Limpeza de interiores: dicas para ter o carro impecável

A limpeza de interiores ajuda no conforto e até no valor de mercado. Conheça 7 passos para que o habitat do seu carro esteja no melhor estado possível.

Poupar dinheiro e manter o carro num estado impecável parece um desafio difícil, certo? Mas tudo o que necessita é de um pouco de rigor e de alguns minutos do seu tempo. A limpeza de interiores do seu carro não é nenhum quebra-cabeças. Conheça 7 dicas que o vão ajudar a sentir-se ainda melhor ao volante de um carro limpo.

Se contabilizar as horas que gasta no trânsito poderá concluir que passa mais tempo no carro do que na cama. Assim, tal como gostamos de encontrar uma casa aspirada e uma cama feita, a limpeza dos interiores do seu carro é também um factor de conforto. Afinal, também vivemos aqui. Alguns pequenos cuidados são tudo o que basta para evitar problemas futuros. Além de tornarem o seu dia-a-dia mais agradável poderão ainda ajudar a evitar reparações e a desvalorização do carro.

1. Não deixe acumular lixo

Guarde no porta luvas um saco do lixo e habitue-se a fazer inspeções regulares ao espaço. Acumular sujidade durante dias a fio vai provocar cheiros e o melhor é agir o quanto antes. Tenha especial atenção aos bancos de trás se costuma levar crianças. Merendas da escola esquecidas ou papéis de pastilhas elásticas têm o hábito de nascer como ervas daninhas.

2. Proteja as superfícies do sol

Além de estragar a pintura o sol ataca também as superfícies do tablier. Mesmo no inverno, habitue-se a colocar um protector de para-brisas quando deixar o carro exposto ao sol. Opte por um produto matte e com proteção UV se, depois de uma limpeza das superfícies, usar uma espuma protetora.

3. Trate do pó

Basta um pano limpo e húmido para retirar a maioria da poeira do tablier. Mesmo que não aplique nenhum produto de proteção, retirar o pó é tudo o que basta para que não se acumule em reentrâncias e frestas. Depois da passagem do pano não deixe as superfícies molhadas de forma a evitar manchas e degradação prematura. Ataque de seguida todas as gorduras e, só depois de tudo impecavelmente limpo aplique a espuma de proteção. Seja qual for o tipo e composição desse produto, não irá retirar mais sujidade, apenas colocar uma película por cima.

Limpeza de interiores: dicas para ter o carro impecável

4. Sacuda e proteja os tapetes

De nada serve limpar o pó das superfícies do carro se depois o deixar impregnado nos tapetes. Uma sacudidela regular, e não apenas quando estão muito sujos, é obrigatória. De seguida, escove com água e sabão e deixe secar completamente. Existem ainda espumas de proteção para tapetes que ajudam a manter a higiene durante mais tempo.

5. Aspire e limpe os estofos

O uso regular de um pequeno aspirador irá fazer uma grande diferença. Assim, conseguirá evitar o mais possível a necessidade de aplicar uma limpeza mais profunda. O ideal é que os estofos, principalmente os de pele, raramente sejam sujeitos a líquidos. Há produtos de limpeza específicos para cada material, assim como de proteção. Em tecidos poderá usar o mesmo tipo de produtos tira-nódoas que usa no lar. No caso de estofos em pele é recomendável a aquisição de um bom kit de limpeza de uma marca de confiança.

6. Limpe os vidros por fora e por dentro

Um detergente limpa-vidros e um pano são tudo o que necessita para limpar o exterior dos seus vidros. Contudo, a limpeza interior é um pouco mais exigente pois as gorduras poderão deixar marcas na superfície e embaciamento. Use apenas sabão neutro para esta operação.

7. Borrachas das janelas e portas

Mesmo que fiquem ocultas, as borrachas usadas para vedar as aberturas do carro também precisam de manutenção. A maresia, o sol e a temperatura são os seus maiores inimigos e, se não tivermos atenção, poderemos ter infiltrações. Use apenas sabão neutro e evite o recurso à vaselina. Em casos mais exigentes, há ainda produtos em stick que são absorvidos pela borracha e devolvem-lhe a elasticidade.