10 hotéis e restaurantes de luxo à beira do Douro

6 Janeiro | 2020 | Goodyear

A Goodyear apresenta uma seleção do melhor e mais luxuoso que o vale do Douro tem para oferecer

Um passeio pelo Vale do Douro vale sempre a pena, seja qual for a época do ano, mesmo quando, como agora, o frio aperta. Apresentamos uma série de sugestões para ficar e comer numa das mais belas regiões de Portugal, tendo como palavras-chave o charme e a qualidade.

5 hotéis para desfrutar o vale do Douro

O luxo é definitivamente o leit-motiv do Six Senses Douro Valley, hotel instalado numa quinta do século XIX com uma vista deslumbrante para as vinhas e socalcos do Douro. Fica perto da aldeia de Samodães, no concelho de Lamego, Para além da sumptuosidade dos quartos e suites, divididos em várias categorias, este resort duriense oferece um spa com 10 salas de tratamento e a que se juntam duas piscinas, uma interior e outra exterior, mais um ginásio plenamente equipado. Há, ainda, uma wine library e uma horta orgânica que fornece o restaurante do hotel.

Mesmo colado à estação de comboio do Pinhão está o The Vintage House, um hotel de cinco estrelas com uma vista privilegiada sobre o rio Douro. Instalado num edifício que antes serviu de adega, o hotel possui 39 quartos e 11 suites, todos com vista para o rio, assim como a magnífica piscina exterior. O Restaurante Rabelo oferece ainda uma excelente combinação de pratos e vinhos da região.

Vista panorâmica sobre o rio têm também os 70 quartos do Douro Royal Valley, hotel situado em Ribadouro, concelho de Baião. Um dos pontos fortes do hotel é o The Royal Spa, focado nos quatro elementos naturais – ar, água, fogo e terra – e onde pode desfrutar de uma massagem com vista para o Douro, já que se encontra instalado nos pisos superiores. 

Eleito em 2018 pelo guia Luxury Travel Guide como Luxury Hotel & Winery of the Year, a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo distingue-se tanto pelo luxo que oferece como pela tranquilidade que proporciona. Dispõe de 11 elegantes quartos e de uma piscina de onde pode desfrutar da vista para as vinhas de onde saem as uvas que produzem vinho há mais de 25o anos. 

Já bem perto da fronteira com Espanha fica a Casa de Alpajares, em Freixo de Espada à Cinta. Uma casa de campo que dispõe de dois quartos duplos, duas suites e dois quartos com mezanino, a que se junta uma sala de estar com lareira, sala de refeições panorâmica, Spa e uma piscina infinita. A enoteca oferece provas de vinho e cursos de iniciação.

5 restaurantes para provar os sabores do Douro

O Peso da Régua é a localidade central do vale do Douro, onde fica, por exemplo, o Museu do Douro. E é nesta cidade duriense que pode encontrar o Cacho d’Oiro, restaurante onde a cozinha regional domina o menu. Destaque para o bacalhau com broa, o cabrito assado no forno, o arroz de feijão com lombinhos de bacalhau e as tripas à moda da casa.

O Castas & Pratos fica também no Peso da Régua, um restaurante situado nos antigos armazéns dos caminhos de ferro. Como o nome indica, o vinho é um dos ex-libris da casa, para acompanhar pratos como o bacalhau em crosta de amêndoa, brandade, presunto bísaro e bisque de camarão, a barriga de leitão com batata “vitelotte”ou o cabrito assado.

Viajemos para leste, até Tabuaço, onde fica o restaurante Tábua d’Aço. Localizado junto às piscinas municipais, a casa apresenta um menu onde os pratos regionais são dominantes, como o bacalhau com broa e coentros na telha, o polvo à lagareiro, as costeletinhas de cordeiro ou o javali estufado.

Na Folgosa, a meio caminho entre o Peso da Régua e o Pinhão, fica o restaurante DOC, obra do conceituado chef Rui Paula. Os pratos são, naturalmente, inspirados na gastronomia da região, com destaque para o cachaço de porco bísaro a baixa temperatura, texturas de abóbora e morcela, o arroz de cabrito no forno ou o bacalhau com broa de milho.

E fechamos esta pequena viagem gastronómica no Peso da Régua, precisamente no Museu do Douro, onde pode apreciar os sabores regionais no restaurante A Companhia. Ambiente acolhedor e uma esplanada com vista sobre o Douro são motivos mais do que suficientes para prolongar a visita ao museu

Esperando que tenha apreciado estas sugestões, faça-se assim à estrada para aproveitar tudo o que o Douro tem para oferecer.

Good Year Kilometros que cuentan