Sete lugares românticos para uma escapadela de outono

22 Novembro | 2019 | Goodyear

Sete lugares históricos e românticos em Portugal para visitar com a sua cara metade, com sabores de Outono

As folhas caem, os preços do alojamento também. Mas para que não aconteça o mesmo à sua relação amorosa, apresentamos aqui sete propostas de lugares românticos para passar um belo fim-de-semana a dois.

Os destinos são de sonho, os hotéis são mágicos. Está a postos para os conhecer com a Goodyear?

Castelo Rodrigo - Quilometrosquecontam

Figueira de Castelo Rodrigo

Em Figueira de Castelo Rodrigo, num espaço rural, fica o hotel Quinta do Colmeal (Colmeal Countryside Hotel) As frases apelativas no site do empreendimento turístico são um chamariz “Bem-vindo à terra do silêncio. Encontre o que precisa para se desligar do mundo. E ligar-se a si próprio”. Acrescentamos: e para tirar partido de algum tempo a sós com o seu amor. O empreendimento resulta da recuperação de ruínas de antigas construções em xisto e granito. Antigamente moravam aqui agricultores. Agora há 14 quartos para acomodar quem quer conhecer a Serra da Marofa.

O empreendimento fica numa pequena elevação entre duas ribeiras, na Beira Transmontana, e estende-se por 650 hectares. Com as temperaturas mais baixas, os passeios no exterior podem não ser o maior atrativo, mas pode tirar partido do spa deste hotel rural, da adega e do restaurante.

A apenas cinco minutos fica Castelo Rodrigo propriamente dita, uma das Aldeias Históricas de Portugal. Aqui, pode aproveitar a sua escapada romântica na Casa da Amendoeira, localizada no interior da muralha que delimita a aldeia. A música é o tema dominante do espaço e os quatro quartos refletem isso mesmo nos seus nomes: Blues, Bossa Nova, Fado e Flamenco.E se decidir fazer uma serenata, a sala de estar oferece vários instrumentos musicais, incluindo um piano vertical e guitarras.

Guimarães

A Casa do Juncal fica junto ao centro histórico de Guimarães, na praça Condessa do Juncal, dentro da muralha e a alguns metros dos locais mais emblemáticos da cidade com mais de 900 anos de história. No Largo do Toural encontramos algumas das mais bonitas e melhor conservadas ruas das cidade. A rua de Camões e as suas varandas com torneados a terminar na Igreja das Dominicanas, a rua de D. João I e o estilo gótico da Igreja de São Domingos, ou a Paio Galvão que nos leva para uma parte mais moderna da cidade.

A Casa do Juncal combina o passado e o presente para resultar numa escapadinha inesquecível para si e para a sua cara-metade. O pequeno-almoço parece a continuação de um sonho e para tornar o dia ainda mais romântico, suba no teleférico até ao Parque da Pena a partir do qual poderá ter uma vista panorâmica sobre a cidade berço da Nação.

Se a sua opção vai para um lugar menos urbano e mais tranquilo, a pouco mais de 10 minutos para sul, na aldeia de Candoso, fica a Quinta do Pinhô, um espaço onde se verá imerso na natureza. Com apenas quatro quartos, todos com lareira, é ideal para uma escapada romântica, onde não falta um jardim devidamente afastado da casa, perfeito para namorar. Há ainda um jacuzzi para relaxar e uma mesa de bilhar para descontrair.

Braga

A poucos metros da Sé Catedral de Braga fica o Sé Inn, alojamento feito de estúdios e suites ideais para uma escapadinha romântica na cidade dos arcebispos. Todas os estúdios/suites possuem kitchenette, dando-lhe assim a liberdade para cozinhar as suas refeições. Já o pequeno-almoço, como convém, é servido na sua suite.E se estiver para aí virado, peça que os colaboradores do espaço organizam um tour só para si e para a sua cara metade.

Perto do centro histórico da cidade fica também o Villa Garden, que resulta da recuperação de um palacete do final do século XIX. O estilo é rústico, típico de outros tempo, acolhedor e charmoso, com espaços elegantes e espaçosos. O jardim exterior é um deleite. A partir deste hotel chega facilmente aos recantos daquela que é a Roma Portuguesa, a antiga capital da província romana de Galécia. E pode ir de bicicleta. Aproveite para se inspirar, a dois, com a visita ao Bom Jesus e ao Jardim de Santa Bárbara. Caminhe pela Avenida da Liberdade, assista a um espetáculo no Theatro Circo.

Recorde o artigo que escrevemos sobre esta cidade, com a sua zona antiga, o Arco da Porta Nova e um ambiente espantoso para degustar uma bebida num dos muitos cafés que irá encontrar por toda a parte.

Tabuaço: local romântico no Douro Vinhateiro

Tabuaço

Tabuaço, e as regiões em seu redor, são uma boa opção para uma escapadela romântica a dois, no coração do Douro Vinhateiro. Por aqui se combina a história, o vinho e as magníficas paisagens.

Em primeiro lugar fica no coração do verde da região das beiras. Em segundo lugar, é aqui que termina o centro do país. Finalmente, faz parte integrante do Alto Douro Vinhateiro, coberto por vinhas em socalcos.

Para ficar, pode optar pela Casa da Bivó Mafalda, casa de pedra construída em 1853 com seis quartos, uma piscina e uma adega. Dada a proximidade do rio Douro, a opção de um passeio romântico no Douro é uma opção a considerar. E, se gostar, pode voltar com a família toda: é possível alugar a casa inteira.

Santa Clara Coimbra - Quilometrosquecontam

Coimbra

Poucos lugares haverá mais românticos que a Quinta das Lágrimas, e os seus jardins, em Coimbra, onde se teve lugar parte da história da história trágica de o príncipe Pedro e Inês de Castro. O hotel combina natureza, charme, história, elegância, experiências. Por aqui passaram reis e imperadores e pode ser agora a sua vez, com a sua cara metade, rodeado por 12 hectares de pura beleza.

O hotel é considerado um “Small Luxury Hotels of the World” e é também aqui que poderá ter um jantar romântico, no restaurante Arcadas, sempre pronto a acolher novos casais de pombinhos. O rio Mondego como pano de fundo, Árvores de todo o mundo e uma fonte onde, reza a lenda, estão as marcas das lágrimas de Inês são alguns dos detalhes românticos que poderão explorar.

Óbidos - Quilometrosquecontam

Óbidos

Quanto mais pitorescas as localidades mais românticas se podem tornar as escapadelas românticas. A Vila de Óbidos e o hotel The Literary Man são exemplo disso. A paisagem e a arquitetura conjugam-se para tornar o seu fim-de-semana romântico num momento memorável.

Os quartos, que o próprio hotel classifica como eco-chic, são desenhados e decorados materiais reutilizados, com tectos de madeira saia-camisa. E, para dar corpo à escapadinha romântica, pode marcar o programa Book Romantics, que inclui alojamento em suite deluxe com pequeno almoço, jantar no restaurante Book & Cook e massagem de relaxamento no quarto

E por perto, uma das mais antigas vilas de Portugal, Óbidos, um promontório íngreme batido pelo mar e recortado contra o céu caprichoso do Atlântico.

Sintra

O Tivoli Palácio de Seteais é uma das opções românticas para passar um fim-de-semana de sonho em Sintra. Este elegante palácio, construído no século XVIII, fica no meio de um terreno acidentado, de onde se pode avistar o oceano Atlântico e a Serra de Sintra. É o lugar perfeito para celebrar uma ocasião especial a dois. O espaço é romântico e, tal como muitos outros lugares já referidos transporta-nos a lugares passados, neste caso ao século XVIII. Por perto, o castelo dos Mouros e o Palácio da Pena. Para a sua refeição mais romântica, pode optar por um jantar a dois no Dining Delight e para passear os jardins do palácio, com o seu estilo romântico, influência inglesa e a atmosfera de Sintra.

Se preferir ficar mesmo no centro de Sintra, a opção deve então recair sobre o Central Palace, hotel situado mesmo em frente ao Palácio Real. O local onde hoje se ergue o Hotel Central tem uma história que remonta a 1154 quando o Rei D. Afonso Henriques e sua mulher D. Mafalda doaram a Gualdim Pais, Grão-Mestre da ordem dos Templários, estes terrenos os quais por este foram oferecidos à própria ordem dos Templários. O edifício foi-se transformando e foi no século XIX, quando era a Pensão Central, que terá servido de inspiração a Eça de Queiroz para escrever “Os Maias”.

Évora

O Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, é atualmente um hotel e a nossa sugestão para um fim-de-semana romântico em Évora. Foi um mosteiro da Ordem de São Jerónimo, no século XV, junto ao bairro dos Canaviais, a dois quilómetros do Centro Histórico da cidade e Distrito de Évora. Foi classificado como monumento nacional e fica a apenas uma hora de Lisboa.

É uma beleza junto a outra beleza, com um ambiente calmo e traquilo para quem quer passar um fim-de-semana romântico a dois e perto da cidade de Évora. Para uma refeição romântica poderá optar pelo restaurante Divinus onde poderá tirar partido daqueles que são os melhores sabores do Alentejo.

Outra hipótese a ter em conta é a Pousada Convento de Évora, mesmo ao lado do icónico Templo de Diana. Os quartos são as antigas celas dos monges e o pequeno-almoço é saboreado nos claustros do velho convento.

Em Évora, um oásis no Alentejo, combina um ar antigo com um centro carregado de atividade, pelo menos pela manhã, porque à tarde a temperatura pode aumentar.

Garantido: um fim-de-semana de outono em ambiente romântico. Sete lugares românticos para passar um belo fim-de-semana a dois.

Good Year Kilometros que cuentan