Como limpar o carro: os melhores truques e conselhos

23 Julho | 2019 | Goodyear

Descubra com a Goodyear os melhores truques e conselhos para limpar o seu carro. Com estes truques vai parecer que o seu carro acabou de sair do stand!

Dedicamos muito tempo a cuidar das partes mais importantes do nosso veículo já que a manutenção dos pneus, de diferentes partes do motor ou de outros elementos como o airbag são indispensáveis para a nossa segurança ao conduzir. No entanto, em muitos casos não prestamos atenção a outra parte muito importante: cuidar do automóvel. Manter o nosso meio de transporte em perfeito estado inclui também tê-lo bem limpo por dentro e por fora por dois motivos: o prazer de desfrutar quando o veículo está impoluto e os fatores associados à segurança. Eis os melhores truques e conselhos para limpar o seu carro.

Quatro razões para limpar o carro

Pensamos com frequência que a limpeza do veículo tem apenas a ver com a estética e que não interfere na condução e, muito menos, na segurança. No entanto, estamos equivocados: ter o carro limpo por dentro e por fora é primordial para evitar quer possíveis contratempos na estrada quer problemas de saúde no interior.

  • Manter o carro limpo por fora permitirá que os demais veículos nos vejam melhor na estrada, pelo que aumenta a nossa segurança ao conduzir.
  • Necessitamos de ver os outros veículos e que eles nos vejam a nós e, por isso, é imprescindível ter limpas tanto as luzes dianteiras e traseiras como os faróis e restantes luzes.
  • Um automóvel perde valor com os anos mas um carro sujo deteriora-se mais rapidamente e envelhece mais cedo, pelo que se recomenda a lavagem pelo menos todas as semanas.
  • Manter o carro limpo por dentro ajuda a prevenir alergias tanto nas crianças como nos adultos. 

Limpar o exterior do veículo

O exterior do carro está exposto à chuva, à poeira, aos efeitos do sol e a muitos outros fatores, pelo que é recomendável que seja limpo uma vez por semana. Fazê-lo é mais fácil do que imagina, ainda que seja importante saber que convém não aplicar o produto diretamente na superfície da carroçaria.

Antes de começar, convém retirar a primeira camada de sujidade com um balde de água e esponja sem produto, partindo da parte superior do carro. Se o seu automóvel for alto, pode precisar de um pequeno escadote. A seguir, encha o balde de água e junte um pouco de sabão líquido (existem sabões especiais para automóveis). Mergulhe a esponja e comece a ensaboar a superfície por partes , num movimento circular. Para secar, use um pano de algodão.

Os cristais do automóvel

Para os cristais pode usar-se um pano limpo e vinagre, ainda que no mercado possam ser encontrados alguns produtos com bicarbonato que podem também ser úteis.

As jantes

Recomendamos que faça uma pasta de bicarbonato e água e aplique com uma escova nas jantes. Depois de deixar repousar por uns minutos, enxague com água. As partes cromadas, se não forem de alumínio, podem ser limpas com vinagre e água para ficarem brilhantes.

Luzes e focos

´Para as luzes, pode usar-se um pouco de pasta de dentes. Ainda que pareça estranho, é a melhor solução.

Limpar o interior do automóvel

Os estofos são a parte que mais problemas causa ao limpar. Uma solução caseira muito simples é misturar vinagre branco com água em partes iguais e com a ajuda de uma esponja passar por toda a superfície de tecido ou cabedal do interior. Previamente, pode aspirar com o aspirador que usa em casa, de forma a retirar a poeira ou as migalhas que possam existir. A mesma solução funciona perfeitamente no tablier.

Os tapetes

O primeiro passo é sempre sacudi-los ao ar livre e passar o aspirador. Para lavar, recomenda-se um detergente de lavar louça, que junta a um balde de água quente com um pouco de vinagre branco. A seguir, com a ajuda de uma escova de pelos duros, limpe o tecido dos tapetes tendo cuidado para não danificá-lo. Convém deixar repousar o produto durante meia-hora antes de o retirar. Se os tapetes forem de material plástico basta aspirar e limpar com um um pouco de água e sabão.

Seis coisas que não deve fazer ao limpar o carro

Por vezes, a vontade de fazer um bom trabalho supera o nosso conhecimento, pelo que cometemos erros que, na pior das hipóteses, podem arruinar a carroçaria ou os estofos do nosso carro. Por isso, preparámos uma lista de equívocos que deve evitar ao limpar o automóvel.

Não use detergente de lavar roupa

Parece uma verdade de La Palice mas quando se recomenda a lavagem do carro com água e sabão geralmente deitamos a mão ao primeiro detergente que encontramos que é, normalmente, o de lavar roupa. Escolha um sabão com ph neutro para não danificar a pintura.

Não use a mesma água

Não use o mesmo recipiente para lavar e enxaguar. Quando terminar de limpar o exterior do veículo deite fora a água suja e ponha água limpa para começar a limpar o interior. Se não o fizer, a sujidade que retirámos da carroçaria passará para os estofos.

Não lave o carro ao sol

Muita gente pensa que a melhor ideia é lavar o carro quando está mais calor para que o astro rei se encarregue de secá-lo rapidamente. No entanto, o sol pode alterar os produtos de limpeza que, ao aquecerem, podem deixar marcas permanentes. O melhor é limpar ao início ou ao final do dia.

Não use produtos gordurosos no interior

O carro pode ficar muito bonito mas pode vir a ter um grave problema de segurança já que os pedais ou os tapetes podem resvalar impedindo que acelere ou trave no momento certo.

Não limpe as janelas com limpa-vidros

Os produtos que utilizamos em casa não são os mais adequados para o automóvel, já que podem provocar manchas e, inclusive, a opacidade do cristal, pelo que devemos evitá-los.

Não se esqueça dos pneus

As rodas estão em contacto permanente com o solo, pelo que é uma das partes do carro que mais se suja, junto às calotas.

Truques caseiros que fazem a diferença

Se tem filhos pequenos, o melhor a fazer na hora de comprar o carro é decidir-se por modelos cujo interior seja de cor escura, já que se notará menos a sujidade. E se o motor funciona perfeitamente deve forrar os estofos quando o carro chegar a metade da sua vida útil: ficará com a impressão de ter um automóvel novo gastando muito pouco dinheiro.

Quem tem filhos é muito provável que encontre pastilhas elásticas coladas nos estofos. O melhor para as tirar é começar por endurecê-las com a ajuda de gelo. Assim que estiverem bem duras, retire-as com uma espátula. Para manchas de chocolate, o melhor é sabão líquido e um pano húmido de algodão.

Para os que usam o carro para se deslocar para o trabalho será normal ter que lidar com manchas de café. Nestes casos, o melhor é usar limpa-vidros e água fria para retirá-las. Para manchas de gordura ou óleo misture água com uma pequena quantidade do desengordurante que utiliza na cozinha. Não fácil de tirar mas terá mais hipóteses do que usar apenas água e sabão.

Se os problema for manchas de maquilhagem, pode aplicar um pouco de desmaquilhador em formato líquido ou detergente de roupa ( o mesmo que usa na máquina de lavar). Com um pouco de paciência consegue tirar todas as manchas.

Há dois tipos de manchas que mais cedo ou mais tarde encontraremos no carro: vómito das crianças ou tinta de esferográfica. Para o primeiro caso, o melhor remédio é aplicar rapidamente água e sabão. Porém, os ácidos do estômago podem danificar os estofos, pelo que o melhor levar o carro a uma lavagem profissional. A tinta é mais simples: misture água e álcool por igual e aplique diretamente na mancha.

Agora que já sabe tudo sobre como limpar o carro, só falta deitar mãos à obra para deixar o seu veículo preparado para desfrutar os quilómetros que contam.

Good Year Kilometros que cuentan