De jipe pela Serra da Estrela

23 Janeiro | 2020 | Goodyear

Uma escapada todo-o-terreno pela neve da montanha mais alta de Portugal continental

Estamos em pleno inverno e, por esta altura, a Serra da Estrela fica, invariavelmente, coberta por um manto de neve que faz as delícias não só dos aficionados dos desportos invernais como dos muitos visitantes que escolhem a montanha mais alta de Portugal continental para uma escapada de fim-de-semana.

E porque não fazer a tal escapada com um pouco de aventura todo-o-terreno à mistura?  São várias as opções, desde o programa organizado até ao aluguer de um veículo todo-o-terreno para se fazer à estrada – ou à falta dela – consigo ao volante.

A Trans Serrano é uma das empresas que oferece, entre várias atividades de aventura, a hipótese de fazer um passeio de jipe pela Serra da Estrela. Durante cerca de quatro horas, num percurso guiado e com motorista, passamos pelos locais de maior interesse natural, humano e cultural da Serra da Estrela. A viagem TT leva-nos à Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela e de Portugal Continental, ao Poço do Inferno (maior cascata da serra), ao Covão da Ponte (zona de lazer do rio Mondego), com passagem pelo vale do rio Mondego, incluindo a capela de Nª Srª de Assedasse. Há ainda a opção de visita a Folgosinho, Penhas Douradas e a Barragem do Vale do Rossim, ao vale Glaciar do Vale do rio Zêzere e ao Covão d’Ametade. O percurso pode ser alterado, de acordo com o local de saída e chegada do grupo, o tempo disponível e as condições atmosféricas existentes.

A Serra da Estrela não é o único percurso todo-o-terreno disponibilizado pela Trans Serrano: há também passeios às aldeias de xisto da Serra da Lousã e à Serra do Açor.

Os passeios de jipe são também uma das opções no menu de serviços de aventura da Beltour na Serra da Estrela. A empresa turística disponibiliza, no seu programa, opções como visitas guiadas às Aldeias Históricas e Aldeias de Xisto, às quintas tradicionais de produção de vinho, às queijarias da Serra da Estrela e às quintas de criação de ovelhas da serra.

Pode também optar por um programa de observação de fauna e flora locais ou por atividades mais radicais, como o rapel, o slide, a escalada artificial e natural ou a orientação.

Seis horas é quanto dura a excursão de jipe pela Serra da Estrela da Get Your Guide, com direito a almoço. O passeio leva-nos até ao Poço do Inferno, numa visita a um viveiro de trutas e, após o almoço num restaurante local, fica a saber como são feitos os lanifícios locais, uma das atividades económicas mais importantes da região.

Jipes com tenda

Se não precisa de guia ou de quem conduza por si, a melhor opção é alugar um veículo todo-o-terreno. Entre as escolhas disponíveis no mercado, pode optar pela Europcar que, na sua frota de veículos todo-o-terreno, conta com modelos como o  Volvo XC40, o BMW X6 ou o Lexus NX.

Mais radical é a proposta da Hertz. Em parceria com a Jeep, a empresa de rent-a-car disponibiliza agora um serviço de aluguer dos modelos Compass e Renegade da marca Jeep com tendas instaladas no tejadilho. Dá pelo nome de Campers e há dois modelos de tendas à disposição: um para duas pessoas (com capacidade para dois adultos ou um adulto e duas crianças) e outro para três pessoas (três adultos ou dois adultos e duas crianças). Os preços começam nos 44 euros por dia.

Estas opções deixaram-no interessado? Parta então à descoberta da Serra da Estrela sem se sentir limitado pelo terreno que tem para percorrer.

Good Year Kilometros que cuentan