Lisboa através da lente

10 Março | 2016 | Goodyear

Quantas filmagens decorreram em Lisboa? A resposta é para se surpreender, e pode descobri-la no Lisbon Movie Tour. Venha percorrer os lugares que os grandes atores pisaram em Portugal!

Há locais repartidos por todo o mundo onde a imaginação popular situa a maioria das filmagens cinematográficas. Países exóticos onde as câmaras parecem funcionar com especial eficácia e fome de planos. Nem sempre pensamos em Portugal como cenário mesmo quando o nosso país tem sido alvo de alguns dos melhores cineastas mundiais que encontraram por cá o pano de fundo perfeito para as mais variadas aventuras em 8 mm. Diga lá: quantas películas acha que foram filmadas só em Lisboa? Bom, podemos enumerar 16.000 (sim, leu corretamente, 16.000) filmes que utilizaram pelo menos um plano realizado na nossa capital. E, com este legado não material que a cidade leva na sua “mala”, resulta inexplicável a escassa importância, até tempo recente, do cineturismo português.

Felizmente, há já dois anos que contamos em Lisboa com uma iniciativa turística que visa dar cabo desta anomalia e reconhecer a cidade como o que é: mais uma personagem de fundo de uma multidão de filmes nacionais e estrangeiros que foram encontrar na capital portuguesa a força narrativa, a beleza formal e a presença poderosa de que precisavam para as suas obras. O Lisbon Movie Tour valoriza este património dos séculos XX e XXI e reconcilia Lisboa com a sétima arte.

A oportunidade de passear pela cidade com uns lentes distintos dos quotidianos é uma realidade graças a esta oferta de pacotes distintos e complementares. Pelas ruas e becos da cidade, entre as infinitas vidas quotidianas dos moradores e turistas, podemos rememorar os passos de Sean Connery, Jeremmy Irons ou John Malkovich. Graças a um tablet os guias podem assinalar rapidamente e contextualizar a cena realizada aqui ou acolá, inserindo-a entre a informação histórica e as curiosidades da rodagem que vão desenhando um quadro único e distinto de Lisboa, já para sempre convertida numa paisagem entre o real e a ficção.

Lisboa ceo - Quilometrosquecontam

É de agradecer a especial atenção que o Lisbon Movie Tour reserva para a cinematografia nacional, que a priori poderia ficar, em mãos menos cuidadosas, guardada no fundo da gaveta perante o charme dos filmes estrangeiros. Assim, entre os passeios que contempla a experiência encontramos alguns dedicados a Capitães de Abril (2000) ou Afirma Pereira (1996(. No passeio dedicado a este filme baseado no romance de Antonio Tabucchi, poderemos mergulhar no verão de 1938 e percorrer Lisboa como o Dr. Pereira, entre o Café Orquídea, a igreja e as ruas velhas através da câmara.

Mas é o Passeio Nocturno, indubitavelmente, que faz a experiência valer a pena completamente.  Experimente um percurso à noite pela cidade em companhia de grandes atores com saída da Praça Dom Pedro IV, com destaque dos cenários de Capitães de Abril, Afirma Pereira, Comboio Nocturno para Lisboa e Filme do Desassossego, e também 007. Imagine somar ao feitiço da Lisboa nocturna a magia dos locais onde o cinema vira realidade material: a Rua do Arsenal, a Rua Augusta, a Estação do Rossio ou a Praça do Comércio: todos sítios com que Portugal foi mostrado ao mundo através de um ecrã.

E, ainda, caso hesite em experimentar esta iniciativa, se calhar possa ser convencido pelo estômago. Pois o Lisbon Movie Tour oferece também experiências gastronómicas para tornar perfeita a visita à cidade: o Cine Aperitivo e o Cine Aperitivo com Vista apresentam ainda mais uma forma de entender o cineturismo com suporte “sólido”. Na Tascamastai pode experimentar um aperitivo italo-português e, no Bar Panorâmico, somar uma vista inesquecível e dificilmente igualável de Lisboa ao menu. Porque, afinal, o cinema sempre é melhor com pipocas (ou aperitivos).

Good Year Kilometros que cuentan