L’And Vineyards: um empreendimento turístico inspirado no vinho

13 Fevereiro | 2019 | Goodyear

Fica em Montemor-o-Novo, no coração do Alentejo. O L’And Vineyards é um retiro exclusivo com apenas 22 quartos, totalmente integrado no meio ambiente. Combina uma arquitetura moderna com a natureza. A atmosfera é de luxo sóbrio, beleza natural e tranquilidade.

Este refúgio, uma experiência rural totalmente inspirada no vinho, desenvolve-se em torno de um vale central de vinha, olival e um lago, comunicante com as diversas unidades de alojamento. Estas nascem, nascem na paisagem, ordenadas em pequenos núcleos, recuperando a tipologia tradicional das implantações dos montes alentejanos.

A decoração de interiores dos espaços públicos, nomeadamente a adega, o restaurante e o hotel L’AND Vineyards Resort, está a cargo de Márcio Kogan com peças originais, traduzindo-se numa decoração de luxo sóbrio e de simplicidade no detalhe. Inclui ainda obras de arte de Michael Biberstein.

O restaurante é um dos ex libris desta unidade hoteleira em que o Alentejo ganha um novo élan.

Um restaurante sem igual

Para comer, a principal opção é o L’And, restaurante, liderado atualmente por José Tapadejo. Aqui afirma-se uma nova cultura gastronómica portuguesa. É inspirada na história e cultura nacionais, em particular do Alentejo, mas abrange também experiências e ingredientes oriundos dos descobrimentos no Oriente.

Nesta altura do ano, o menu, com um preço alinhado à qualidade de topo da unidade hoteleira, inclui tártaro de atum dos Açores com beringela e manjericão, presa de porco ibérico “à alentejana” com espargos, chouriço e bivalves. Para rematar… Chocolate, chili e especiarias com goma de caramelo e espuma de flor de laranjeira e ainda textura de framboesas, gelado de chocolate branco e mirin. As refeições enaltecem os aromas, as tradições e a cultura da região do Alentejo.

A sustentabilidade é também uma preocupação. A generalidade dos ingredientes é produzida num raio de 50 quilómetros. Os produtores locais estão envolvidos com o restaurante ao fazer chegar às cozinhas diariamente citrinos, legumes, queijos, iogurtes, ervas aromáticas, carne de gado criado na região e azeite produzido de forma tradicional.

As ostras chegam do rio Sado – como a muitos outros restaurantes do país – bem como peixes e mariscos que chegam de Setúbal.

Os quartos do hotel e muito mais

O aldeamento turístico, de cinco estrelas, na Herdade das Valadas, diferencia-se de outras ofertas, ao mesmo tempo que concilia a paisagem com a arquitetura. O hotel pertence à cadeia Small Luxury Hotels of the World (SLH) e tem apenas com 22 suites. Todos os quartos têm terraço privado com lareira, vista para o lago, e acesso direto à piscina.

As 10 sky suites, proporcionam aos hóspedes a possibilidade de dormir sob as estrelas. Aqui, nestes quartos de 120 m2, é possível abrir integralmente o teto para poder observar o céu noturno a partir da cama. Um tributo ao céu noturno do Alentejo, que é considerado uma reserva na Europa pelo seu baixo índice de poluição.

Além destas suites com vista para o céu estrelado, há ainda doze suites com vista para terra, as L’And View. Aqui os hóspedes contam com uma decoração de pelúcia de autoria de Márcio Kogan, que “cria uma atmosfera de luxo e de bom gosto”. A beleza é alcançada pela simplicidade e pequenos detalhes.

Em qualquer das suites, a decoração combina madeira e pedra natural com o objetivo de proporcionar um espaço sereno e sumptuoso. Além disso, a vista sobre o jardim de vinhas, o lago e outros detalhes tornam o espaço ainda mais romântico. Ou não fosse suficiente o terraço, com lareira e pátio privado.

O que fazer

Há muito para fazer no L’And Vineyards. Para começar, pode desfrutar do Spa Caudalie para o ajudar a recuperar forças para enfrentar o dia-a-dia. Os produtos são naturais e à base de uva e outros produtos naturais

Mas a oferta é muito maior: pode optar por uma massagem romântica, por relaxar no jardim de vinha, voar de balão, fazer ioga, participar em sessões de meditação, sauna ou detox. E, naturalmente, num local em que o vinho é rei, um dos passeios a não perder é aquele promovido pelas vinhas em que é possível participar em provas ou cursos de vinho. O programa pode também incluir visitas às adegas da região, como aconteceu na altura das vindimas.

Acrescem ainda os retiros promovidos pelo hotel de luxo, que permite ao hóspede escapar do quotidiano em locais com paisagens únicas onde a arquitetura se integra na natureza. Recorde-se que a zona da vinha da propriedade, com sete hectares, foi plantada com castas tintas Touriga Nacional, Touriga Franca e Alicante Bouschet e brancas Verdelho e Arinto.

A proximidade de Évora, da sua catedral e do centro histórico rodeado por uma cintura de muralhas, é outra mais-valia do hotel. Pois é possível, facilmente, visitar este Património da Humanidade, segundo a UNESCO, e um dos mais importantes destinos de turismo cultural de Portugal.

Good Year Kilometros que cuentan