Kit de sobrevivência para viagens com crianças

8 coisas a não esquecer quando partir numa viagem de férias com crianças. Elas são o público mais exigente mas tudo se resolve com preparação!

As viagens com crianças podem ser um pesadelo ou o paraíso, tudo depende da preparação. O desafio de levar os filhos numa longa viagem pode ser resolvido com uma série de estratégias. Estamos sempre a dar-vos conselhos e ideias de destinos onde ir com os mais pequenos, mas agora é altura de falar no que levar. Siga a nossa lista de 8 objectos indispensáveis e tudo será mais fácil. Em vez de birras, todos regressarão a casa com boas memórias.

Conforto e segurança

1. A lei obriga e a responsabilidade de pai também: o objeto mais essencial numa viagem com crianças é a cadeira. Não pode sair de casa sem ela e, se tem dúvidas, (re)leia o que já dissemos sobre o assunto. Deverá estar homologada, bem instalada e de acordo com o tamanho e peso do seu filho.

2. Se é a sua primeira viagem com um bebé, necessitará de alguns objetos específicos. Desde a bomba de leite materno ao aquecedor, passando pelas fraldas e creme, se é um novo pai, já sabe a rotina. Contudo, não se esqueça de levar uma coberta para poder mudar fraldas no carro, muitos toalhetes e todos os objetos numa mala de mão. Se precisar de algum creme ou outro acessório (e vai precisar de certeza!), o melhor é tê-los bem arrumados, num sítio que já saiba.

3. No caso de filhos pequenos (ou até crescidos!), o mais certo é que irão adormecer a meio da viagem. Previna-se para essa eventualidade com almofadas insufláveis e apoios de pescoço. Uma manta também será bem vinda durante uma viagem noturna, quando a temperatura baixar. Durante o dia, o uso de um para-sol de janela vai ajudar a evitar escaldões.

Prepare-se para a rotina e para o inesperado

4. A refeição é bom momento para desenferrujar as pernas e afastar os maus humores que começam a acumular no carro. Não se esqueça de levar uma merenda com muitos líquidos frescos e frutas. Mesmo sem suar, os ocupantes do carro passam toda a viagem a desidratar. Evite iogurtes, leites ou comidas que façam muitas migalhas, para bem da higiene do seu carro.

5. O kit de emergência é essencial em qualquer carro, mas precisamos de uma solução mais alargada se viajarmos com crianças. Pensos, gazes, mercurocromo, álcool e uma pequena tesoura são os elementos mais básicos. Para além destes, deverá ainda incluir um antipirético, anti-histamínico e analgésicos. Cremes tópicos anti-alérgicos, repelentes e o obrigatório protetor solar são também essenciais.

Kit de sobrevivência para viagens com crianças

Mantê-los entretidos pode ser um desafio

Quando éramos pequenos, bastava-nos a imaginação para criar os mais variados jogos e brincadeiras durante a viagem. Desde o jogo das marcas de automóveis ao ping-pongue de sinais de trânsito, toda a paisagem era um recreio. A estratégia ainda resulta com as crianças de hoje em dia, mas o melhor é levar consigo algumas alternativas.

6. De telemóveis a tablets, qualquer criança arranja horas de entretenimento com um dispositivo móvel, por isso não se esqueça de os levar carregados. Se leva mais do que uma criança atrás, tente que esse entretenimento as inclua a todas. Há jogos que elas poderão partilhar ou filmes que poderá preparar de antemão que sejam do gosto de todos.

Música e criatividade

7. Mas há muitas mais formas de preparar uma viagem divertida sem recorrer a meios eletrónicos. Os lápis de colorir, papel e livros podem ser uma preciosa ajuda, conforme a idade dos nossos filhos. Quadros de apagar são úteis neste caso pois oferecem uma superfície rígida e são reutilizáveis. Faça um pequeno exercício e procure identificar e levar consigo o tipo de materiais que os seus filhos mais apreciam.

8. Se nenhum dos pais tiver jeito ou imaginação para contar histórias, os clássicos audio-livros são sempre uma excelente opção. À medida que crescem, as crianças começam a gostar cada vez mais de música e isso pode ser uma desculpa para criar momentos divertidos. De jogos musicais a karaokes, nada afasta a má disposição como uma família a cantar em coro. Temos até uma playlist especialmente pensada para estas ocasiões.

Acima de tudo equipe-se com bom humor e paciência! As viagens de férias podem ser verdadeiramente memoráveis se estiver preparado para resolver todas as dificuldades. Com um bocadinho de preparação, não há problema que não se resolva!