0 Limpeza de primavera: preparar o carro para o bom tempo - quilometrosquecontam

Limpeza de primavera: preparar o carro para o bom tempo

28 Março | 2017 | Goodyear

Antes de arrancar para as escapadelas e aventuras que chegam com o bom tempo, a Goodyear conta-lhe como pode tratar da limpeza de primavera do seu carro.

O sol já brilha, os passarinhos cantam e a primavera está finalmente aqui. É hora de tirar o cheiro a mofo do carro, abrir todas as janelas, deixar o ar puro entrar, e apagar as cicatrizes do inverno do nosso veículo diário ou preparar aquela montada especial que guardamos cuidadosamente na garagem. Mas, se o ideal é recorrer a ajuda profissional especializada, também não é complicado agarrar nos detergentes, panos e aspirador, para tratarmos de fazer uma limpeza profunda ao nosso automóvel. A Goodyear conta-lhe algumas formas simples para uma limpeza de primavera que o vai deixar em topo de forma para atacar as estradas na nova estação.

Limpeza de primavera

O Interior

Antes de tudo o resto, é altura de retirar toda a tralha que se foi acumulando nos últimos meses pelas várias zonas de arrumação e porta-bagagens. Deite fora tudo o que não necessita e arrume novamente as coisas que são para ficar. De seguida, retire os tapetes para bater e aspirar: queremos retirar todas as fontes de poeiras antes de começar a passar um pano pela superfície do carro.

Se os estofos tiverem manchas ou nódoas, veja os conselhos que lhe deixámos no nosso Guia de Limpeza de Estofos mas não se esqueça que cada tipo de têxtil ou pele necessita de produtos específicos. Se tem animais de estimação que costumam viajar consigo, passe também um rolo adesivo ou um pouco de fita adesiva pelos bancos, de forma a apanhar a maior parte dos pelos.

Limpe os vidros por dentro com detergente próprio, pode ser o mesmo que usa nas janelas domésticas equipado com papel de jornal, e as superfícies do tablier com um produto que tenha um acabamento mate, de forma a não causar reflexos. Há inclusive produtos multi-funções que podem ser aplicados em mais áreas do interior. Se é fumador ou nota cheiros desagradáveis que subsistem, reveja também o nosso guia para combater os maus odores dentro do carro.

Limpeza de primavera

Lavagem à mão

A pintura do nosso carro é parte muito importante da sua proteção, fator fundamental para determinar o seu valor no mercado de segunda mão e vai ser o elemento mais exposto à inclemência do Sol de primavera e verão. Por outro lado, é por debaixo das jantes e dos para-choques que se escondem muitos dos restos do inverno, por isso não se esqueça também de lhes dedicar atenção.

Os pneus e as jantes devem ser também alvo de atenção: ao estarem em contacto direto com a estrada, foram eles que mais sofreram o impacto do inverno. Se estiverem muito enlameados, comece a lavagem por aqui, retire a maior parte da sujidade e volte a repetir a operação quantas vezes necessário. Depois de toda a lavagem terminada, pode voltar aqui para aplicar um selante nas jantes, uma camada que ajudará a proteger a superfície.

Existe no mercado uma gama muito vasta de produtos para aplicar em cada tipo de superfície do seu carro e depende do seu orçamento e experiência a opção por algum deles. Nem todos são absolutamente necessários para uma limpeza eficaz, mas um bom champô é fundamental. Não use detergente de louça ou outros substitutos que acabarão por fazer mais mal que bem, escolha uma zona à sombra e reveja o nosso guia para lavar o carro à mão mas, desta vez, poderá ir um passo mais à frente e aplicar também cera:

1. O carro deverá estar completamente seco – use uma toalha ou pano suaves e movimentos circulares para acabar com todas as zonas húmidas e manchas provocadas pela secagem desigual.

2. Use uma barra de argila para remover os últimos contaminantes que ainda ficaram na superfície.

3. A aplicação de cera sintética é mais eficaz do que em spray e protege a pintura de forma mais duradoura. Se não tiver as ferramentas, este é um passo que deverá ser executado numa oficina mas há fabricantes que oferecem uma solução simples, adaptável a berbequins elétricos comuns.

O que se esconde…

Já que está com a proverbial “mão na massa”, aproveite para espreitar o estado das superfícies escondidas por debaixo das jantes, portas e para-choques, de forma a identificar pontos de corrosão e desgaste. Dedique a mesma atenção às borrachas das portas e aplique uma fina camada se silicone.

Opcionalmente, se ainda subsistirem, poderá aplicar um dos produtos existentes para retirar as marcas de insetos ou as canetas de detalhe para disfarçar riscos. Passe um spray lubrificante tipo WD40 em elementos mecânicos como fechaduras, dobradiças e outros elementos móveis do porta bagagens, portas, etc..

Agora sim, temos o carro pronto para atacar as estradas portuguesas na nova estação. Já estamos com vontade de comer gelado, sujar os pés de pó e areia em trilhos e praias e conduzir despreocupadamente por estradas de terra batida à procura de mais um destino secreto…. Está na altura de voltar a sujar o carro outra vez!

Good Year Kilometros que cuentan