Karting en Portugal

Depois de ter passado por um período de menor relevância dentro do desporto automóvel nacional, o Karting voltou aos tempos áureos de outrora, agora com público renovado e novos kartódromos de norte a sul

“O único monolugar que se aproxima de um F-1 é o Kart”, dizia Ayrton Senna a respeito deste desporto para pequenos e graúdos. Goste-se ou não deste nome lendário do automobilismo, temos que concordar que, para condutores citadinos como a maioria de nós, que só em sonhos vemos a reta da meta ou a bandeira de xadrez, para imitar algum dos nossos heróis o melhor mesmo é pôr as mãos no volante de um destes pequenos bólides. Depois de ter passado por um período de menor relevância dentro do desporto automóvel nacional, o Karting voltou aos tempos áureos de outrora, agora com público renovado e novos kartódromos de norte a sul.

Longe vão os tempos em era chamado de “pulga da estrada” ou confundido com um corta-relvas. Hoje em dia já desapareceram grande parte dos primeiros kartódromos do país, os pioneiros da modalidade, e o mais antigo ainda em funcionamento é o Kartódromo do Cabo do Mundo, em Matosinhos. Connosco desde 1979, este percurso é um dos santuário dos pilotos do Norte. Uma pista de sete metros de largura e 980 de perímetro, estreita mas com um traçado comprido e desafiante, já foi palco de muitas competições ao longo das décadas. Este kartódromo pode ser encontrado na Rua de Almeiriga Norte, na Perafita, e encerra só à segunda-feira. Óptimos planos para uma tarde do domingo, não acha?

Se viajarmos até a Leiria, podemos conhecer um dos kartódromos mais profissionalizados do país. O Kartódromo Internacional de Leiria oferece cursos de formação, ostenta quatro circuitos, entre eles uma pista de mais de um quilómetro de comprimento e 8 metros de largura, e ainda um traçado automóvel. Já famosa no mês de Fevereiro é a Corrida Romântica, uma competição para equipas de casais ou pares de amigos.

 

karts2

 

Uma outra alternativa no vasto mundo do karting português encontra-se no sopé da Serra d’Aire, um local único onde a natureza aguarda o visitante. O Funpark de Fátima inclui um kartódromo com um traçado de de 1180 metros, rodeado por 5.000 metros quadrados de infra-estruturas de apoio: dois restaurantes panorâmicos, uma esplanada com miradouro, salas de conferência e até mesmo oficinas próprias. Com tão extenso e diversificado espaço, oferece muitas outras atividades para o visitante, como paintball, rappel ou tiro. Se os seus amigos não gostarem de karting, têm alternativas para não ficarem aborrecidos enquanto você sente a adrenalina no asfalto

A sul, o Kartódromo Internacional do Algarve, aberto desde 2010 no conjunto do Autódromo Internacional, é um dos maiores da Europa da categoria e faz parte do projecto global Algarve Motor Park. O visitante encontrará aqui, para além das boxes, lojas e restaurante, mais de meia centena de karts de diferentes categorias para alugar. As crianças até aos 6 anos dispõem de pista própria, para além das três onde se celebram corridas oficiais, provas de modalidade e troféus privados. Integrado no conjunto do Autódromo, o visitante do KIA pode aproveitar um dos cómodos apartamentos ali construídos e assim prolongar por mais um dia a sua experiência, fazendo deste kartódromo um dos mais completos do país para a prática da atividade.

Como vê, existe uma oferta muito ampla por todo o país. Só tem que escolher!