aqui recomendamos que se faça à estrada: temos 6 recomendações dos melhores restaurantes e jantares românticos para este São Valentim e a nossa escolha foi feita para o apaixonar.

Bastardo, Lisboa

“O Bastardo, é o filho ilegítimo da cozinha portuguesa”. É desta forma irreverente que se apresenta o espaço com a cozinha liderada por Duarte Madeira. A vista sobre a praça, com as luzes da cidade, é acompanhada por uma carta criada para a ocasião. O São Valentim é aqui recebido com cocktails e pratos especialmente escolhidos para um serão a dois. Este ano há robalo e tacos habaneros para o menu de dia 14.

O Paparico, Porto

Repleto de recantos discretos e com a luz baixa, é uma ótima escolha para um jantar íntimo. Ao ambiente junta-se o bom gosto e a qualidade de uma excelente cozinha. Foi considerado pela Time Out em 2017 um dos 5 melhores restaurantes da Invicta e, apesar dos sabores serem tradicionais, são apresentados de forma moderna e sedutora. Tem carta para o dia de São Valentim e uma excelente seleção de vinhos.

Restaurante Vidago Palace, Vidago

Toda a zona envolvente do Vidago Palace é romântica por nascimento. O hotel, com a sua imponência luxuosa, convida a noites requintadas. O restaurante fica no antigo salão de baile, com a decoração dourada e serviço a condizer. A inspiração da cozinha vem do norte, reinterpretada por Rui Paula e tem oferta específica para o dia dos namorados. Robalo, lombinhos e gaspacho de frutos vermelhos, fazem parte das propostas.

Boa Nova, Leça da Palmeira

Construída nos anos 60 com projeto de Siza Vieira, este edifício apresenta uma vista memorável sobre o mar. O que sai da cozinha está ao mesmo nível, com mariscos a chegar dos viveiros próprios e a amêijoa a ser servida à bulhão pato ou com alho. Para este São Valentim, a carta oferece Paella de Salmonete e Tártaro de Vitela.

Arcadas, Quinta das Lágrimas, Coimbra

Com a história de Pedro e Inês no seu curriculum, poucos lugares do país são tão românticos como a Quinta das Lágrimas. O Arcadas é o restaurante do hotel e recorda sempre o trágico par. O menu de São Valentim tem o nome de “Pedro e Inês” e inclui arroz de pota e bochechas de porco.

Flor de Sal, Mirandela

A vista sobre o Tua e Mirandela poderia ser tudo o que bastaria ao Flor de Sal para merecer uma visita no dia dos namorados. Mas tem uma cozinha à mesma altura. Com um respeito muito especial pelo azeite e todas as suas matizes, os pratos regionais do norte são aqui reinterpretados. Há milhos transmontanos, cuscos de vinhais e cabrito.